Educação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Lilia Neves
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10563
Resumo: Esta tese propôs-se a investigar e compreender como se constituía e estava constituída uma sociabilidade pedagógico-musical em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia, nas décadas de 1940 a 1960. Dos vários espaços, seis ganharam destaque nas entrevistas e documentos pesquisados: a Banda Municipal de Música, a aula particular de música, a escola, o Conjunto Orquestral do Liceu, a Banda Lira Feminina Uberlandense e o Conservatório Musical de Uberlândia. Os tipos ou formas de sociabilidade estabelecidos nesses espaços, quando se ensinava/aprendia música, foram estudados utilizando a História Oral como método, combinando as fontes orais com fontes escritas e iconográficas. A partir dos relatos orais foi possível “entrar” no cotidiano da aula de música, compreender meandros da prática pedagógico-musical nos “jeitos” de ensinar/aprender música, nos conteúdos, no repertório, bem como no tipo de interação na qual cada agente estava envolvido: seja quando se ensinava/aprendia, seja quando se tocava em conjunto ou individualmente, ou quando se apresentava na cidade ou fora dela. Considerando que cada espaço se organizava em torno de determinadas práticas pedagógicomusicais, idéias, valores, gostos é possível afirmar que cada um deles tinha uma produção e divulgação pedagógico-musical que mantinha suas especificidades. No entanto, quando se pensa em uma sociabilidade pedagógico-musical em uma visão mais macro é possível dizer ainda que tanto a produção quanto a divulgação pedagógico-musical têm suas regularidades no processo interativo de se ensinar/aprender música na cidade de Uberlândia nas décadas de 1940 a 1960.
id URGS_f52a15a42be89cb3f23de55c8d4acdc7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10563
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gonçalves, Lilia NevesSouza, Jusamara Vieira de2007-08-30T05:13:19Z2007http://hdl.handle.net/10183/10563000599369Esta tese propôs-se a investigar e compreender como se constituía e estava constituída uma sociabilidade pedagógico-musical em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia, nas décadas de 1940 a 1960. Dos vários espaços, seis ganharam destaque nas entrevistas e documentos pesquisados: a Banda Municipal de Música, a aula particular de música, a escola, o Conjunto Orquestral do Liceu, a Banda Lira Feminina Uberlandense e o Conservatório Musical de Uberlândia. Os tipos ou formas de sociabilidade estabelecidos nesses espaços, quando se ensinava/aprendia música, foram estudados utilizando a História Oral como método, combinando as fontes orais com fontes escritas e iconográficas. A partir dos relatos orais foi possível “entrar” no cotidiano da aula de música, compreender meandros da prática pedagógico-musical nos “jeitos” de ensinar/aprender música, nos conteúdos, no repertório, bem como no tipo de interação na qual cada agente estava envolvido: seja quando se ensinava/aprendia, seja quando se tocava em conjunto ou individualmente, ou quando se apresentava na cidade ou fora dela. Considerando que cada espaço se organizava em torno de determinadas práticas pedagógicomusicais, idéias, valores, gostos é possível afirmar que cada um deles tinha uma produção e divulgação pedagógico-musical que mantinha suas especificidades. No entanto, quando se pensa em uma sociabilidade pedagógico-musical em uma visão mais macro é possível dizer ainda que tanto a produção quanto a divulgação pedagógico-musical têm suas regularidades no processo interativo de se ensinar/aprender música na cidade de Uberlândia nas décadas de 1940 a 1960.The purpose of this study is to investigate and comprehend how the pedagogical-musical sociability was and is constituted in spaces for teaching/learning music in Uberlândia from 1940-1960. Six of the various locations were selected for researched interviews and documents: the Municipal Band, the private music class, the school, the Orchestral Group of Liceu, the Feminine Lira Band of Uberlândia, and the Music Conservatory of Uberlândia. The types of sociabilities established in these locations when music was taught/learned were studied using the Historical Oral approach, utilizing oral sources combined with written and iconographic ones. From these oral reports, it was possible to “enter” the everyday life of a music class, understand the meanders of pedagogical-musical practice in the “manner” of teaching/learning music, in the contents, repertoire, as well as in the type of interaction with which each agent was involved: when learning/teaching, playing in a group or individually, or performing in the city or out-of-town. Considering that each space was organized around specific pedagogical-musical practices, ideas, values, and tastes, it is possible to affirm that each one had its own pedagogical-musical production and dissemination, each with their own specifications. However, when viewing the pedagogical-musical sociability in a larger picture, it is possible to affirm that the pedagogical-musical production, as well as the dissemination, had regularities in the interactive process of learning/teaching music in the city of Uberlândia between 1940-1960.application/pdfporEducacao musical : Minas geraisEnsino musical : Minas geraisEspaço pedagógico : MúsicaMusic educationSociabilitySpaces for teaching/learning musicOral HistoryEducação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000599369.pdf000599369.pdfTexto completoapplication/pdf4164602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10563/1/000599369.pdf53953efe29a5bd5e7323c0bdfe695b93MD51TEXT000599369.pdf.txt000599369.pdf.txtExtracted Texttext/plain771811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10563/2/000599369.pdf.txt582db1b2370e4f71c0b15774f202fa0cMD52THUMBNAIL000599369.pdf.jpg000599369.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10563/3/000599369.pdf.jpg8f09f794bdea78ae3167a5a9adbb1e03MD5310183/105632018-10-17 07:24:23.965oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10563Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:24:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960
title Educação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960
spellingShingle Educação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960
Gonçalves, Lilia Neves
Educacao musical : Minas gerais
Ensino musical : Minas gerais
Espaço pedagógico : Música
Music education
Sociability
Spaces for teaching/learning music
Oral History
title_short Educação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960
title_full Educação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960
title_fullStr Educação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960
title_full_unstemmed Educação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960
title_sort Educação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960
author Gonçalves, Lilia Neves
author_facet Gonçalves, Lilia Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Lilia Neves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
contributor_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educacao musical : Minas gerais
Ensino musical : Minas gerais
Espaço pedagógico : Música
topic Educacao musical : Minas gerais
Ensino musical : Minas gerais
Espaço pedagógico : Música
Music education
Sociability
Spaces for teaching/learning music
Oral History
dc.subject.eng.fl_str_mv Music education
Sociability
Spaces for teaching/learning music
Oral History
description Esta tese propôs-se a investigar e compreender como se constituía e estava constituída uma sociabilidade pedagógico-musical em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia, nas décadas de 1940 a 1960. Dos vários espaços, seis ganharam destaque nas entrevistas e documentos pesquisados: a Banda Municipal de Música, a aula particular de música, a escola, o Conjunto Orquestral do Liceu, a Banda Lira Feminina Uberlandense e o Conservatório Musical de Uberlândia. Os tipos ou formas de sociabilidade estabelecidos nesses espaços, quando se ensinava/aprendia música, foram estudados utilizando a História Oral como método, combinando as fontes orais com fontes escritas e iconográficas. A partir dos relatos orais foi possível “entrar” no cotidiano da aula de música, compreender meandros da prática pedagógico-musical nos “jeitos” de ensinar/aprender música, nos conteúdos, no repertório, bem como no tipo de interação na qual cada agente estava envolvido: seja quando se ensinava/aprendia, seja quando se tocava em conjunto ou individualmente, ou quando se apresentava na cidade ou fora dela. Considerando que cada espaço se organizava em torno de determinadas práticas pedagógicomusicais, idéias, valores, gostos é possível afirmar que cada um deles tinha uma produção e divulgação pedagógico-musical que mantinha suas especificidades. No entanto, quando se pensa em uma sociabilidade pedagógico-musical em uma visão mais macro é possível dizer ainda que tanto a produção quanto a divulgação pedagógico-musical têm suas regularidades no processo interativo de se ensinar/aprender música na cidade de Uberlândia nas décadas de 1940 a 1960.
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-08-30T05:13:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/10563
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000599369
url http://hdl.handle.net/10183/10563
identifier_str_mv 000599369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10563/1/000599369.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10563/2/000599369.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10563/3/000599369.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 53953efe29a5bd5e7323c0bdfe695b93
582db1b2370e4f71c0b15774f202fa0c
8f09f794bdea78ae3167a5a9adbb1e03
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085098758864896