Educação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/10563 |
Resumo: | Esta tese propôs-se a investigar e compreender como se constituía e estava constituída uma sociabilidade pedagógico-musical em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia, nas décadas de 1940 a 1960. Dos vários espaços, seis ganharam destaque nas entrevistas e documentos pesquisados: a Banda Municipal de Música, a aula particular de música, a escola, o Conjunto Orquestral do Liceu, a Banda Lira Feminina Uberlandense e o Conservatório Musical de Uberlândia. Os tipos ou formas de sociabilidade estabelecidos nesses espaços, quando se ensinava/aprendia música, foram estudados utilizando a História Oral como método, combinando as fontes orais com fontes escritas e iconográficas. A partir dos relatos orais foi possível “entrar” no cotidiano da aula de música, compreender meandros da prática pedagógico-musical nos “jeitos” de ensinar/aprender música, nos conteúdos, no repertório, bem como no tipo de interação na qual cada agente estava envolvido: seja quando se ensinava/aprendia, seja quando se tocava em conjunto ou individualmente, ou quando se apresentava na cidade ou fora dela. Considerando que cada espaço se organizava em torno de determinadas práticas pedagógicomusicais, idéias, valores, gostos é possível afirmar que cada um deles tinha uma produção e divulgação pedagógico-musical que mantinha suas especificidades. No entanto, quando se pensa em uma sociabilidade pedagógico-musical em uma visão mais macro é possível dizer ainda que tanto a produção quanto a divulgação pedagógico-musical têm suas regularidades no processo interativo de se ensinar/aprender música na cidade de Uberlândia nas décadas de 1940 a 1960. |
id |
URGS_f52a15a42be89cb3f23de55c8d4acdc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10563 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Gonçalves, Lilia NevesSouza, Jusamara Vieira de2007-08-30T05:13:19Z2007http://hdl.handle.net/10183/10563000599369Esta tese propôs-se a investigar e compreender como se constituía e estava constituída uma sociabilidade pedagógico-musical em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia, nas décadas de 1940 a 1960. Dos vários espaços, seis ganharam destaque nas entrevistas e documentos pesquisados: a Banda Municipal de Música, a aula particular de música, a escola, o Conjunto Orquestral do Liceu, a Banda Lira Feminina Uberlandense e o Conservatório Musical de Uberlândia. Os tipos ou formas de sociabilidade estabelecidos nesses espaços, quando se ensinava/aprendia música, foram estudados utilizando a História Oral como método, combinando as fontes orais com fontes escritas e iconográficas. A partir dos relatos orais foi possível “entrar” no cotidiano da aula de música, compreender meandros da prática pedagógico-musical nos “jeitos” de ensinar/aprender música, nos conteúdos, no repertório, bem como no tipo de interação na qual cada agente estava envolvido: seja quando se ensinava/aprendia, seja quando se tocava em conjunto ou individualmente, ou quando se apresentava na cidade ou fora dela. Considerando que cada espaço se organizava em torno de determinadas práticas pedagógicomusicais, idéias, valores, gostos é possível afirmar que cada um deles tinha uma produção e divulgação pedagógico-musical que mantinha suas especificidades. No entanto, quando se pensa em uma sociabilidade pedagógico-musical em uma visão mais macro é possível dizer ainda que tanto a produção quanto a divulgação pedagógico-musical têm suas regularidades no processo interativo de se ensinar/aprender música na cidade de Uberlândia nas décadas de 1940 a 1960.The purpose of this study is to investigate and comprehend how the pedagogical-musical sociability was and is constituted in spaces for teaching/learning music in Uberlândia from 1940-1960. Six of the various locations were selected for researched interviews and documents: the Municipal Band, the private music class, the school, the Orchestral Group of Liceu, the Feminine Lira Band of Uberlândia, and the Music Conservatory of Uberlândia. The types of sociabilities established in these locations when music was taught/learned were studied using the Historical Oral approach, utilizing oral sources combined with written and iconographic ones. From these oral reports, it was possible to “enter” the everyday life of a music class, understand the meanders of pedagogical-musical practice in the “manner” of teaching/learning music, in the contents, repertoire, as well as in the type of interaction with which each agent was involved: when learning/teaching, playing in a group or individually, or performing in the city or out-of-town. Considering that each space was organized around specific pedagogical-musical practices, ideas, values, and tastes, it is possible to affirm that each one had its own pedagogical-musical production and dissemination, each with their own specifications. However, when viewing the pedagogical-musical sociability in a larger picture, it is possible to affirm that the pedagogical-musical production, as well as the dissemination, had regularities in the interactive process of learning/teaching music in the city of Uberlândia between 1940-1960.application/pdfporEducacao musical : Minas geraisEnsino musical : Minas geraisEspaço pedagógico : MúsicaMusic educationSociabilitySpaces for teaching/learning musicOral HistoryEducação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000599369.pdf000599369.pdfTexto completoapplication/pdf4164602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10563/1/000599369.pdf53953efe29a5bd5e7323c0bdfe695b93MD51TEXT000599369.pdf.txt000599369.pdf.txtExtracted Texttext/plain771811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10563/2/000599369.pdf.txt582db1b2370e4f71c0b15774f202fa0cMD52THUMBNAIL000599369.pdf.jpg000599369.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10563/3/000599369.pdf.jpg8f09f794bdea78ae3167a5a9adbb1e03MD5310183/105632018-10-17 07:24:23.965oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10563Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:24:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960 |
title |
Educação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960 |
spellingShingle |
Educação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960 Gonçalves, Lilia Neves Educacao musical : Minas gerais Ensino musical : Minas gerais Espaço pedagógico : Música Music education Sociability Spaces for teaching/learning music Oral History |
title_short |
Educação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960 |
title_full |
Educação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960 |
title_fullStr |
Educação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960 |
title_full_unstemmed |
Educação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960 |
title_sort |
Educação musical e sociabilidade : um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia - MG nas décadas de 1940 a 1960 |
author |
Gonçalves, Lilia Neves |
author_facet |
Gonçalves, Lilia Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Lilia Neves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Jusamara Vieira de |
contributor_str_mv |
Souza, Jusamara Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educacao musical : Minas gerais Ensino musical : Minas gerais Espaço pedagógico : Música |
topic |
Educacao musical : Minas gerais Ensino musical : Minas gerais Espaço pedagógico : Música Music education Sociability Spaces for teaching/learning music Oral History |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music education Sociability Spaces for teaching/learning music Oral History |
description |
Esta tese propôs-se a investigar e compreender como se constituía e estava constituída uma sociabilidade pedagógico-musical em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia, nas décadas de 1940 a 1960. Dos vários espaços, seis ganharam destaque nas entrevistas e documentos pesquisados: a Banda Municipal de Música, a aula particular de música, a escola, o Conjunto Orquestral do Liceu, a Banda Lira Feminina Uberlandense e o Conservatório Musical de Uberlândia. Os tipos ou formas de sociabilidade estabelecidos nesses espaços, quando se ensinava/aprendia música, foram estudados utilizando a História Oral como método, combinando as fontes orais com fontes escritas e iconográficas. A partir dos relatos orais foi possível “entrar” no cotidiano da aula de música, compreender meandros da prática pedagógico-musical nos “jeitos” de ensinar/aprender música, nos conteúdos, no repertório, bem como no tipo de interação na qual cada agente estava envolvido: seja quando se ensinava/aprendia, seja quando se tocava em conjunto ou individualmente, ou quando se apresentava na cidade ou fora dela. Considerando que cada espaço se organizava em torno de determinadas práticas pedagógicomusicais, idéias, valores, gostos é possível afirmar que cada um deles tinha uma produção e divulgação pedagógico-musical que mantinha suas especificidades. No entanto, quando se pensa em uma sociabilidade pedagógico-musical em uma visão mais macro é possível dizer ainda que tanto a produção quanto a divulgação pedagógico-musical têm suas regularidades no processo interativo de se ensinar/aprender música na cidade de Uberlândia nas décadas de 1940 a 1960. |
publishDate |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-08-30T05:13:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/10563 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000599369 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/10563 |
identifier_str_mv |
000599369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10563/1/000599369.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10563/2/000599369.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10563/3/000599369.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
53953efe29a5bd5e7323c0bdfe695b93 582db1b2370e4f71c0b15774f202fa0c 8f09f794bdea78ae3167a5a9adbb1e03 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085098758864896 |