Um Estudo de coordenação dinâmica de agentes aplicado ao gerenciamento de tráfego veicular urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Denise de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/6224
Resumo: Em sistemas de controle de tráfego veicular urbano existem diversas abordagens que lidam com o problema da redução do congestionamento de tráfego. Uma classe destas abordagens aplica a sincronização de semáforos a m de permitir que os veículos que viajam em um sentido possam passar diversos cruzamentos sem paradas. Este trabalho apresenta dois métodos de coordenação de agentes aplicados à sincroniza ção de semáforos. O primeiro método inspira-se em mecanismos de coordenação observados em insetos sociais e o segundo modela o problema de coordenação de semá- foros como um problema de otimização de restrições distribuído e faz sua resolução em tempo real utilizando mediação cooperativa. Inicialmente são apresentados conceitos básicos de sistemas de tráfego urbano, Swarm Intelligence e problemas de otimização de restrições. A partir dos conceitos iniciais, são apresentados os modelos propostos. Os resultados mostram que as abordagens propostas geram a coordenação entre os sem áforos sendo que o modo que os agentes estão coordenados pode mudar para se adaptar às mudanças nas condições do ambiente, gerando melhores condições de uxo de tráfego.
id URGS_f60779fa633adc7dd42110862453c34e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6224
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Denise deBazzan, Ana Lucia Cetertich2007-06-06T18:53:50Z2005http://hdl.handle.net/10183/6224000482719Em sistemas de controle de tráfego veicular urbano existem diversas abordagens que lidam com o problema da redução do congestionamento de tráfego. Uma classe destas abordagens aplica a sincronização de semáforos a m de permitir que os veículos que viajam em um sentido possam passar diversos cruzamentos sem paradas. Este trabalho apresenta dois métodos de coordenação de agentes aplicados à sincroniza ção de semáforos. O primeiro método inspira-se em mecanismos de coordenação observados em insetos sociais e o segundo modela o problema de coordenação de semá- foros como um problema de otimização de restrições distribuído e faz sua resolução em tempo real utilizando mediação cooperativa. Inicialmente são apresentados conceitos básicos de sistemas de tráfego urbano, Swarm Intelligence e problemas de otimização de restrições. A partir dos conceitos iniciais, são apresentados os modelos propostos. Os resultados mostram que as abordagens propostas geram a coordenação entre os sem áforos sendo que o modo que os agentes estão coordenados pode mudar para se adaptar às mudanças nas condições do ambiente, gerando melhores condições de uxo de tráfego.application/pdfporInformatica (TransportesTráfego : Zona urbanaSistemas multiagentesSinais : TransitoSimulacao : TrafegoInsetos sociaisUm Estudo de coordenação dinâmica de agentes aplicado ao gerenciamento de tráfego veicular urbanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000482719.pdf000482719.pdfTexto completoapplication/pdf1169289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6224/1/000482719.pdf7e645da8f8b9139eaee45c75df7ec24dMD51TEXT000482719.pdf.txt000482719.pdf.txtExtracted Texttext/plain147161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6224/2/000482719.pdf.txt519d0ce7047e43500203e8d073e0d408MD52THUMBNAIL000482719.pdf.jpg000482719.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6224/3/000482719.pdf.jpg27f2673cac44b55a195064243d5b4f9fMD5310183/62242018-10-08 07:51:38.889oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T10:51:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um Estudo de coordenação dinâmica de agentes aplicado ao gerenciamento de tráfego veicular urbano
title Um Estudo de coordenação dinâmica de agentes aplicado ao gerenciamento de tráfego veicular urbano
spellingShingle Um Estudo de coordenação dinâmica de agentes aplicado ao gerenciamento de tráfego veicular urbano
Oliveira, Denise de
Informatica (Transportes
Tráfego : Zona urbana
Sistemas multiagentes
Sinais : Transito
Simulacao : Trafego
Insetos sociais
title_short Um Estudo de coordenação dinâmica de agentes aplicado ao gerenciamento de tráfego veicular urbano
title_full Um Estudo de coordenação dinâmica de agentes aplicado ao gerenciamento de tráfego veicular urbano
title_fullStr Um Estudo de coordenação dinâmica de agentes aplicado ao gerenciamento de tráfego veicular urbano
title_full_unstemmed Um Estudo de coordenação dinâmica de agentes aplicado ao gerenciamento de tráfego veicular urbano
title_sort Um Estudo de coordenação dinâmica de agentes aplicado ao gerenciamento de tráfego veicular urbano
author Oliveira, Denise de
author_facet Oliveira, Denise de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Denise de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bazzan, Ana Lucia Cetertich
contributor_str_mv Bazzan, Ana Lucia Cetertich
dc.subject.por.fl_str_mv Informatica (Transportes
Tráfego : Zona urbana
Sistemas multiagentes
Sinais : Transito
Simulacao : Trafego
Insetos sociais
topic Informatica (Transportes
Tráfego : Zona urbana
Sistemas multiagentes
Sinais : Transito
Simulacao : Trafego
Insetos sociais
description Em sistemas de controle de tráfego veicular urbano existem diversas abordagens que lidam com o problema da redução do congestionamento de tráfego. Uma classe destas abordagens aplica a sincronização de semáforos a m de permitir que os veículos que viajam em um sentido possam passar diversos cruzamentos sem paradas. Este trabalho apresenta dois métodos de coordenação de agentes aplicados à sincroniza ção de semáforos. O primeiro método inspira-se em mecanismos de coordenação observados em insetos sociais e o segundo modela o problema de coordenação de semá- foros como um problema de otimização de restrições distribuído e faz sua resolução em tempo real utilizando mediação cooperativa. Inicialmente são apresentados conceitos básicos de sistemas de tráfego urbano, Swarm Intelligence e problemas de otimização de restrições. A partir dos conceitos iniciais, são apresentados os modelos propostos. Os resultados mostram que as abordagens propostas geram a coordenação entre os sem áforos sendo que o modo que os agentes estão coordenados pode mudar para se adaptar às mudanças nas condições do ambiente, gerando melhores condições de uxo de tráfego.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:53:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/6224
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000482719
url http://hdl.handle.net/10183/6224
identifier_str_mv 000482719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6224/1/000482719.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6224/2/000482719.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6224/3/000482719.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e645da8f8b9139eaee45c75df7ec24d
519d0ce7047e43500203e8d073e0d408
27f2673cac44b55a195064243d5b4f9f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085064039464960