O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Marli Tereza Michelsen de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/12016
Resumo: Esta pesquisa, da qual nos ocupamos como se fosse um sonho, concentra-se na análise de dois shopping centers de Porto Alegre (RS), o Praia de Belas Shopping Center e o Shopping Total, utilizando as categorias Sujeito, Território, Comunicação, Lugar, Não-Lugar, Entre-Lugar, Poder e Sociedade de Consumo e as Sub-categorias Tribos, Imagem e Poder Simbólico. O fio condutor que pretende ligar todos os aspectos de nossa análise é a Teoria do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, o que possibilita a coleta de dados através dos diversos Sujeitos com os quais lidamos e que nos propiciaram dialogicamente a apreensão de suas percepções e vivências nos sub-Espaços Geográficos Shopping Centers. Pretendemos neste trabalho mostrar que a transmutação do Não-Lugar para Lugar acontece por meio da lugarização dos espaços, e que esta transmutação pode propiciar o aparecimento do Entre-Lugar, categoria esta que parece ser bem mais presente nos shoppings do que a categoria Não-Lugar.
id URGS_f6b7354dee0d8375b7a9f6ff547a899c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12016
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Andrade, Marli Tereza Michelsen deCastrogiovanni, Antônio Carlos2008-03-05T04:11:26Z2007http://hdl.handle.net/10183/12016000619727Esta pesquisa, da qual nos ocupamos como se fosse um sonho, concentra-se na análise de dois shopping centers de Porto Alegre (RS), o Praia de Belas Shopping Center e o Shopping Total, utilizando as categorias Sujeito, Território, Comunicação, Lugar, Não-Lugar, Entre-Lugar, Poder e Sociedade de Consumo e as Sub-categorias Tribos, Imagem e Poder Simbólico. O fio condutor que pretende ligar todos os aspectos de nossa análise é a Teoria do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, o que possibilita a coleta de dados através dos diversos Sujeitos com os quais lidamos e que nos propiciaram dialogicamente a apreensão de suas percepções e vivências nos sub-Espaços Geográficos Shopping Centers. Pretendemos neste trabalho mostrar que a transmutação do Não-Lugar para Lugar acontece por meio da lugarização dos espaços, e que esta transmutação pode propiciar o aparecimento do Entre-Lugar, categoria esta que parece ser bem mais presente nos shoppings do que a categoria Não-Lugar.This research is focused on the analysis of two shopping centers in Porto Alegre (RS), Praia de Belas Shopping Center and Shopping Total, and uses the categories of Subject, Territory, Communication, Place, Non-place, Inbetween, Power and Consumption Society and the sub-categories of Tribe, Image and Symbolic Power. The conductive line that connects all the aspects of the analysis is Edgar Morin’s Complex Thought Theory. It is a qualitative research, which provides us the opportunity to collect data from many different Subjects who offered us a dialogical apprehension of their perceptions and experiences in the shopping centers Geographical sub-Spaces. In this research we intend to reveal that the transmutation of Non-Place to Place happens through the placeness of spaces, and this transmutation might cause the emergence of the In-between, a category which seems much more current in the shopping centers than the Non-Place category.application/pdfporGeografia urbanaShopping centerTerritorialidadeSociedade de consumoShopping CentersPlaceNon-PlaceIn-betweenComplexityO Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000619727.pdf000619727.pdfTexto completoapplication/pdf1334655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12016/1/000619727.pdf1103342a5feefc4fa35dd057990c7e5eMD51TEXT000619727.pdf.txt000619727.pdf.txtExtracted Texttext/plain441985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12016/2/000619727.pdf.txt87aeedd6ee0ac96ac9f1fc5c4bbedbb5MD52THUMBNAIL000619727.pdf.jpg000619727.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12016/3/000619727.pdf.jpg00dbf965140e031c053ebf1216aed961MD5310183/120162018-10-17 08:36:59.449oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:36:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade
title O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade
spellingShingle O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade
Andrade, Marli Tereza Michelsen de
Geografia urbana
Shopping center
Territorialidade
Sociedade de consumo
Shopping Centers
Place
Non-Place
In-between
Complexity
title_short O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade
title_full O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade
title_fullStr O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade
title_full_unstemmed O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade
title_sort O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade
author Andrade, Marli Tereza Michelsen de
author_facet Andrade, Marli Tereza Michelsen de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Marli Tereza Michelsen de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos
contributor_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia urbana
Shopping center
Territorialidade
Sociedade de consumo
topic Geografia urbana
Shopping center
Territorialidade
Sociedade de consumo
Shopping Centers
Place
Non-Place
In-between
Complexity
dc.subject.eng.fl_str_mv Shopping Centers
Place
Non-Place
In-between
Complexity
description Esta pesquisa, da qual nos ocupamos como se fosse um sonho, concentra-se na análise de dois shopping centers de Porto Alegre (RS), o Praia de Belas Shopping Center e o Shopping Total, utilizando as categorias Sujeito, Território, Comunicação, Lugar, Não-Lugar, Entre-Lugar, Poder e Sociedade de Consumo e as Sub-categorias Tribos, Imagem e Poder Simbólico. O fio condutor que pretende ligar todos os aspectos de nossa análise é a Teoria do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, o que possibilita a coleta de dados através dos diversos Sujeitos com os quais lidamos e que nos propiciaram dialogicamente a apreensão de suas percepções e vivências nos sub-Espaços Geográficos Shopping Centers. Pretendemos neste trabalho mostrar que a transmutação do Não-Lugar para Lugar acontece por meio da lugarização dos espaços, e que esta transmutação pode propiciar o aparecimento do Entre-Lugar, categoria esta que parece ser bem mais presente nos shoppings do que a categoria Não-Lugar.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-03-05T04:11:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/12016
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000619727
url http://hdl.handle.net/10183/12016
identifier_str_mv 000619727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12016/1/000619727.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12016/2/000619727.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12016/3/000619727.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1103342a5feefc4fa35dd057990c7e5e
87aeedd6ee0ac96ac9f1fc5c4bbedbb5
00dbf965140e031c053ebf1216aed961
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085111706681344