O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/12016 |
Resumo: | Esta pesquisa, da qual nos ocupamos como se fosse um sonho, concentra-se na análise de dois shopping centers de Porto Alegre (RS), o Praia de Belas Shopping Center e o Shopping Total, utilizando as categorias Sujeito, Território, Comunicação, Lugar, Não-Lugar, Entre-Lugar, Poder e Sociedade de Consumo e as Sub-categorias Tribos, Imagem e Poder Simbólico. O fio condutor que pretende ligar todos os aspectos de nossa análise é a Teoria do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, o que possibilita a coleta de dados através dos diversos Sujeitos com os quais lidamos e que nos propiciaram dialogicamente a apreensão de suas percepções e vivências nos sub-Espaços Geográficos Shopping Centers. Pretendemos neste trabalho mostrar que a transmutação do Não-Lugar para Lugar acontece por meio da lugarização dos espaços, e que esta transmutação pode propiciar o aparecimento do Entre-Lugar, categoria esta que parece ser bem mais presente nos shoppings do que a categoria Não-Lugar. |
id |
URGS_f6b7354dee0d8375b7a9f6ff547a899c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12016 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Andrade, Marli Tereza Michelsen deCastrogiovanni, Antônio Carlos2008-03-05T04:11:26Z2007http://hdl.handle.net/10183/12016000619727Esta pesquisa, da qual nos ocupamos como se fosse um sonho, concentra-se na análise de dois shopping centers de Porto Alegre (RS), o Praia de Belas Shopping Center e o Shopping Total, utilizando as categorias Sujeito, Território, Comunicação, Lugar, Não-Lugar, Entre-Lugar, Poder e Sociedade de Consumo e as Sub-categorias Tribos, Imagem e Poder Simbólico. O fio condutor que pretende ligar todos os aspectos de nossa análise é a Teoria do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, o que possibilita a coleta de dados através dos diversos Sujeitos com os quais lidamos e que nos propiciaram dialogicamente a apreensão de suas percepções e vivências nos sub-Espaços Geográficos Shopping Centers. Pretendemos neste trabalho mostrar que a transmutação do Não-Lugar para Lugar acontece por meio da lugarização dos espaços, e que esta transmutação pode propiciar o aparecimento do Entre-Lugar, categoria esta que parece ser bem mais presente nos shoppings do que a categoria Não-Lugar.This research is focused on the analysis of two shopping centers in Porto Alegre (RS), Praia de Belas Shopping Center and Shopping Total, and uses the categories of Subject, Territory, Communication, Place, Non-place, Inbetween, Power and Consumption Society and the sub-categories of Tribe, Image and Symbolic Power. The conductive line that connects all the aspects of the analysis is Edgar Morin’s Complex Thought Theory. It is a qualitative research, which provides us the opportunity to collect data from many different Subjects who offered us a dialogical apprehension of their perceptions and experiences in the shopping centers Geographical sub-Spaces. In this research we intend to reveal that the transmutation of Non-Place to Place happens through the placeness of spaces, and this transmutation might cause the emergence of the In-between, a category which seems much more current in the shopping centers than the Non-Place category.application/pdfporGeografia urbanaShopping centerTerritorialidadeSociedade de consumoShopping CentersPlaceNon-PlaceIn-betweenComplexityO Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000619727.pdf000619727.pdfTexto completoapplication/pdf1334655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12016/1/000619727.pdf1103342a5feefc4fa35dd057990c7e5eMD51TEXT000619727.pdf.txt000619727.pdf.txtExtracted Texttext/plain441985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12016/2/000619727.pdf.txt87aeedd6ee0ac96ac9f1fc5c4bbedbb5MD52THUMBNAIL000619727.pdf.jpg000619727.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12016/3/000619727.pdf.jpg00dbf965140e031c053ebf1216aed961MD5310183/120162018-10-17 08:36:59.449oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:36:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade |
title |
O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade |
spellingShingle |
O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade Andrade, Marli Tereza Michelsen de Geografia urbana Shopping center Territorialidade Sociedade de consumo Shopping Centers Place Non-Place In-between Complexity |
title_short |
O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade |
title_full |
O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade |
title_fullStr |
O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade |
title_full_unstemmed |
O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade |
title_sort |
O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade |
author |
Andrade, Marli Tereza Michelsen de |
author_facet |
Andrade, Marli Tereza Michelsen de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Marli Tereza Michelsen de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castrogiovanni, Antônio Carlos |
contributor_str_mv |
Castrogiovanni, Antônio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia urbana Shopping center Territorialidade Sociedade de consumo |
topic |
Geografia urbana Shopping center Territorialidade Sociedade de consumo Shopping Centers Place Non-Place In-between Complexity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Shopping Centers Place Non-Place In-between Complexity |
description |
Esta pesquisa, da qual nos ocupamos como se fosse um sonho, concentra-se na análise de dois shopping centers de Porto Alegre (RS), o Praia de Belas Shopping Center e o Shopping Total, utilizando as categorias Sujeito, Território, Comunicação, Lugar, Não-Lugar, Entre-Lugar, Poder e Sociedade de Consumo e as Sub-categorias Tribos, Imagem e Poder Simbólico. O fio condutor que pretende ligar todos os aspectos de nossa análise é a Teoria do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, o que possibilita a coleta de dados através dos diversos Sujeitos com os quais lidamos e que nos propiciaram dialogicamente a apreensão de suas percepções e vivências nos sub-Espaços Geográficos Shopping Centers. Pretendemos neste trabalho mostrar que a transmutação do Não-Lugar para Lugar acontece por meio da lugarização dos espaços, e que esta transmutação pode propiciar o aparecimento do Entre-Lugar, categoria esta que parece ser bem mais presente nos shoppings do que a categoria Não-Lugar. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-03-05T04:11:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/12016 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000619727 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/12016 |
identifier_str_mv |
000619727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12016/1/000619727.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12016/2/000619727.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12016/3/000619727.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1103342a5feefc4fa35dd057990c7e5e 87aeedd6ee0ac96ac9f1fc5c4bbedbb5 00dbf965140e031c053ebf1216aed961 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085111706681344 |