Framework conceitual para aplicação no desenvolvimento de objetos de aprendizagem : infográficos interativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzon, Ana Rita Müller
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98131
Resumo: Com a emergência da aprendizagem eletrônica são observadas novas possibilidades para a aplicação de infográficos interativos como uma forma de apoiar a transposição didática de conteúdos no ensino fundamental. O acesso progressivo às tecnologias de informação, comunicação e expressão contribuem para uma visão mais aprofundada sobre a dinâmica existente entre as tecnologias digitais, o Design Instrucional, o Design da Informação e Design de Interação na criação de objetos de aprendizagem. Refletir sobre as diferentes formas de transpor os conhecimentos e explorar o uso de infográficos interativos pode contribuir para o desenvolvimento de materiais didáticos dinâmicos que favoreçam a análise interpretativa dos conteúdos expostos, a tomada de decisão e o entendimento do mundo pela criança. Através da revisão bibliográfica e documental, e da análise de 27 (vinte e sete) objetos de aprendizagem selecionados no Banco Internacional de Objetos Educacionais, a pesquisa procura identificar os elementos essenciais de tais áreas, que venham a contribuir para a concepção e o desenvolvimento de objetos digitais, em relação aos aspectos gráficovisuais, interativos e motivacionais que estimulam a exploração dos conteúdos. Busca-se, através da criação de um framework conceitual, estruturar e relacionar os aspectos relevantes das áreas do Design Instrucional, do Design da Informação e do Design de Interação a fim de confluir tais conceitos de maneira sistemática, de forma a facilitar o planejamento de materiais instrucionais, a transposição didática e o diálogo entre os profissionais envolvidos nestes processos. Por intermédio dos trabalhos apresentados nessa pesquisa, observa-se o potencial do Design da Informação em criar maneiras interativas e eficazes de disponibilizar informações de modo a inspirar professores a explorar e relacionar dados de maneira simples e inteligente para informar e educar.
id URGS_f7506b6fa8dce1780a4b270a6000a2e9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98131
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lorenzon, Ana Rita MüllerAymone, Jose Luis FarinattiSilva, Regio Pierre da2014-07-18T02:07:44Z2013http://hdl.handle.net/10183/98131000920643Com a emergência da aprendizagem eletrônica são observadas novas possibilidades para a aplicação de infográficos interativos como uma forma de apoiar a transposição didática de conteúdos no ensino fundamental. O acesso progressivo às tecnologias de informação, comunicação e expressão contribuem para uma visão mais aprofundada sobre a dinâmica existente entre as tecnologias digitais, o Design Instrucional, o Design da Informação e Design de Interação na criação de objetos de aprendizagem. Refletir sobre as diferentes formas de transpor os conhecimentos e explorar o uso de infográficos interativos pode contribuir para o desenvolvimento de materiais didáticos dinâmicos que favoreçam a análise interpretativa dos conteúdos expostos, a tomada de decisão e o entendimento do mundo pela criança. Através da revisão bibliográfica e documental, e da análise de 27 (vinte e sete) objetos de aprendizagem selecionados no Banco Internacional de Objetos Educacionais, a pesquisa procura identificar os elementos essenciais de tais áreas, que venham a contribuir para a concepção e o desenvolvimento de objetos digitais, em relação aos aspectos gráficovisuais, interativos e motivacionais que estimulam a exploração dos conteúdos. Busca-se, através da criação de um framework conceitual, estruturar e relacionar os aspectos relevantes das áreas do Design Instrucional, do Design da Informação e do Design de Interação a fim de confluir tais conceitos de maneira sistemática, de forma a facilitar o planejamento de materiais instrucionais, a transposição didática e o diálogo entre os profissionais envolvidos nestes processos. Por intermédio dos trabalhos apresentados nessa pesquisa, observa-se o potencial do Design da Informação em criar maneiras interativas e eficazes de disponibilizar informações de modo a inspirar professores a explorar e relacionar dados de maneira simples e inteligente para informar e educar.The advances in digital technology have changed the way people communicate and interact with information. The access to these technologies of information, communication and expression, contribute to a further insight into the dynamics between digital technologies, Instructional Design, Information Design and Interaction Design to support the design process of learning objects. In this sense, exploring different ways to implement the didatic transposition trhough interactive infographics, could contribute to the development of instrunctional materials and enhance children's interpretative analysis of the contents, the decision making and understanding of the world. With this aim, the research seeks to identify the essential elements of these fields, to assist the design and the development of digital learning objects with regards to the graphic elements, interactive and motivational aspects that can improve the exploration of the contents by the users. Through the literature review and the analysis of 27 (twenty seven) learning objects selected from the virtual repository Banco Internacional de Objetos Educacionais, the research seeks to identify the essential elements of such areas. Particularly, with regards to the graphics, interactive and motivational aspects that may which imporve the design process of learning objects and enhance the exploration of the instrunctional contents by the users. Furthermore, by providing a structure which integrates and relates the important elements of the areas of Instructional Design, Information Design and Interaction Design the study developed a Conceptual Framework to optimize and facilitate the planning of instructional materials, the didactic transposition and the dialogue between the professionals involved in these processes. As a result, Information Design can stimulate new forms of interaction and expression, and create interactive and effective ways to provide information in order to inspire teachers to explore and relate data in a simple and smart way to inform and educate.application/pdfporObjetos de aprendizagemTecnologia digitalInfografiaDesignLearning objectsInteractive infographicsDigital technologiesConceptual frameworkEducationFramework conceitual para aplicação no desenvolvimento de objetos de aprendizagem : infográficos interativosA Conceptual framework to support the design of learning objetcs : interactive infographicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000920643.pdf000920643.pdfTexto completoapplication/pdf102674490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98131/1/000920643.pdf1dfcd6ccc5496912be185e3b6f6f75d6MD51TEXT000920643.pdf.txt000920643.pdf.txtExtracted Texttext/plain320210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98131/2/000920643.pdf.txt92d414f3c139261f3c85e5535b4f6711MD52THUMBNAIL000920643.pdf.jpg000920643.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98131/3/000920643.pdf.jpg7f90c3f343267be7b885f0fd5b1eb481MD5310183/981312018-10-19 10:57:54.947oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98131Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T13:57:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Framework conceitual para aplicação no desenvolvimento de objetos de aprendizagem : infográficos interativos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A Conceptual framework to support the design of learning objetcs : interactive infographics
title Framework conceitual para aplicação no desenvolvimento de objetos de aprendizagem : infográficos interativos
spellingShingle Framework conceitual para aplicação no desenvolvimento de objetos de aprendizagem : infográficos interativos
Lorenzon, Ana Rita Müller
Objetos de aprendizagem
Tecnologia digital
Infografia
Design
Learning objects
Interactive infographics
Digital technologies
Conceptual framework
Education
title_short Framework conceitual para aplicação no desenvolvimento de objetos de aprendizagem : infográficos interativos
title_full Framework conceitual para aplicação no desenvolvimento de objetos de aprendizagem : infográficos interativos
title_fullStr Framework conceitual para aplicação no desenvolvimento de objetos de aprendizagem : infográficos interativos
title_full_unstemmed Framework conceitual para aplicação no desenvolvimento de objetos de aprendizagem : infográficos interativos
title_sort Framework conceitual para aplicação no desenvolvimento de objetos de aprendizagem : infográficos interativos
author Lorenzon, Ana Rita Müller
author_facet Lorenzon, Ana Rita Müller
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzon, Ana Rita Müller
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aymone, Jose Luis Farinatti
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Regio Pierre da
contributor_str_mv Aymone, Jose Luis Farinatti
Silva, Regio Pierre da
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos de aprendizagem
Tecnologia digital
Infografia
Design
topic Objetos de aprendizagem
Tecnologia digital
Infografia
Design
Learning objects
Interactive infographics
Digital technologies
Conceptual framework
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning objects
Interactive infographics
Digital technologies
Conceptual framework
Education
description Com a emergência da aprendizagem eletrônica são observadas novas possibilidades para a aplicação de infográficos interativos como uma forma de apoiar a transposição didática de conteúdos no ensino fundamental. O acesso progressivo às tecnologias de informação, comunicação e expressão contribuem para uma visão mais aprofundada sobre a dinâmica existente entre as tecnologias digitais, o Design Instrucional, o Design da Informação e Design de Interação na criação de objetos de aprendizagem. Refletir sobre as diferentes formas de transpor os conhecimentos e explorar o uso de infográficos interativos pode contribuir para o desenvolvimento de materiais didáticos dinâmicos que favoreçam a análise interpretativa dos conteúdos expostos, a tomada de decisão e o entendimento do mundo pela criança. Através da revisão bibliográfica e documental, e da análise de 27 (vinte e sete) objetos de aprendizagem selecionados no Banco Internacional de Objetos Educacionais, a pesquisa procura identificar os elementos essenciais de tais áreas, que venham a contribuir para a concepção e o desenvolvimento de objetos digitais, em relação aos aspectos gráficovisuais, interativos e motivacionais que estimulam a exploração dos conteúdos. Busca-se, através da criação de um framework conceitual, estruturar e relacionar os aspectos relevantes das áreas do Design Instrucional, do Design da Informação e do Design de Interação a fim de confluir tais conceitos de maneira sistemática, de forma a facilitar o planejamento de materiais instrucionais, a transposição didática e o diálogo entre os profissionais envolvidos nestes processos. Por intermédio dos trabalhos apresentados nessa pesquisa, observa-se o potencial do Design da Informação em criar maneiras interativas e eficazes de disponibilizar informações de modo a inspirar professores a explorar e relacionar dados de maneira simples e inteligente para informar e educar.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-18T02:07:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98131
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000920643
url http://hdl.handle.net/10183/98131
identifier_str_mv 000920643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98131/1/000920643.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98131/2/000920643.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98131/3/000920643.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1dfcd6ccc5496912be185e3b6f6f75d6
92d414f3c139261f3c85e5535b4f6711
7f90c3f343267be7b885f0fd5b1eb481
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309050915684352