Minha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194394 |
Resumo: | Tomar decisões a respeito do futuro profissional, gerir uma carreira ao longo da vida e, mais do que isso, construir um sentido dessa trajetória são desafios da vida contemporânea. O campo da psicologia vocacional busca compreender como as pessoas fazem escolhas e desenvolvem suas carreiras, propondo diferentes tipos de intervenções e atividades que podem ajudar os indivíduos a atingir seus objetivos profissionais. Neste estudo, o objetivo foi avaliar a eficácia do Minha História de Carreira (MHC) como uma ferramenta de orientação de carreira, oferecida em formato online. Para tanto, a atividade foi oferecida a pessoas com uma demanda de dúvida em relação à escolha de curso superior. O caderno de atividades utilizado atualmente foi adaptado para ser usado em um ambiente virtual de aprendizagem (Moodle). Esperava-se que o envolvimento com a atividade do MHC, aqui chamada de intervenção, produzisse efeitos positivos (incrementos) nas seguintes variáveis: decisão de carreira, identidade de carreira, adaptabilidade de carreira, autorreflexão, insight, e percepção de sentido de vida. A amostra deste estudo foi composta por 7 participantes maiores de 18 anos que voluntariamente se inscreveram para realizar a intervenção - com demanda de indecisão a respeito de sua escolha de curso superior. Todos os participantes responderam aos instrumentos antes e uma semana após a conclusão do MHC e fizeram uma avaliação da atividade. As médias obtidas nos instrumentos foram comparadas utilizando o teste “t” para amostras relacionadas e as diferenças foram consideradas significativas, nos casos individuais, quando o Índice de Mudança Significativa (Reliable Change Index - RCI) apontou um valor igual ou superior a 1,96. Os resultados, considerando toda a amostra, indicaram mudanças significativas nos indicadores após a intervenção nas dimensões preocupação, controle e curiosidade da adaptabilidade de carreira. A análise dos casos isolados revelou, contudo, variações ao nível dos indivíduos, que apresentaram diferenças entre si em relação aos aspectos que mudaram na comparação entre o momento anterior e o posterior à participação na atividade. |
id |
URGS_f7a32b1169c7bb1d1938222f23192a6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194394 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Souza, Thalita Soares LongaraiTeixeira, Marco Antonio Pereira2019-05-18T02:37:13Z2017http://hdl.handle.net/10183/194394001093043Tomar decisões a respeito do futuro profissional, gerir uma carreira ao longo da vida e, mais do que isso, construir um sentido dessa trajetória são desafios da vida contemporânea. O campo da psicologia vocacional busca compreender como as pessoas fazem escolhas e desenvolvem suas carreiras, propondo diferentes tipos de intervenções e atividades que podem ajudar os indivíduos a atingir seus objetivos profissionais. Neste estudo, o objetivo foi avaliar a eficácia do Minha História de Carreira (MHC) como uma ferramenta de orientação de carreira, oferecida em formato online. Para tanto, a atividade foi oferecida a pessoas com uma demanda de dúvida em relação à escolha de curso superior. O caderno de atividades utilizado atualmente foi adaptado para ser usado em um ambiente virtual de aprendizagem (Moodle). Esperava-se que o envolvimento com a atividade do MHC, aqui chamada de intervenção, produzisse efeitos positivos (incrementos) nas seguintes variáveis: decisão de carreira, identidade de carreira, adaptabilidade de carreira, autorreflexão, insight, e percepção de sentido de vida. A amostra deste estudo foi composta por 7 participantes maiores de 18 anos que voluntariamente se inscreveram para realizar a intervenção - com demanda de indecisão a respeito de sua escolha de curso superior. Todos os participantes responderam aos instrumentos antes e uma semana após a conclusão do MHC e fizeram uma avaliação da atividade. As médias obtidas nos instrumentos foram comparadas utilizando o teste “t” para amostras relacionadas e as diferenças foram consideradas significativas, nos casos individuais, quando o Índice de Mudança Significativa (Reliable Change Index - RCI) apontou um valor igual ou superior a 1,96. Os resultados, considerando toda a amostra, indicaram mudanças significativas nos indicadores após a intervenção nas dimensões preocupação, controle e curiosidade da adaptabilidade de carreira. A análise dos casos isolados revelou, contudo, variações ao nível dos indivíduos, que apresentaram diferenças entre si em relação aos aspectos que mudaram na comparação entre o momento anterior e o posterior à participação na atividade.Making decisions about professional future, managing a career throughout life and, more than that, building a purpose out of this path are challenges of contemporary life. Vocational psychology’s field aims to comprehend how people make choices and develop their careers, proposing different kinds of interventions and activities that could help them to achieve their professional goals. In this study, the goal was to assess My Career Story’s (MCR) efficacy as an instrument of career counseling, provided in online format. So, the activity was offered to people that had doubts about their career choice. The workbook that is used nowadays was adapted to be used in a virtual learning environment (Moodle). It was expected that the involvement with MCR, here called intervention, would bring positive effects (increments) in the following variables: career decision, career identity, career adaptability, self-reflection, insight and meaning in life. The study sample was of 7 participants older than 18 years old that willingly applied to participate in the intervention – with the demand of indecision about a college’s course choice. All of the participants replied the instruments a week before and a week after finishing MCR and evaluated the activity. The means obtained in the instruments were compared using the t test to related samples and the differences were considered significant, in the individual cases, when the Reliable Change Index (RCI) showed a value equal or above 1,96. The results, considering the whole sample, indicated significative changes in the indexes concern, control and curiosity (career adaptability). The analysis of each case revealed, though, variations in a subject level, that showed differences within them in relation to the aspects that changed when we compared the pre and post activity moments.application/pdfengOrientação vocacionalPsicologia do desenvolvimentoDesenvolvimento de carreiraCarreira profissionalOrientação profissionalMy Career StoryInterventionEvaluationCareer CounselingMinha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093043.pdf.txt001093043.pdf.txtExtracted Texttext/plain91697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194394/2/001093043.pdf.txtcb8b6bcc506664689d256b6f01d35f62MD52ORIGINAL001093043.pdfTexto parcialapplication/pdf1410006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194394/1/001093043.pdf211321c7a4a3146a770f7cb5d915f044MD5110183/1943942019-05-19 02:38:22.623525oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194394Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-05-19T05:38:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Minha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreira |
title |
Minha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreira |
spellingShingle |
Minha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreira Souza, Thalita Soares Longarai Orientação vocacional Psicologia do desenvolvimento Desenvolvimento de carreira Carreira profissional Orientação profissional My Career Story Intervention Evaluation Career Counseling |
title_short |
Minha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreira |
title_full |
Minha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreira |
title_fullStr |
Minha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreira |
title_full_unstemmed |
Minha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreira |
title_sort |
Minha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreira |
author |
Souza, Thalita Soares Longarai |
author_facet |
Souza, Thalita Soares Longarai |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Thalita Soares Longarai |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Teixeira, Marco Antonio Pereira |
contributor_str_mv |
Teixeira, Marco Antonio Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação vocacional Psicologia do desenvolvimento Desenvolvimento de carreira Carreira profissional Orientação profissional |
topic |
Orientação vocacional Psicologia do desenvolvimento Desenvolvimento de carreira Carreira profissional Orientação profissional My Career Story Intervention Evaluation Career Counseling |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
My Career Story Intervention Evaluation Career Counseling |
description |
Tomar decisões a respeito do futuro profissional, gerir uma carreira ao longo da vida e, mais do que isso, construir um sentido dessa trajetória são desafios da vida contemporânea. O campo da psicologia vocacional busca compreender como as pessoas fazem escolhas e desenvolvem suas carreiras, propondo diferentes tipos de intervenções e atividades que podem ajudar os indivíduos a atingir seus objetivos profissionais. Neste estudo, o objetivo foi avaliar a eficácia do Minha História de Carreira (MHC) como uma ferramenta de orientação de carreira, oferecida em formato online. Para tanto, a atividade foi oferecida a pessoas com uma demanda de dúvida em relação à escolha de curso superior. O caderno de atividades utilizado atualmente foi adaptado para ser usado em um ambiente virtual de aprendizagem (Moodle). Esperava-se que o envolvimento com a atividade do MHC, aqui chamada de intervenção, produzisse efeitos positivos (incrementos) nas seguintes variáveis: decisão de carreira, identidade de carreira, adaptabilidade de carreira, autorreflexão, insight, e percepção de sentido de vida. A amostra deste estudo foi composta por 7 participantes maiores de 18 anos que voluntariamente se inscreveram para realizar a intervenção - com demanda de indecisão a respeito de sua escolha de curso superior. Todos os participantes responderam aos instrumentos antes e uma semana após a conclusão do MHC e fizeram uma avaliação da atividade. As médias obtidas nos instrumentos foram comparadas utilizando o teste “t” para amostras relacionadas e as diferenças foram consideradas significativas, nos casos individuais, quando o Índice de Mudança Significativa (Reliable Change Index - RCI) apontou um valor igual ou superior a 1,96. Os resultados, considerando toda a amostra, indicaram mudanças significativas nos indicadores após a intervenção nas dimensões preocupação, controle e curiosidade da adaptabilidade de carreira. A análise dos casos isolados revelou, contudo, variações ao nível dos indivíduos, que apresentaram diferenças entre si em relação aos aspectos que mudaram na comparação entre o momento anterior e o posterior à participação na atividade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-18T02:37:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194394 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001093043 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194394 |
identifier_str_mv |
001093043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194394/2/001093043.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194394/1/001093043.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cb8b6bcc506664689d256b6f01d35f62 211321c7a4a3146a770f7cb5d915f044 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085480846327808 |