Minha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thalita Soares Longarai
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194394
Resumo: Tomar decisões a respeito do futuro profissional, gerir uma carreira ao longo da vida e, mais do que isso, construir um sentido dessa trajetória são desafios da vida contemporânea. O campo da psicologia vocacional busca compreender como as pessoas fazem escolhas e desenvolvem suas carreiras, propondo diferentes tipos de intervenções e atividades que podem ajudar os indivíduos a atingir seus objetivos profissionais. Neste estudo, o objetivo foi avaliar a eficácia do Minha História de Carreira (MHC) como uma ferramenta de orientação de carreira, oferecida em formato online. Para tanto, a atividade foi oferecida a pessoas com uma demanda de dúvida em relação à escolha de curso superior. O caderno de atividades utilizado atualmente foi adaptado para ser usado em um ambiente virtual de aprendizagem (Moodle). Esperava-se que o envolvimento com a atividade do MHC, aqui chamada de intervenção, produzisse efeitos positivos (incrementos) nas seguintes variáveis: decisão de carreira, identidade de carreira, adaptabilidade de carreira, autorreflexão, insight, e percepção de sentido de vida. A amostra deste estudo foi composta por 7 participantes maiores de 18 anos que voluntariamente se inscreveram para realizar a intervenção - com demanda de indecisão a respeito de sua escolha de curso superior. Todos os participantes responderam aos instrumentos antes e uma semana após a conclusão do MHC e fizeram uma avaliação da atividade. As médias obtidas nos instrumentos foram comparadas utilizando o teste “t” para amostras relacionadas e as diferenças foram consideradas significativas, nos casos individuais, quando o Índice de Mudança Significativa (Reliable Change Index - RCI) apontou um valor igual ou superior a 1,96. Os resultados, considerando toda a amostra, indicaram mudanças significativas nos indicadores após a intervenção nas dimensões preocupação, controle e curiosidade da adaptabilidade de carreira. A análise dos casos isolados revelou, contudo, variações ao nível dos indivíduos, que apresentaram diferenças entre si em relação aos aspectos que mudaram na comparação entre o momento anterior e o posterior à participação na atividade.
id URGS_f7a32b1169c7bb1d1938222f23192a6a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194394
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Souza, Thalita Soares LongaraiTeixeira, Marco Antonio Pereira2019-05-18T02:37:13Z2017http://hdl.handle.net/10183/194394001093043Tomar decisões a respeito do futuro profissional, gerir uma carreira ao longo da vida e, mais do que isso, construir um sentido dessa trajetória são desafios da vida contemporânea. O campo da psicologia vocacional busca compreender como as pessoas fazem escolhas e desenvolvem suas carreiras, propondo diferentes tipos de intervenções e atividades que podem ajudar os indivíduos a atingir seus objetivos profissionais. Neste estudo, o objetivo foi avaliar a eficácia do Minha História de Carreira (MHC) como uma ferramenta de orientação de carreira, oferecida em formato online. Para tanto, a atividade foi oferecida a pessoas com uma demanda de dúvida em relação à escolha de curso superior. O caderno de atividades utilizado atualmente foi adaptado para ser usado em um ambiente virtual de aprendizagem (Moodle). Esperava-se que o envolvimento com a atividade do MHC, aqui chamada de intervenção, produzisse efeitos positivos (incrementos) nas seguintes variáveis: decisão de carreira, identidade de carreira, adaptabilidade de carreira, autorreflexão, insight, e percepção de sentido de vida. A amostra deste estudo foi composta por 7 participantes maiores de 18 anos que voluntariamente se inscreveram para realizar a intervenção - com demanda de indecisão a respeito de sua escolha de curso superior. Todos os participantes responderam aos instrumentos antes e uma semana após a conclusão do MHC e fizeram uma avaliação da atividade. As médias obtidas nos instrumentos foram comparadas utilizando o teste “t” para amostras relacionadas e as diferenças foram consideradas significativas, nos casos individuais, quando o Índice de Mudança Significativa (Reliable Change Index - RCI) apontou um valor igual ou superior a 1,96. Os resultados, considerando toda a amostra, indicaram mudanças significativas nos indicadores após a intervenção nas dimensões preocupação, controle e curiosidade da adaptabilidade de carreira. A análise dos casos isolados revelou, contudo, variações ao nível dos indivíduos, que apresentaram diferenças entre si em relação aos aspectos que mudaram na comparação entre o momento anterior e o posterior à participação na atividade.Making decisions about professional future, managing a career throughout life and, more than that, building a purpose out of this path are challenges of contemporary life. Vocational psychology’s field aims to comprehend how people make choices and develop their careers, proposing different kinds of interventions and activities that could help them to achieve their professional goals. In this study, the goal was to assess My Career Story’s (MCR) efficacy as an instrument of career counseling, provided in online format. So, the activity was offered to people that had doubts about their career choice. The workbook that is used nowadays was adapted to be used in a virtual learning environment (Moodle). It was expected that the involvement with MCR, here called intervention, would bring positive effects (increments) in the following variables: career decision, career identity, career adaptability, self-reflection, insight and meaning in life. The study sample was of 7 participants older than 18 years old that willingly applied to participate in the intervention – with the demand of indecision about a college’s course choice. All of the participants replied the instruments a week before and a week after finishing MCR and evaluated the activity. The means obtained in the instruments were compared using the t test to related samples and the differences were considered significant, in the individual cases, when the Reliable Change Index (RCI) showed a value equal or above 1,96. The results, considering the whole sample, indicated significative changes in the indexes concern, control and curiosity (career adaptability). The analysis of each case revealed, though, variations in a subject level, that showed differences within them in relation to the aspects that changed when we compared the pre and post activity moments.application/pdfengOrientação vocacionalPsicologia do desenvolvimentoDesenvolvimento de carreiraCarreira profissionalOrientação profissionalMy Career StoryInterventionEvaluationCareer CounselingMinha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093043.pdf.txt001093043.pdf.txtExtracted Texttext/plain91697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194394/2/001093043.pdf.txtcb8b6bcc506664689d256b6f01d35f62MD52ORIGINAL001093043.pdfTexto parcialapplication/pdf1410006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194394/1/001093043.pdf211321c7a4a3146a770f7cb5d915f044MD5110183/1943942019-05-19 02:38:22.623525oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194394Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-05-19T05:38:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Minha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreira
title Minha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreira
spellingShingle Minha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreira
Souza, Thalita Soares Longarai
Orientação vocacional
Psicologia do desenvolvimento
Desenvolvimento de carreira
Carreira profissional
Orientação profissional
My Career Story
Intervention
Evaluation
Career Counseling
title_short Minha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreira
title_full Minha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreira
title_fullStr Minha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreira
title_full_unstemmed Minha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreira
title_sort Minha história de carreira : avaliação dos efeitos de uma atividade de reflexão para construção de carreira
author Souza, Thalita Soares Longarai
author_facet Souza, Thalita Soares Longarai
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Thalita Soares Longarai
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Marco Antonio Pereira
contributor_str_mv Teixeira, Marco Antonio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação vocacional
Psicologia do desenvolvimento
Desenvolvimento de carreira
Carreira profissional
Orientação profissional
topic Orientação vocacional
Psicologia do desenvolvimento
Desenvolvimento de carreira
Carreira profissional
Orientação profissional
My Career Story
Intervention
Evaluation
Career Counseling
dc.subject.eng.fl_str_mv My Career Story
Intervention
Evaluation
Career Counseling
description Tomar decisões a respeito do futuro profissional, gerir uma carreira ao longo da vida e, mais do que isso, construir um sentido dessa trajetória são desafios da vida contemporânea. O campo da psicologia vocacional busca compreender como as pessoas fazem escolhas e desenvolvem suas carreiras, propondo diferentes tipos de intervenções e atividades que podem ajudar os indivíduos a atingir seus objetivos profissionais. Neste estudo, o objetivo foi avaliar a eficácia do Minha História de Carreira (MHC) como uma ferramenta de orientação de carreira, oferecida em formato online. Para tanto, a atividade foi oferecida a pessoas com uma demanda de dúvida em relação à escolha de curso superior. O caderno de atividades utilizado atualmente foi adaptado para ser usado em um ambiente virtual de aprendizagem (Moodle). Esperava-se que o envolvimento com a atividade do MHC, aqui chamada de intervenção, produzisse efeitos positivos (incrementos) nas seguintes variáveis: decisão de carreira, identidade de carreira, adaptabilidade de carreira, autorreflexão, insight, e percepção de sentido de vida. A amostra deste estudo foi composta por 7 participantes maiores de 18 anos que voluntariamente se inscreveram para realizar a intervenção - com demanda de indecisão a respeito de sua escolha de curso superior. Todos os participantes responderam aos instrumentos antes e uma semana após a conclusão do MHC e fizeram uma avaliação da atividade. As médias obtidas nos instrumentos foram comparadas utilizando o teste “t” para amostras relacionadas e as diferenças foram consideradas significativas, nos casos individuais, quando o Índice de Mudança Significativa (Reliable Change Index - RCI) apontou um valor igual ou superior a 1,96. Os resultados, considerando toda a amostra, indicaram mudanças significativas nos indicadores após a intervenção nas dimensões preocupação, controle e curiosidade da adaptabilidade de carreira. A análise dos casos isolados revelou, contudo, variações ao nível dos indivíduos, que apresentaram diferenças entre si em relação aos aspectos que mudaram na comparação entre o momento anterior e o posterior à participação na atividade.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-18T02:37:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194394
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001093043
url http://hdl.handle.net/10183/194394
identifier_str_mv 001093043
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194394/2/001093043.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194394/1/001093043.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cb8b6bcc506664689d256b6f01d35f62
211321c7a4a3146a770f7cb5d915f044
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085480846327808