Políticas públicas de formação continuada de professores : investigações sobre o Mestrado nacional profissional em ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/171246 |
Resumo: | Na presente tese de doutorado, apresentamos nossas investigações acerca do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) enquanto dispositivo de política pública de formação continuada de professores. O desenvolvimento de nossa pesquisa foi fundamentado na articulação dos quadros conceituais da Sociologia da Ação Pública e da Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin. Nessa perspectiva, nosso esquema geral de investigação consistiu na análise bakhtiniana de uma complexa cadeia de enunciados oriundos dos modos de regulação que delimitamos no interior do MNPEF, notadamente, a regulação de controle e a regulação autônoma. Assim, concentrados nos primeiros 21 Polos Regionais (PR) do MNPEF criados em 2013, nosso objetivo foi estudar os modos de regulação desse programa, descrevendo e analisando a existência dos modos de regulação de controle - estruturas concebidas para coordenar e orientar as ações dos atores sociais - e dos modos de regulação autônoma, relativos à forma como esses atores convivem e (re)ajustam essas orientações. O corpus de nossa pesquisa foi construído, por um lado, pautado na regulação de controle e uma cadeia de documentos referentes tanto ao contexto específico do MNPEF, quanto o contexto amplo da pós-graduação nacional, e, por outro lado, no âmbito da regulação autônoma, por trabalhos de conclusão oriundos das primeiras turmas e por entrevistas realizadas com professores que atuam em distintos PR. Nossas investigações apontam o MNPEF como um dispositivo de política pública multirregulado, balizado sobretudo pelas regulamentações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para os cursos de Mestrado Profissional em Ensino (MPE) e pelos órgãos administrativos nomeados pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), entidade coordenadora do programa. Ao olharmos para o MNPEF como uma ação pública, identificamos a coexistência de modos de regulação de controle e de regulação autônoma. Contudo, não identificamos nenhum elemento que potencialmente ilustre ações conjuntas no âmbito nacional do MNPEF, mas apenas alguns indicativos de ações conjuntas que influenciam exclusivamente o contexto local dos PR, caracterizando, assim, processos de microrregulação local. |
id |
URGS_f80f781d62da65553fedbc91855437b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171246 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Rebeque, Paulo Vinicius dos SantosOstermann, FernandaViseu, Ana Sofia Alves da Silva Cardoso2017-12-15T02:24:35Z2017http://hdl.handle.net/10183/171246001053712Na presente tese de doutorado, apresentamos nossas investigações acerca do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) enquanto dispositivo de política pública de formação continuada de professores. O desenvolvimento de nossa pesquisa foi fundamentado na articulação dos quadros conceituais da Sociologia da Ação Pública e da Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin. Nessa perspectiva, nosso esquema geral de investigação consistiu na análise bakhtiniana de uma complexa cadeia de enunciados oriundos dos modos de regulação que delimitamos no interior do MNPEF, notadamente, a regulação de controle e a regulação autônoma. Assim, concentrados nos primeiros 21 Polos Regionais (PR) do MNPEF criados em 2013, nosso objetivo foi estudar os modos de regulação desse programa, descrevendo e analisando a existência dos modos de regulação de controle - estruturas concebidas para coordenar e orientar as ações dos atores sociais - e dos modos de regulação autônoma, relativos à forma como esses atores convivem e (re)ajustam essas orientações. O corpus de nossa pesquisa foi construído, por um lado, pautado na regulação de controle e uma cadeia de documentos referentes tanto ao contexto específico do MNPEF, quanto o contexto amplo da pós-graduação nacional, e, por outro lado, no âmbito da regulação autônoma, por trabalhos de conclusão oriundos das primeiras turmas e por entrevistas realizadas com professores que atuam em distintos PR. Nossas investigações apontam o MNPEF como um dispositivo de política pública multirregulado, balizado sobretudo pelas regulamentações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para os cursos de Mestrado Profissional em Ensino (MPE) e pelos órgãos administrativos nomeados pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), entidade coordenadora do programa. Ao olharmos para o MNPEF como uma ação pública, identificamos a coexistência de modos de regulação de controle e de regulação autônoma. Contudo, não identificamos nenhum elemento que potencialmente ilustre ações conjuntas no âmbito nacional do MNPEF, mas apenas alguns indicativos de ações conjuntas que influenciam exclusivamente o contexto local dos PR, caracterizando, assim, processos de microrregulação local.In this work, we show investigations about the Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) as a public policy for formation of Physics teachers. For the development of our research, the theoretical-methodological framework was constructed based on the sociology of public action and the Bakhtin’s Circle philosophy of language. Therefore, we created a general research scheme that consisted of the analysis of a complex chain of statements derived from the modes of regulation of MNPEF, notably, the control regulation and autonomous regulation. Thus, concentrated in the first 21 Regional Poles (PR) of the MNPEF, created in 2013, our objective was to study MNPEF's modes of regulation, describing and analyzing the control regulation - structures designed to coordinate and guide the actions of social actors - and the autonomous regulation, concerning the way in which these actors reinvent the orientations about the program. The corpus of our research was built, on the one hand, based on the control regulation and a chain of documents referring to the specific context of the MNPEF and to the broad context of the national post-graduation, on the other hand, based on the scope of autonomous regulation, by works of conclusion coming from the first classes and by interviews with teachers who work in different PR. Our research indicates that the MNPEF is a multiregulated public policy device, mainly based on the regulations of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) for the Professional Master's in Education (MPE) courses and by the administrative bodies appointed by the Sociedade Brasileira de Física (SBF), which coordinates the program. When we look at the MNPEF as a public action, we identify the coexistence of modes of regulation of control and autonomous. However, we do not identify any element that potentially illustrates joint actions at the national level of the MNPEF, but only some indicative of joint actions that exclusively influence the local context of PR, thus characterizing processes of local micro-regulation.application/pdfporEnsino de físicaFormação de professoresMestrado profissionalFilosofia da linguagemNational Master's Degree in Physics TeachingBakhtin Circle Language PhilosophySociology of Public ActionPolíticas públicas de formação continuada de professores : investigações sobre o Mestrado nacional profissional em ensino de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001053712.pdf001053712.pdfTexto completoapplication/pdf2307839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171246/1/001053712.pdf30a783b6b788b8490abab91a2db64512MD51TEXT001053712.pdf.txt001053712.pdf.txtExtracted Texttext/plain575609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171246/2/001053712.pdf.txtf49d0dabbd916c4c75270d130a776ce9MD52THUMBNAIL001053712.pdf.jpg001053712.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171246/3/001053712.pdf.jpg3453a8763c73ee7fa772e5b329c4e4f4MD5310183/1712462018-10-09 09:09:57.962oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Políticas públicas de formação continuada de professores : investigações sobre o Mestrado nacional profissional em ensino de física |
title |
Políticas públicas de formação continuada de professores : investigações sobre o Mestrado nacional profissional em ensino de física |
spellingShingle |
Políticas públicas de formação continuada de professores : investigações sobre o Mestrado nacional profissional em ensino de física Rebeque, Paulo Vinicius dos Santos Ensino de física Formação de professores Mestrado profissional Filosofia da linguagem National Master's Degree in Physics Teaching Bakhtin Circle Language Philosophy Sociology of Public Action |
title_short |
Políticas públicas de formação continuada de professores : investigações sobre o Mestrado nacional profissional em ensino de física |
title_full |
Políticas públicas de formação continuada de professores : investigações sobre o Mestrado nacional profissional em ensino de física |
title_fullStr |
Políticas públicas de formação continuada de professores : investigações sobre o Mestrado nacional profissional em ensino de física |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas de formação continuada de professores : investigações sobre o Mestrado nacional profissional em ensino de física |
title_sort |
Políticas públicas de formação continuada de professores : investigações sobre o Mestrado nacional profissional em ensino de física |
author |
Rebeque, Paulo Vinicius dos Santos |
author_facet |
Rebeque, Paulo Vinicius dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebeque, Paulo Vinicius dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ostermann, Fernanda |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Viseu, Ana Sofia Alves da Silva Cardoso |
contributor_str_mv |
Ostermann, Fernanda Viseu, Ana Sofia Alves da Silva Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Formação de professores Mestrado profissional Filosofia da linguagem |
topic |
Ensino de física Formação de professores Mestrado profissional Filosofia da linguagem National Master's Degree in Physics Teaching Bakhtin Circle Language Philosophy Sociology of Public Action |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
National Master's Degree in Physics Teaching Bakhtin Circle Language Philosophy Sociology of Public Action |
description |
Na presente tese de doutorado, apresentamos nossas investigações acerca do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) enquanto dispositivo de política pública de formação continuada de professores. O desenvolvimento de nossa pesquisa foi fundamentado na articulação dos quadros conceituais da Sociologia da Ação Pública e da Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin. Nessa perspectiva, nosso esquema geral de investigação consistiu na análise bakhtiniana de uma complexa cadeia de enunciados oriundos dos modos de regulação que delimitamos no interior do MNPEF, notadamente, a regulação de controle e a regulação autônoma. Assim, concentrados nos primeiros 21 Polos Regionais (PR) do MNPEF criados em 2013, nosso objetivo foi estudar os modos de regulação desse programa, descrevendo e analisando a existência dos modos de regulação de controle - estruturas concebidas para coordenar e orientar as ações dos atores sociais - e dos modos de regulação autônoma, relativos à forma como esses atores convivem e (re)ajustam essas orientações. O corpus de nossa pesquisa foi construído, por um lado, pautado na regulação de controle e uma cadeia de documentos referentes tanto ao contexto específico do MNPEF, quanto o contexto amplo da pós-graduação nacional, e, por outro lado, no âmbito da regulação autônoma, por trabalhos de conclusão oriundos das primeiras turmas e por entrevistas realizadas com professores que atuam em distintos PR. Nossas investigações apontam o MNPEF como um dispositivo de política pública multirregulado, balizado sobretudo pelas regulamentações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para os cursos de Mestrado Profissional em Ensino (MPE) e pelos órgãos administrativos nomeados pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), entidade coordenadora do programa. Ao olharmos para o MNPEF como uma ação pública, identificamos a coexistência de modos de regulação de controle e de regulação autônoma. Contudo, não identificamos nenhum elemento que potencialmente ilustre ações conjuntas no âmbito nacional do MNPEF, mas apenas alguns indicativos de ações conjuntas que influenciam exclusivamente o contexto local dos PR, caracterizando, assim, processos de microrregulação local. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-15T02:24:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/171246 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001053712 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/171246 |
identifier_str_mv |
001053712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171246/1/001053712.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171246/2/001053712.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171246/3/001053712.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30a783b6b788b8490abab91a2db64512 f49d0dabbd916c4c75270d130a776ce9 3453a8763c73ee7fa772e5b329c4e4f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085427174965248 |