A mediação cultural na pandemia : torções entre neoliberalismo e invenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fauri, Larissa Dalla Nora
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261835
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar como a mediação cultural e a educação em museus de arte estão sendo mobilizadas dentro do Brasil no período da pandemia da Covid-19. Também busca mostrar como a pandemia atravessou os mediadores e o trabalho de mediadores culturais no país, compreender as relações entre trabalho, pandemia e educativas desenvolvidas por mediadores culturais de museus de arte na pandemia em 2020 propõem para o campo da educação e da mediação cultural. Para realizar a investigação, esta dissertação se debruça sobre as perspectivas de mediação e do trabalho em mediação dentro da sociedade neoliberal, e os efeitos que esta traz para os sujeitos mediadores e para o modo como a educação está sendo mobilizada nos museus de arte do Brasil. Desenvolveu-se um grupo focal com mediadores culturais do Brasil em que foram realizadas práticas-convite, nas quais, através da linguagem oral, escrita e do desenho, investigou-se, junto ao grupo, suas experiências em mediação no período da pandemia. Compreende a mediação cultural a partir das autoras HOFF (2014), HONORATO (2007; 2013; 2015), MARTINS (2014), MORSCH (2016), LOPONTE (2013; 2018), PRECIADO (2018). Como achados da pesquisa, destacam-se a invenção de novas práticas educativas realizadas nas plataformas online como potencializadoras de vida dentro e, ao mesmo, o aprofundamento das condições de precariedade no trabalho de mediadores culturais.
id URGS_f8fa9c870f9f5f2c96c1cec1a8e4f73b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261835
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fauri, Larissa Dalla NoraLoponte, Luciana Gruppelli2023-07-06T03:53:38Z2022http://hdl.handle.net/10183/261835001168286Esta dissertação tem como objetivo investigar como a mediação cultural e a educação em museus de arte estão sendo mobilizadas dentro do Brasil no período da pandemia da Covid-19. Também busca mostrar como a pandemia atravessou os mediadores e o trabalho de mediadores culturais no país, compreender as relações entre trabalho, pandemia e educativas desenvolvidas por mediadores culturais de museus de arte na pandemia em 2020 propõem para o campo da educação e da mediação cultural. Para realizar a investigação, esta dissertação se debruça sobre as perspectivas de mediação e do trabalho em mediação dentro da sociedade neoliberal, e os efeitos que esta traz para os sujeitos mediadores e para o modo como a educação está sendo mobilizada nos museus de arte do Brasil. Desenvolveu-se um grupo focal com mediadores culturais do Brasil em que foram realizadas práticas-convite, nas quais, através da linguagem oral, escrita e do desenho, investigou-se, junto ao grupo, suas experiências em mediação no período da pandemia. Compreende a mediação cultural a partir das autoras HOFF (2014), HONORATO (2007; 2013; 2015), MARTINS (2014), MORSCH (2016), LOPONTE (2013; 2018), PRECIADO (2018). Como achados da pesquisa, destacam-se a invenção de novas práticas educativas realizadas nas plataformas online como potencializadoras de vida dentro e, ao mesmo, o aprofundamento das condições de precariedade no trabalho de mediadores culturais.This dissertation speculates how cultural mediation and education in art museums were organized in Brazil during the Covid pandemic. It also demonstrates how the pandemic impacted the mediators and their cultural role in the country; to comprehend the relationship between work, pandemic and creation in cultural mediation in Brazil during the year 2020. At last, to scrutinize what the educational agenda developed by the cultural mediators of art museums in the 2020 pandemic proposes for the educational and cultural mediation fields. This dissertation analyzes, in order to accomplish the investigation, the perspectives of mediation and its activity in a society controlled by a neoliberal system and the effects reflected on the individuals-mediators and on the way that the education in being mobilized in Brazilians’ art museums. A focal group was formed with cultural mediators from Brazil, and it organized invitation-practices, which, through oral, written and drawing language, tries to collectively investigate the experiences in mediation during the pandemic period. The definition of Cultural Mediation is based on the authors HOFF (2014), HONORATO (2007; 2013; 2015), MARTINS (2014), MORSCH (2016), LOPONTE (2013; 2018), PRECIADO (2018). This research leads us to the understanding that new educational practices capable of mobilizing life as we know have emerged in the online environment and at the same time, the conditions in which this work was done were precarious and unstable.application/pdfporMediação culturalCOVID-19Cultural MediationEducation in art museumsPandemicA mediação cultural na pandemia : torções entre neoliberalismo e invençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168286.pdf.txt001168286.pdf.txtExtracted Texttext/plain381821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261835/2/001168286.pdf.txtdca88192021bbd6218db419b883b5e33MD52ORIGINAL001168286.pdfTexto completoapplication/pdf4536045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261835/1/001168286.pdfd3fb9af29baa5f43980e512de56145e4MD5110183/2618352023-07-07 03:33:59.946137oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261835Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-07T06:33:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A mediação cultural na pandemia : torções entre neoliberalismo e invenção
title A mediação cultural na pandemia : torções entre neoliberalismo e invenção
spellingShingle A mediação cultural na pandemia : torções entre neoliberalismo e invenção
Fauri, Larissa Dalla Nora
Mediação cultural
COVID-19
Cultural Mediation
Education in art museums
Pandemic
title_short A mediação cultural na pandemia : torções entre neoliberalismo e invenção
title_full A mediação cultural na pandemia : torções entre neoliberalismo e invenção
title_fullStr A mediação cultural na pandemia : torções entre neoliberalismo e invenção
title_full_unstemmed A mediação cultural na pandemia : torções entre neoliberalismo e invenção
title_sort A mediação cultural na pandemia : torções entre neoliberalismo e invenção
author Fauri, Larissa Dalla Nora
author_facet Fauri, Larissa Dalla Nora
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fauri, Larissa Dalla Nora
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
contributor_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação cultural
COVID-19
topic Mediação cultural
COVID-19
Cultural Mediation
Education in art museums
Pandemic
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural Mediation
Education in art museums
Pandemic
description Esta dissertação tem como objetivo investigar como a mediação cultural e a educação em museus de arte estão sendo mobilizadas dentro do Brasil no período da pandemia da Covid-19. Também busca mostrar como a pandemia atravessou os mediadores e o trabalho de mediadores culturais no país, compreender as relações entre trabalho, pandemia e educativas desenvolvidas por mediadores culturais de museus de arte na pandemia em 2020 propõem para o campo da educação e da mediação cultural. Para realizar a investigação, esta dissertação se debruça sobre as perspectivas de mediação e do trabalho em mediação dentro da sociedade neoliberal, e os efeitos que esta traz para os sujeitos mediadores e para o modo como a educação está sendo mobilizada nos museus de arte do Brasil. Desenvolveu-se um grupo focal com mediadores culturais do Brasil em que foram realizadas práticas-convite, nas quais, através da linguagem oral, escrita e do desenho, investigou-se, junto ao grupo, suas experiências em mediação no período da pandemia. Compreende a mediação cultural a partir das autoras HOFF (2014), HONORATO (2007; 2013; 2015), MARTINS (2014), MORSCH (2016), LOPONTE (2013; 2018), PRECIADO (2018). Como achados da pesquisa, destacam-se a invenção de novas práticas educativas realizadas nas plataformas online como potencializadoras de vida dentro e, ao mesmo, o aprofundamento das condições de precariedade no trabalho de mediadores culturais.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-06T03:53:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261835
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168286
url http://hdl.handle.net/10183/261835
identifier_str_mv 001168286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261835/2/001168286.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261835/1/001168286.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dca88192021bbd6218db419b883b5e33
d3fb9af29baa5f43980e512de56145e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085622457565184