Do fracasso escolar ao sucesso escolar : o emaranhado de possibilidades e significações que tecem as relações de sucesso, saber e socialização no processo de inclusão na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256195 |
Resumo: | Este é um estudo sobre o que leva crianças de periferia a permanecerem na escola e avançarem na 'relação com o saber'. Nele o conceito de sucesso escolar é discutido e recolocado. Tendo por base este novo conceito de sucesso, foi realizada a pesquisa em turmas de primeiro ciclo de uma escola Municipal da periferia de Porto Alegre, onde se buscou levantar a percepção destas crianças sobre o fato de estarem na escola e avançarem, e a repercussão disto em suas vidas. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos: observação participante de sala de aula, "Inventário de saber" e entrevistas semi-estruturadas com as crianças, pais e professores. A metodologia empregada foi a Rede de Significações, criada por Rossetti Ferreira e equipe do CINDEDI (Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil). Algumas das conclusões parciais deste estudo foram: a metodologia de trabalho da professora não se constitui em fator decisivo para o sucesso escolar das crianças, embora desempenhe importante papel. As crianças que alcançaram um nível maior de sucesso são aquelas que encontraram uma professora que se relaciona com afeto, no sentido de respeitá-las e acreditar que podem aprender, dando uma dimensão de acolhimento e exigência, no processo educativo. Este sucesso também se deve ao vínculo das crianças com a escola e desta escola com a comunidade, constituído através de respeito, limites e proximidade. Este sucesso se configurou não só pela permanência das crianças na escola, mas em "avanços conceituais que caminham em direção ao sistema alfabético da representação escrita", ao desenvolvimento em vários aspectos e ao estabelecimento da relação com o saber em sua dimensão epistêmica, social e identitária. |
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Aranda, Silvana MariaCraidy, Carmem Maria2023-03-22T03:24:56Z2001http://hdl.handle.net/10183/256195000306546Este é um estudo sobre o que leva crianças de periferia a permanecerem na escola e avançarem na 'relação com o saber'. Nele o conceito de sucesso escolar é discutido e recolocado. Tendo por base este novo conceito de sucesso, foi realizada a pesquisa em turmas de primeiro ciclo de uma escola Municipal da periferia de Porto Alegre, onde se buscou levantar a percepção destas crianças sobre o fato de estarem na escola e avançarem, e a repercussão disto em suas vidas. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos: observação participante de sala de aula, "Inventário de saber" e entrevistas semi-estruturadas com as crianças, pais e professores. A metodologia empregada foi a Rede de Significações, criada por Rossetti Ferreira e equipe do CINDEDI (Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil). Algumas das conclusões parciais deste estudo foram: a metodologia de trabalho da professora não se constitui em fator decisivo para o sucesso escolar das crianças, embora desempenhe importante papel. As crianças que alcançaram um nível maior de sucesso são aquelas que encontraram uma professora que se relaciona com afeto, no sentido de respeitá-las e acreditar que podem aprender, dando uma dimensão de acolhimento e exigência, no processo educativo. Este sucesso também se deve ao vínculo das crianças com a escola e desta escola com a comunidade, constituído através de respeito, limites e proximidade. Este sucesso se configurou não só pela permanência das crianças na escola, mas em "avanços conceituais que caminham em direção ao sistema alfabético da representação escrita", ao desenvolvimento em vários aspectos e ao estabelecimento da relação com o saber em sua dimensão epistêmica, social e identitária.The goal of this work is to reveal the reasons that make children that tive in the outskirts of town remain in school and succeed. The concept of "success in school" is discussed and redefined, and based on this new concept, a research was carried in "first cicle classes" (elementary school) of a municipal schoolhouse located in the outskirts of Porto Alegre, with the goal of "capturing the perception" of those children about being in school and succeeding and the effect of that in their lives. In order to achieve the proposed goal, the following "researching tools" were used: interacting observation In classroom, "lnventory of knowledge", and half-structural interviews with children, parents and teachers. The methodology employed was the "signification net" created by Rossettl Ferreira and the CINEDI's staff. Some of the partial conclusion of this research revealed that the teacher’s methodology of work wasn't a decisive factor for the success of the children submitted to observation, although that played an important role. The children that acquired a higher "level of success" were those that found a teacher that had an affective relationship with them, that had established a "tie" based on mutual respect, and that believed they could learn. That gave a dimension of "acceptance" and "demand" within the learning process. The success was also due to the tie established between the children and the school and between the school and the local community, a tie based on mutual respect, defined limits and neighbourness relations. That success was possible not only due to the remaining of children in school but also because of the "conceptual advances" that lead towards the alphabetical system of written representation, towards the multífaced development and towards the establishment of a relation with the knowledge in its epistemological, social and identity dimension.application/pdfporÊxito escolarFracasso escolarEnsino público municipalCotidiano escolarAceleração da aprendizagemEnsino por ciclosPorto Alegre (RS)Do fracasso escolar ao sucesso escolar : o emaranhado de possibilidades e significações que tecem as relações de sucesso, saber e socialização no processo de inclusão na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000306546.pdf.txt000306546.pdf.txtExtracted Texttext/plain326225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256195/2/000306546.pdf.txt5dccfa01a1391a8273bb3fe3b6a788ddMD52ORIGINAL000306546.pdfTexto completoapplication/pdf17523788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256195/1/000306546.pdf5be9f6f0829308ebb39098864cd3dae0MD5110183/2561952023-04-22 03:23:34.360988oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256195Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-22T06:23:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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