Vende-se artistas : a dimensão econômica da crítica a partir da arte brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Felipe Bernardes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/186012
Resumo: A presente tese tem como tema o processo de mercantilização da arte contemporânea nas seguintes instâncias: a obra, o artista, e a crítica. A pesquisa debruça-se a analisar e problematizar como a crítica oriunda da produção contemporânea, especificamente a partir do trabalho de Paulo Nazareth, adquire a condição de mercadoria e a de slogan de mercado em um circuito de galerias e instituições amplamente reconhecidas. Neste processo, procura-se distinguir crítica, pensamento crítico, postura crítica e atitude crítica. Através das práticas artísticas de Ricardo Basbaum, Rosângela Rennó e Paulo Nazareth, debatem-se as categorias tradicionais da economia política aplicadas ao mundo artístico, tais como mercado, mercadoria, valor, força produtiva e trabalho, assim como os discursos historicamente construídos entre as artes visuais e os sistemas produtivos. A partir deste cruzamento entre diferentes práticas artísticas, abordagens teóricas e a experiência diante da obra, constrói-se a tese de que a crítica sob determinadas circunstâncias adquire uma dimensão econômica.
id URGS_fa4faba9129f25c45d7520ab692c797c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/186012
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Caldas, Felipe BernardesCarvalho, Ana Maria Albani de2018-12-06T02:45:33Z2018http://hdl.handle.net/10183/186012001082408A presente tese tem como tema o processo de mercantilização da arte contemporânea nas seguintes instâncias: a obra, o artista, e a crítica. A pesquisa debruça-se a analisar e problematizar como a crítica oriunda da produção contemporânea, especificamente a partir do trabalho de Paulo Nazareth, adquire a condição de mercadoria e a de slogan de mercado em um circuito de galerias e instituições amplamente reconhecidas. Neste processo, procura-se distinguir crítica, pensamento crítico, postura crítica e atitude crítica. Através das práticas artísticas de Ricardo Basbaum, Rosângela Rennó e Paulo Nazareth, debatem-se as categorias tradicionais da economia política aplicadas ao mundo artístico, tais como mercado, mercadoria, valor, força produtiva e trabalho, assim como os discursos historicamente construídos entre as artes visuais e os sistemas produtivos. A partir deste cruzamento entre diferentes práticas artísticas, abordagens teóricas e a experiência diante da obra, constrói-se a tese de que a crítica sob determinadas circunstâncias adquire uma dimensão econômica.The present thesis deals with the process of commodification of contemporary art in the following instances: the work, the artist, and the criticism. The research focuses on analyzing and problematizing how the criticism coming from contemporary production, specifically from the work of Paulo Nazareth, acquires the condition of merchandise and that of market slogan in a circuit of galleries and institutions widely recognized. In this process, we try to distinguish between criticism, critical thinking, critical posture and critical attitude. Through the artistic practices of Ricardo Basbaum, Rosângela Rennó and Paulo Nazareth, the traditional categories of political economy applied to the artistic world, such as the market, merchandise, value, productive force and work, as well as the discourses historically constructed between the arts visual and production systems. From this cross between different artistic practices, theoretical approaches and the experience before the work, the thesis is constructed that the critic under certain circumstances acquires an economic dimension.application/pdfporCritica : ArteMercantilizaçãoEconomia políticaArte contemporâneaCriticalContemporary ArtPolitical EconomyMercantilizationVende-se artistas : a dimensão econômica da crítica a partir da arte brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082408.pdf.txt001082408.pdf.txtExtracted Texttext/plain1169779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186012/3/001082408.pdf.txt4ec6dd2fe897a38866437d6dd916881dMD53001082408-02.pdf.txt001082408-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain1722http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186012/4/001082408-02.pdf.txt7a094492574a9c7a8ecb2da83da23013MD54ORIGINAL001082408.pdfTexto completoapplication/pdf4118252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186012/1/001082408.pdf9fedd796361f0bd75762143969444b30MD51001082408-02.pdfAnexosapplication/pdf1440147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186012/2/001082408-02.pdf7470841d11f0596f908742ef6eb6b28bMD5210183/1860122018-12-08 03:13:56.359456oai:www.lume.ufrgs.br:10183/186012Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-12-08T05:13:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vende-se artistas : a dimensão econômica da crítica a partir da arte brasileira
title Vende-se artistas : a dimensão econômica da crítica a partir da arte brasileira
spellingShingle Vende-se artistas : a dimensão econômica da crítica a partir da arte brasileira
Caldas, Felipe Bernardes
Critica : Arte
Mercantilização
Economia política
Arte contemporânea
Critical
Contemporary Art
Political Economy
Mercantilization
title_short Vende-se artistas : a dimensão econômica da crítica a partir da arte brasileira
title_full Vende-se artistas : a dimensão econômica da crítica a partir da arte brasileira
title_fullStr Vende-se artistas : a dimensão econômica da crítica a partir da arte brasileira
title_full_unstemmed Vende-se artistas : a dimensão econômica da crítica a partir da arte brasileira
title_sort Vende-se artistas : a dimensão econômica da crítica a partir da arte brasileira
author Caldas, Felipe Bernardes
author_facet Caldas, Felipe Bernardes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Felipe Bernardes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Ana Maria Albani de
contributor_str_mv Carvalho, Ana Maria Albani de
dc.subject.por.fl_str_mv Critica : Arte
Mercantilização
Economia política
Arte contemporânea
topic Critica : Arte
Mercantilização
Economia política
Arte contemporânea
Critical
Contemporary Art
Political Economy
Mercantilization
dc.subject.eng.fl_str_mv Critical
Contemporary Art
Political Economy
Mercantilization
description A presente tese tem como tema o processo de mercantilização da arte contemporânea nas seguintes instâncias: a obra, o artista, e a crítica. A pesquisa debruça-se a analisar e problematizar como a crítica oriunda da produção contemporânea, especificamente a partir do trabalho de Paulo Nazareth, adquire a condição de mercadoria e a de slogan de mercado em um circuito de galerias e instituições amplamente reconhecidas. Neste processo, procura-se distinguir crítica, pensamento crítico, postura crítica e atitude crítica. Através das práticas artísticas de Ricardo Basbaum, Rosângela Rennó e Paulo Nazareth, debatem-se as categorias tradicionais da economia política aplicadas ao mundo artístico, tais como mercado, mercadoria, valor, força produtiva e trabalho, assim como os discursos historicamente construídos entre as artes visuais e os sistemas produtivos. A partir deste cruzamento entre diferentes práticas artísticas, abordagens teóricas e a experiência diante da obra, constrói-se a tese de que a crítica sob determinadas circunstâncias adquire uma dimensão econômica.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-06T02:45:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/186012
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001082408
url http://hdl.handle.net/10183/186012
identifier_str_mv 001082408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186012/3/001082408.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186012/4/001082408-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186012/1/001082408.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186012/2/001082408-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ec6dd2fe897a38866437d6dd916881d
7a094492574a9c7a8ecb2da83da23013
9fedd796361f0bd75762143969444b30
7470841d11f0596f908742ef6eb6b28b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085461341765632