“Essas pessoas que envelhecem...” : saberes de adultos com deficiencia intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linn, Luiziane Brusa da Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61972
Resumo: Compreendendo a velhice como categoria socialmente construída através dos processos de socialização estabelecidos pelo indivíduo ao longo do curso de sua vida e que vão lhe permitir construir sua identidade, considera-se o envelhecimento como um processo individual, entendido e vivenciado por cada um desde o lugar e o papel que a sociedade lhe destina. Partindo dessas concepções, pensar num grupo que tem sua realidade pautada pela exclusão social (do mundo das relações, da escola, do trabalho, etc) implica buscar conhecer como essas pessoas estão percebendo e vivenciando o processo de envelhecimento. Nesta pesquisa, um grupo de adultos com deficiência intelectual nos fala de suas experiências com o processo de envelhecimento e suas imagens da velhice. Por meio da Observação Participante e da técnica do Grupo Focal adaptada às particularidades do grupo, se buscou conhecer os seus saberes e representações da velhice e do processo de envelhecimento. Este estudo pôde se aproximar da construção do conhecimento desse grupo sobre a velhice e o processo de envelhecimento, passando pelas particularidades que marcam o curso de vida dos integrantes do grupo e as construções de si mesmos enquanto sujeitos sociais. Pois é a partir do lugar e papel atribuídos aos sujeitos com deficiência intelectual em nossa sociedade que eles constroem as suas experiências de envelhecimento e é a partir desse lugar que enxergam e nos falam sobre a velhice. É necessário salientar que embora se aborde uma discussão sobre o processo de envelhecimento no contexto da deficiência intelectual, a pesquisa trata de discutir essa questão em um grupo específico de indivíduos, não cabendo generalizações, visto que tanto as maneiras de envelhecer quanto as experiências com a deficiência intelectual são bastante distintas e diversas, e envolvem os mais diversos determinantes.
id URGS_faa8886a9b83545c24f653d35b95ecd2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61972
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Linn, Luiziane Brusa da CostaDoll, Johannes2012-12-19T01:39:31Z2012http://hdl.handle.net/10183/61972000867890Compreendendo a velhice como categoria socialmente construída através dos processos de socialização estabelecidos pelo indivíduo ao longo do curso de sua vida e que vão lhe permitir construir sua identidade, considera-se o envelhecimento como um processo individual, entendido e vivenciado por cada um desde o lugar e o papel que a sociedade lhe destina. Partindo dessas concepções, pensar num grupo que tem sua realidade pautada pela exclusão social (do mundo das relações, da escola, do trabalho, etc) implica buscar conhecer como essas pessoas estão percebendo e vivenciando o processo de envelhecimento. Nesta pesquisa, um grupo de adultos com deficiência intelectual nos fala de suas experiências com o processo de envelhecimento e suas imagens da velhice. Por meio da Observação Participante e da técnica do Grupo Focal adaptada às particularidades do grupo, se buscou conhecer os seus saberes e representações da velhice e do processo de envelhecimento. Este estudo pôde se aproximar da construção do conhecimento desse grupo sobre a velhice e o processo de envelhecimento, passando pelas particularidades que marcam o curso de vida dos integrantes do grupo e as construções de si mesmos enquanto sujeitos sociais. Pois é a partir do lugar e papel atribuídos aos sujeitos com deficiência intelectual em nossa sociedade que eles constroem as suas experiências de envelhecimento e é a partir desse lugar que enxergam e nos falam sobre a velhice. É necessário salientar que embora se aborde uma discussão sobre o processo de envelhecimento no contexto da deficiência intelectual, a pesquisa trata de discutir essa questão em um grupo específico de indivíduos, não cabendo generalizações, visto que tanto as maneiras de envelhecer quanto as experiências com a deficiência intelectual são bastante distintas e diversas, e envolvem os mais diversos determinantes.Understanding old age as a category socially constructed through socialization processes which is established by the individuals throughout their course of life and that will allow them to build their identity, aging is considered as an individual process, understood and experienced for everyone by the place and the role that society had intended to. Based on these concepts, think about one group that has its reality guided by social exclusion (the world of relationships, school, work, etc.) implies seek to know how these people are perceiving and experiencing the aging process. In this research, a group of adults with intellectual disabilities tells of his experiences with the aging process and their images of old age. Through Participant Observation and Focal Group technique adapted to the particularities of the group, the aim is to know his knowledge and representations of old age and the aging process. This study approached the knowledge construction in this group about old age and aging process, passing through the peculiarities that marks the course of their lifes and the construction of themselves as social subjects. Because is from the place and role assigned to individuals with intellectual disabilities in our society that they constructs their experiences of aging, and is from this place that they tell us about old age. It is should also be noted that although it addresses a discussion about the aging process in the context of intellectual disability, this research reports this issue in a specific group of individuals, not fitting generalizations, because, as much the ways of aging as the experiences with intellectual disabilities are very diverse and distinct, involving many different factors.application/pdfporDeficiência intelectualVelhiceGrupo focalIntellectual disabilityOld ageAgingFocal group“Essas pessoas que envelhecem...” : saberes de adultos com deficiencia intelectualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000867890.pdf000867890.pdfTexto completoapplication/pdf1715535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61972/1/000867890.pdf984de9fe65ce48d3f01805b057c2d4cfMD51TEXT000867890.pdf.txt000867890.pdf.txtExtracted Texttext/plain234492http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61972/2/000867890.pdf.txt68fd6ba58613dd471454ed4fd225aac2MD52THUMBNAIL000867890.pdf.jpg000867890.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61972/3/000867890.pdf.jpgeaa5c988edaa8062fe51308603ee90c6MD5310183/619722018-10-16 08:46:54.969oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61972Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:46:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Essas pessoas que envelhecem...” : saberes de adultos com deficiencia intelectual
title “Essas pessoas que envelhecem...” : saberes de adultos com deficiencia intelectual
spellingShingle “Essas pessoas que envelhecem...” : saberes de adultos com deficiencia intelectual
Linn, Luiziane Brusa da Costa
Deficiência intelectual
Velhice
Grupo focal
Intellectual disability
Old age
Aging
Focal group
title_short “Essas pessoas que envelhecem...” : saberes de adultos com deficiencia intelectual
title_full “Essas pessoas que envelhecem...” : saberes de adultos com deficiencia intelectual
title_fullStr “Essas pessoas que envelhecem...” : saberes de adultos com deficiencia intelectual
title_full_unstemmed “Essas pessoas que envelhecem...” : saberes de adultos com deficiencia intelectual
title_sort “Essas pessoas que envelhecem...” : saberes de adultos com deficiencia intelectual
author Linn, Luiziane Brusa da Costa
author_facet Linn, Luiziane Brusa da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Linn, Luiziane Brusa da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Doll, Johannes
contributor_str_mv Doll, Johannes
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência intelectual
Velhice
Grupo focal
topic Deficiência intelectual
Velhice
Grupo focal
Intellectual disability
Old age
Aging
Focal group
dc.subject.eng.fl_str_mv Intellectual disability
Old age
Aging
Focal group
description Compreendendo a velhice como categoria socialmente construída através dos processos de socialização estabelecidos pelo indivíduo ao longo do curso de sua vida e que vão lhe permitir construir sua identidade, considera-se o envelhecimento como um processo individual, entendido e vivenciado por cada um desde o lugar e o papel que a sociedade lhe destina. Partindo dessas concepções, pensar num grupo que tem sua realidade pautada pela exclusão social (do mundo das relações, da escola, do trabalho, etc) implica buscar conhecer como essas pessoas estão percebendo e vivenciando o processo de envelhecimento. Nesta pesquisa, um grupo de adultos com deficiência intelectual nos fala de suas experiências com o processo de envelhecimento e suas imagens da velhice. Por meio da Observação Participante e da técnica do Grupo Focal adaptada às particularidades do grupo, se buscou conhecer os seus saberes e representações da velhice e do processo de envelhecimento. Este estudo pôde se aproximar da construção do conhecimento desse grupo sobre a velhice e o processo de envelhecimento, passando pelas particularidades que marcam o curso de vida dos integrantes do grupo e as construções de si mesmos enquanto sujeitos sociais. Pois é a partir do lugar e papel atribuídos aos sujeitos com deficiência intelectual em nossa sociedade que eles constroem as suas experiências de envelhecimento e é a partir desse lugar que enxergam e nos falam sobre a velhice. É necessário salientar que embora se aborde uma discussão sobre o processo de envelhecimento no contexto da deficiência intelectual, a pesquisa trata de discutir essa questão em um grupo específico de indivíduos, não cabendo generalizações, visto que tanto as maneiras de envelhecer quanto as experiências com a deficiência intelectual são bastante distintas e diversas, e envolvem os mais diversos determinantes.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-12-19T01:39:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/61972
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000867890
url http://hdl.handle.net/10183/61972
identifier_str_mv 000867890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61972/1/000867890.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61972/2/000867890.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61972/3/000867890.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 984de9fe65ce48d3f01805b057c2d4cf
68fd6ba58613dd471454ed4fd225aac2
eaa5c988edaa8062fe51308603ee90c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085247701745664