Entre confetes e serpentinas : é a ciência pedindo passagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Alessandro Cury
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141315
Resumo: Esta pesquisa desenvolve uma análise de temáticas sobre a ciência junto aos desfiles das escolas de samba carioca e os seus desdobramentos. Para tanto, engendramos o andamento da pesquisa em cinco momentos distintos que percorrem nosso movimento no campo de pesquisa, bem como as análises para que se possa contar sobre a ciência que se encontra nesses desfiles. No primeiro artigo, buscou-se analisar a legitimidade, sinalizando para como a ciência e o desfile têm se imbricado, criando categorias de temas identificados como “temáticas científicas” junto aos desfiles das escolas de samba cariocas, com a intenção de observar como esses foram pedagogizados/enredados para dar conta do evento e de seu entendimento pelos atores/sujeitos envolvidos. O segundo movimento dá conta de sinalizar para a importância da Marquês de Sapucaí, que é tomada como documento (na perspectiva foucaultina), que fala, que vê, que estabelece os tempos, que educa e cria maneiras de desfilar, de contar as temáticas sobre a ciência. O terceiro artigo aborda os principais aspectos que compõem o desfile de uma escola de samba, tendo como objeto o emblemático desfile da Unidos da Tijuca no carnaval de 2004, com o enredo “O sonho da criação e a criação do sonho: a arte da ciência no tempo do impossível”, analisando as diferentes fases de elaboração do desfile, destacando suas linguagens e observando o potencial de cada uma delas, para discutir as questões relacionadas à Ciência. O quarto artigo coloca em evidência a fala dos internautas que acompanham os desfiles das escolas de samba, dos trabalhadores dos barracões do grupo especial carioca e dos membros da academia (pesquisadores) que dirão o quão legítimo e potente é (ou não) este ambiente para que possamos constituir a Ciência que se encontra presente. No quinto e último artigo mostra alguns outros monumentos por nós selecionados que visibilizam outros ditos sobre a ciência para além dos muros da Sapucaí e a potência das escolhas que fazemos para constituirmos nossas aprendizagens.
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O segundo movimento dá conta de sinalizar para a importância da Marquês de Sapucaí, que é tomada como documento (na perspectiva foucaultina), que fala, que vê, que estabelece os tempos, que educa e cria maneiras de desfilar, de contar as temáticas sobre a ciência. O terceiro artigo aborda os principais aspectos que compõem o desfile de uma escola de samba, tendo como objeto o emblemático desfile da Unidos da Tijuca no carnaval de 2004, com o enredo “O sonho da criação e a criação do sonho: a arte da ciência no tempo do impossível”, analisando as diferentes fases de elaboração do desfile, destacando suas linguagens e observando o potencial de cada uma delas, para discutir as questões relacionadas à Ciência. O quarto artigo coloca em evidência a fala dos internautas que acompanham os desfiles das escolas de samba, dos trabalhadores dos barracões do grupo especial carioca e dos membros da academia (pesquisadores) que dirão o quão legítimo e potente é (ou não) este ambiente para que possamos constituir a Ciência que se encontra presente. No quinto e último artigo mostra alguns outros monumentos por nós selecionados que visibilizam outros ditos sobre a ciência para além dos muros da Sapucaí e a potência das escolhas que fazemos para constituirmos nossas aprendizagens.This research develops a thematic analysis on science to the parades of the samba schools and its consequences. To do so, engender the progress of research in five distinct phases that run our movement in the field of research and analysis so that we can tell about the science that is in these parades. In the first article, we attempted to analyze the legitimacy, signaling how science and the parade have been interwoven, creating categories of topics identified as "scientific issues" with the parades of Rio's samba schools, with the intention of observing how these were pedagogizados/entangled to handle the event and its understanding by the actors / subjects involved. The second movement realizes signal the importance of the Marques de Sapucai, which is taken as a document (in foucaultina perspective), talking, seeing, establishing the times, which educates and creates ways to parade, to tell the themes on the science. The third article discusses the main aspects that make up the parade of a samba school, having as object the emblematic Tijuca States parade in the 2004 carnival, with the theme "The dream of creation and the creation of the dream: the art of science at the time of the impossible", analyzing the different stages of preparation of the show, highlighting their languages and observing the potential of each of them, to discuss issues related to Science. The fourth article highlights the speech of netizens that accompany the parades of the samba schools, workers' huts of carioca special group and members of academia (researchers) who will tell how legitimate and powerful is (or not) this environment for we can provide the science that is present. In the fifth and final article shows some other monuments selected by us that show other sayings about science beyond the walls of Sapucai and the power of the choices we make for our learning.application/pdfporCiênciaConhecimento científicoCarnavalCulturaEducaçãoScienceCarnivalEducationEntre confetes e serpentinas : é a ciência pedindo passageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991700.pdf000991700.pdfTexto completoapplication/pdf2603064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141315/1/000991700.pdfd8980e45743d413807763d10a9d4b6b7MD51TEXT000991700.pdf.txt000991700.pdf.txtExtracted Texttext/plain243662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141315/2/000991700.pdf.txt76d695a10d2e730b2f9308e2c537fea9MD52THUMBNAIL000991700.pdf.jpg000991700.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141315/3/000991700.pdf.jpg43bae557cdfccb28e83e78a3a96aba8aMD5310183/1413152018-10-25 09:58:04.155oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:58:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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