Da Uni-versidade para a multi-versidade: redes de ação e convivência em uma proposta de graduação com o uso de AVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daudt, Sônia Isabel Dondonis
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/12182
Resumo: Esta tese é o resultado de um estudo embasado principalmente na Teoria da Biologia do Conhecer, do biólogo Humberto Maturana, em uma reflexão sobre uma história de entrelaçamentos de vivências no âmbito de uma experiência pedagógica diferente da tradicionalmente desenvolvida em um curso de graduação, e de como esta maneira de ver e viver a educação pode produzir outras relações nos domínios do ensino. O principal foco de investigação foi: estudar como as ações docentes e discentes estabelecidas no operar de um curso de graduação, a partir de uma proposta pedagógica por Programas de Aprendizagem e o uso do AVA, podem produzir outras relações nos domínios do ensino, da pesquisa e da extensão. Adotando uma metodologia de estudo de caso, o componente empírico deste trabalho apresenta e analisa o Curso de Administração: Gestão, Inovação e Liderança, uma iniciativa que implementa um modelo de curso com um currículo organizado por Programas de Aprendizagem, com o uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Uma diversidade de fontes de informações subsidiou a análise deste estudo: entrevistas, anotações de campo e extratos eletrônicos, que foram cruzados e complementados entre si. As evidências resultantes desta investigação mostram que as mudanças instituídas nos modos de operar neste curso – que refletem nas relações entre pesquisa, ensino e extensão, estão relacionadas às maneiras como os sujeitos conversaram entre si, formando novas redes de ação e de convivência.
id URGS_fc092fc0679f5f48ec70054730f4c18e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12182
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Daudt, Sônia Isabel DondonisMaraschin, CleciCarvalho, Ana Amélia Costa da Conceição Amorim Soares de2008-03-18T04:11:33Z2005http://hdl.handle.net/10183/12182000617458Esta tese é o resultado de um estudo embasado principalmente na Teoria da Biologia do Conhecer, do biólogo Humberto Maturana, em uma reflexão sobre uma história de entrelaçamentos de vivências no âmbito de uma experiência pedagógica diferente da tradicionalmente desenvolvida em um curso de graduação, e de como esta maneira de ver e viver a educação pode produzir outras relações nos domínios do ensino. O principal foco de investigação foi: estudar como as ações docentes e discentes estabelecidas no operar de um curso de graduação, a partir de uma proposta pedagógica por Programas de Aprendizagem e o uso do AVA, podem produzir outras relações nos domínios do ensino, da pesquisa e da extensão. Adotando uma metodologia de estudo de caso, o componente empírico deste trabalho apresenta e analisa o Curso de Administração: Gestão, Inovação e Liderança, uma iniciativa que implementa um modelo de curso com um currículo organizado por Programas de Aprendizagem, com o uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Uma diversidade de fontes de informações subsidiou a análise deste estudo: entrevistas, anotações de campo e extratos eletrônicos, que foram cruzados e complementados entre si. As evidências resultantes desta investigação mostram que as mudanças instituídas nos modos de operar neste curso – que refletem nas relações entre pesquisa, ensino e extensão, estão relacionadas às maneiras como os sujeitos conversaram entre si, formando novas redes de ação e de convivência.This thesis is the result of a theorical study based mainly on the Theory of Knowing Biology, of the biologist Humberto Maturana, and on a thinking about a history of interlacements of experiences of life in the scope of a pedagogical experiment which is different from the one that is traditionally developed throughout an undergraduate course, and how this way of seeing and living education may create other relations in teaching areas. The main focus of research was to study how the actions of professors and students established in the functioning of an undergraduate course, from a pedagogical proposal of Learning Programs and the AVA (Virtual Environment of Learning), may create other relations in teaching, researching, and extension areas. Using a study-case methodology, the empiric component of this work presents and analyzes the Business Administration Course: Management, Innovation and Leadership, an initiative that implements a model of a course of which curriculum is organized by Learning Programs, with the use of a Virtual Environment of Learning. Several sources of information subsidized the analysis of this study: interviews, field notes, and electronic extracts that were crossed between each other and complemented with each other. The resulting evidences of this research show that the changes established in the ways of working in this course – that reflect in the relations between research, teaching and extension -, are related to the ways the subjects have talked to each other, building new networks of action and sociability.application/pdfporAmbiente de aprendizagemAmbiente virtualSoftware educacionalRealidade virtualInformáticaEducaçãoAprendizagemDa Uni-versidade para a multi-versidade: redes de ação e convivência em uma proposta de graduação com o uso de AVAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdiciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000617458.pdf.txt000617458.pdf.txtExtracted Texttext/plain536060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12182/2/000617458.pdf.txt8c0a248c149a5565f58eeefc10e8f860MD52ORIGINAL000617458.pdf000617458.pdfTexto completoapplication/pdf2110703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12182/1/000617458.pdf4deef108f061ca7b2b8bdcd0219997c6MD51THUMBNAIL000617458.pdf.jpg000617458.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12182/3/000617458.pdf.jpg1a7c849c09931a689355fede89b38713MD5310183/121822018-10-08 07:53:25.258oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12182Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T10:53:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da Uni-versidade para a multi-versidade: redes de ação e convivência em uma proposta de graduação com o uso de AVA
title Da Uni-versidade para a multi-versidade: redes de ação e convivência em uma proposta de graduação com o uso de AVA
spellingShingle Da Uni-versidade para a multi-versidade: redes de ação e convivência em uma proposta de graduação com o uso de AVA
Daudt, Sônia Isabel Dondonis
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Software educacional
Realidade virtual
Informática
Educação
Aprendizagem
title_short Da Uni-versidade para a multi-versidade: redes de ação e convivência em uma proposta de graduação com o uso de AVA
title_full Da Uni-versidade para a multi-versidade: redes de ação e convivência em uma proposta de graduação com o uso de AVA
title_fullStr Da Uni-versidade para a multi-versidade: redes de ação e convivência em uma proposta de graduação com o uso de AVA
title_full_unstemmed Da Uni-versidade para a multi-versidade: redes de ação e convivência em uma proposta de graduação com o uso de AVA
title_sort Da Uni-versidade para a multi-versidade: redes de ação e convivência em uma proposta de graduação com o uso de AVA
author Daudt, Sônia Isabel Dondonis
author_facet Daudt, Sônia Isabel Dondonis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daudt, Sônia Isabel Dondonis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maraschin, Cleci
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Carvalho, Ana Amélia Costa da Conceição Amorim Soares de
contributor_str_mv Maraschin, Cleci
Carvalho, Ana Amélia Costa da Conceição Amorim Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Software educacional
Realidade virtual
Informática
Educação
Aprendizagem
topic Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Software educacional
Realidade virtual
Informática
Educação
Aprendizagem
description Esta tese é o resultado de um estudo embasado principalmente na Teoria da Biologia do Conhecer, do biólogo Humberto Maturana, em uma reflexão sobre uma história de entrelaçamentos de vivências no âmbito de uma experiência pedagógica diferente da tradicionalmente desenvolvida em um curso de graduação, e de como esta maneira de ver e viver a educação pode produzir outras relações nos domínios do ensino. O principal foco de investigação foi: estudar como as ações docentes e discentes estabelecidas no operar de um curso de graduação, a partir de uma proposta pedagógica por Programas de Aprendizagem e o uso do AVA, podem produzir outras relações nos domínios do ensino, da pesquisa e da extensão. Adotando uma metodologia de estudo de caso, o componente empírico deste trabalho apresenta e analisa o Curso de Administração: Gestão, Inovação e Liderança, uma iniciativa que implementa um modelo de curso com um currículo organizado por Programas de Aprendizagem, com o uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Uma diversidade de fontes de informações subsidiou a análise deste estudo: entrevistas, anotações de campo e extratos eletrônicos, que foram cruzados e complementados entre si. As evidências resultantes desta investigação mostram que as mudanças instituídas nos modos de operar neste curso – que refletem nas relações entre pesquisa, ensino e extensão, estão relacionadas às maneiras como os sujeitos conversaram entre si, formando novas redes de ação e de convivência.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-03-18T04:11:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/12182
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000617458
url http://hdl.handle.net/10183/12182
identifier_str_mv 000617458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12182/2/000617458.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12182/1/000617458.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12182/3/000617458.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c0a248c149a5565f58eeefc10e8f860
4deef108f061ca7b2b8bdcd0219997c6
1a7c849c09931a689355fede89b38713
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736799585730560