Criatividade em música : concepções da prática e performance criativa a partir da trajetória de flautistas brasileiros da música de concerto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Mayara Araujo do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230359
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo investigar a concepções da prática e performance criativa a partir da trajetória de flautistas brasileiros da música de concerto. As bases teóricas desta dissertação, apoiadas em Davidson e McPherson, Duffy, Gaunt, Harrop, Rink et al., Smart, Green, e Wise et al., percebem a criatividade como aspecto desenvolvido ao longo da aprendizagem do indivíduo, que operacionaliza questões sociais, individuais, reflexivas e ações realizadas; a criatividade é concebida a partir de contextos de aprendizagens formais e informais, deliberadas e inconscientes; e a criatividade é localizada no contextos aos quais se insere e aos valores que estes contextos lhe atribuem. A estratégia metodológica da investigação ocorreu em duas etapas: o primeiro procedimento metodológico foi o levantamento que contou com um questionário respondido por 54 flautistas brasileiros de nível intermediário à expert – nesta etapa a trajetória de desenvolvimento dos flautistas foi dividida em três fases: Fase Inicial, Fase Intermediária e Fase Avançada, e as questões buscaram compreender os contextos de aprendizagem, as sensações emocionais e os aspectos criativos relacionados à cada uma das fases, estas compreensões se configuraram como um levantamento inicial do campo de forma à orientar as questões à serem aprofundadas no segundo procedimento metodológico. O segundo procedimento metodológico foi a realização de três entrevistas retrospectivas semiestruturadas com Flautistas Expert. Como resultado, as coletas realizadas forneceram pistas à percepção da criatividade, do ponto de vista dos músicos, como um aspecto desenvolvido ao longo da formação, prática e performance musical; e encontrou o modelo que percebe a criatividade sendo abordada a partir de três perspectivas: as da criação, que podem envolver atividades de composição e improvisação; as extramusicais, que relacionam as experiências gerais à prática musical; e as da liberdade da interpretação musical, que são as reflexões que orientam as decisões e posicionamento dos músicos frente à suas práticas e performances musicais – estas três perspectivas da criatividade, para os flautistas, são ferramentas da expressão musical.
id URGS_fdf7ba2b72c58c3de6202c4ba4e9753a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230359
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Amaral, Mayara Araujo doWinter, Leonardo Loureiro2021-10-01T04:25:57Z2021http://hdl.handle.net/10183/230359001131890Esta dissertação teve como objetivo investigar a concepções da prática e performance criativa a partir da trajetória de flautistas brasileiros da música de concerto. As bases teóricas desta dissertação, apoiadas em Davidson e McPherson, Duffy, Gaunt, Harrop, Rink et al., Smart, Green, e Wise et al., percebem a criatividade como aspecto desenvolvido ao longo da aprendizagem do indivíduo, que operacionaliza questões sociais, individuais, reflexivas e ações realizadas; a criatividade é concebida a partir de contextos de aprendizagens formais e informais, deliberadas e inconscientes; e a criatividade é localizada no contextos aos quais se insere e aos valores que estes contextos lhe atribuem. A estratégia metodológica da investigação ocorreu em duas etapas: o primeiro procedimento metodológico foi o levantamento que contou com um questionário respondido por 54 flautistas brasileiros de nível intermediário à expert – nesta etapa a trajetória de desenvolvimento dos flautistas foi dividida em três fases: Fase Inicial, Fase Intermediária e Fase Avançada, e as questões buscaram compreender os contextos de aprendizagem, as sensações emocionais e os aspectos criativos relacionados à cada uma das fases, estas compreensões se configuraram como um levantamento inicial do campo de forma à orientar as questões à serem aprofundadas no segundo procedimento metodológico. O segundo procedimento metodológico foi a realização de três entrevistas retrospectivas semiestruturadas com Flautistas Expert. Como resultado, as coletas realizadas forneceram pistas à percepção da criatividade, do ponto de vista dos músicos, como um aspecto desenvolvido ao longo da formação, prática e performance musical; e encontrou o modelo que percebe a criatividade sendo abordada a partir de três perspectivas: as da criação, que podem envolver atividades de composição e improvisação; as extramusicais, que relacionam as experiências gerais à prática musical; e as da liberdade da interpretação musical, que são as reflexões que orientam as decisões e posicionamento dos músicos frente à suas práticas e performances musicais – estas três perspectivas da criatividade, para os flautistas, são ferramentas da expressão musical.This research aims to investigate the conceptions of creative practice and performance on the learning path of brazilian flutists in concert music. The theoretical bases of this dissertation, supported in Davidson e McPherson, Duffy, Gaunt, Harrop, Rink et al., Smart, Green, and Wise et al., perceive creativity as an aspect developed throughout the individual's learning process, which operationalizes social, individual, reflective issues and actions taken; creativity is conceived from formal and informal, deliberate and unconscious learning contexts; and creativity is located in the contexts to which it is inserted and the values that these contexts attribute to it. The methodological strategy of the investigation took place in two stages: the first procedure was a survey that included a questionnaire answered by 54 Brazilian flutists from intermediate to expert level – the flutists' development trajectory was divided into three phases: Initial Phase, Intermediate Phase and Advanced Phase, and the questions sought to understand the learning contexts, emotional sensations and creative aspects related to each of the phases, these understandings were configured as an initial survey of the field in order to guide the questions to be deepened in the second methodological procedure. The second procedure was the realization of three semi-structured retrospective interviews with Expert Flautists. As a result, the collections carried out provided clues to the perception of creativity, from the point of view of the musicians, as an aspect developed throughout their training, practice and musical performance; and found the model that perceives creativity being approached from three perspectives: the perspectives of creation, which can involve activities of composition and improvisation; the extra-musical perspectives, which relate general experiences to musical practice; and the perspectives of freedom in musical interpretation, which are the reflections that guide musicians' decisions and positioning in relation to their musical practices and performances – these three perspectives of creativity, for flutists, are tools of musical expression.application/pdfporCriatividade musicalPerformance (Música)Aprendizagem musicalFlautistas : BrasilCreative practiceCreativity in musical performanceExpert performanceMusical learningBrazilian flutistsConcert musicCriatividade em música : concepções da prática e performance criativa a partir da trajetória de flautistas brasileiros da música de concertoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131890.pdf.txt001131890.pdf.txtExtracted Texttext/plain512016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230359/2/001131890.pdf.txte88ab65e2f3036ea4d5b474ac2c2ab14MD52ORIGINAL001131890.pdfTexto completoapplication/pdf3003167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230359/1/001131890.pdf68188ecc597704e63afd77fb4fafc132MD5110183/2303592021-10-04 04:23:02.38518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-10-04T07:23:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criatividade em música : concepções da prática e performance criativa a partir da trajetória de flautistas brasileiros da música de concerto
title Criatividade em música : concepções da prática e performance criativa a partir da trajetória de flautistas brasileiros da música de concerto
spellingShingle Criatividade em música : concepções da prática e performance criativa a partir da trajetória de flautistas brasileiros da música de concerto
Amaral, Mayara Araujo do
Criatividade musical
Performance (Música)
Aprendizagem musical
Flautistas : Brasil
Creative practice
Creativity in musical performance
Expert performance
Musical learning
Brazilian flutists
Concert music
title_short Criatividade em música : concepções da prática e performance criativa a partir da trajetória de flautistas brasileiros da música de concerto
title_full Criatividade em música : concepções da prática e performance criativa a partir da trajetória de flautistas brasileiros da música de concerto
title_fullStr Criatividade em música : concepções da prática e performance criativa a partir da trajetória de flautistas brasileiros da música de concerto
title_full_unstemmed Criatividade em música : concepções da prática e performance criativa a partir da trajetória de flautistas brasileiros da música de concerto
title_sort Criatividade em música : concepções da prática e performance criativa a partir da trajetória de flautistas brasileiros da música de concerto
author Amaral, Mayara Araujo do
author_facet Amaral, Mayara Araujo do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Mayara Araujo do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Winter, Leonardo Loureiro
contributor_str_mv Winter, Leonardo Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade musical
Performance (Música)
Aprendizagem musical
Flautistas : Brasil
topic Criatividade musical
Performance (Música)
Aprendizagem musical
Flautistas : Brasil
Creative practice
Creativity in musical performance
Expert performance
Musical learning
Brazilian flutists
Concert music
dc.subject.eng.fl_str_mv Creative practice
Creativity in musical performance
Expert performance
Musical learning
Brazilian flutists
Concert music
description Esta dissertação teve como objetivo investigar a concepções da prática e performance criativa a partir da trajetória de flautistas brasileiros da música de concerto. As bases teóricas desta dissertação, apoiadas em Davidson e McPherson, Duffy, Gaunt, Harrop, Rink et al., Smart, Green, e Wise et al., percebem a criatividade como aspecto desenvolvido ao longo da aprendizagem do indivíduo, que operacionaliza questões sociais, individuais, reflexivas e ações realizadas; a criatividade é concebida a partir de contextos de aprendizagens formais e informais, deliberadas e inconscientes; e a criatividade é localizada no contextos aos quais se insere e aos valores que estes contextos lhe atribuem. A estratégia metodológica da investigação ocorreu em duas etapas: o primeiro procedimento metodológico foi o levantamento que contou com um questionário respondido por 54 flautistas brasileiros de nível intermediário à expert – nesta etapa a trajetória de desenvolvimento dos flautistas foi dividida em três fases: Fase Inicial, Fase Intermediária e Fase Avançada, e as questões buscaram compreender os contextos de aprendizagem, as sensações emocionais e os aspectos criativos relacionados à cada uma das fases, estas compreensões se configuraram como um levantamento inicial do campo de forma à orientar as questões à serem aprofundadas no segundo procedimento metodológico. O segundo procedimento metodológico foi a realização de três entrevistas retrospectivas semiestruturadas com Flautistas Expert. Como resultado, as coletas realizadas forneceram pistas à percepção da criatividade, do ponto de vista dos músicos, como um aspecto desenvolvido ao longo da formação, prática e performance musical; e encontrou o modelo que percebe a criatividade sendo abordada a partir de três perspectivas: as da criação, que podem envolver atividades de composição e improvisação; as extramusicais, que relacionam as experiências gerais à prática musical; e as da liberdade da interpretação musical, que são as reflexões que orientam as decisões e posicionamento dos músicos frente à suas práticas e performances musicais – estas três perspectivas da criatividade, para os flautistas, são ferramentas da expressão musical.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-01T04:25:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230359
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001131890
url http://hdl.handle.net/10183/230359
identifier_str_mv 001131890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230359/2/001131890.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230359/1/001131890.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e88ab65e2f3036ea4d5b474ac2c2ab14
68188ecc597704e63afd77fb4fafc132
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085565600628736