Influência do sistema de avaliação da CAPES na qualidade dos programas de pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maria Amelia Aragão
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37045
Resumo: Reflexões são propostas sobre o Sistema de Avaliação da Pós-Graduação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) desde 1976, sua evolução e questões que têm sido discutidas pela comunidade acadêmica. O tema da dissertação se insere na linha de pesquisa em educação em ciências do programa, na medida em que explora as determinações éticas da ciência em relação a avaliação pelos pares e a necessidade da produção científica. Indicadores são também propostos para avaliar a sua eficácia à melhoria de qualidade dos programas de pós-graduação e a efetividade das políticas adotadas, identificando aspectos que têm influenciado à melhoria de qualidade da formação de pessoal para o desenvolvimento científico e tecnológico. Esta dissertação se relaciona com a educação em ciências na medida em que a avaliação da qualidade da produção científica pelos pares é uma das determinações éticas do fazer da ciência e compõe o conjunto de aprendizagem dos pesquisadores. A abordagem adotada foi quantitativa, com base nas estatís ticas da Capes, bem como qualitativa a partir das respostas à uma consulta enviada aos coordenadores dos programas que tiveram resultados alterados em todas as áreas nas avaliações trienais de 2001, 2004 e 2007,com base nas percepções dos distintos protagonistas (dirigentes, ex-dirigentes da Capes e coordenadores de programas), e sistêmica, sob a perspectiva dos atores envolvidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Para apoiar a fundamentação teórica desta pesquisa foi feita uma revisão do Estado da Arte sobre avaliação da qualidade dos programas de pesquisa e pós-graduação, incluindo publicações de artigos, dissertações, teses, e revisões, nas bases, Google Scholar Avançada, Scirus e Web of Science, que permitiram a escolha dos textos, cujas sínteses são também apresentadas sobre questões polêmicas que vêm sendo discutidas, sobretudo nos EUA e Reino Unido em relação aos processos de avaliação pelos pares, desde a década de 1960. Os resultados mostraram de forma inequívoca que o Sistema de Avaliação da Capes tem contribuído de forma significativa à manutenção e melhoria da qualidade dos programas. Por outro lado, as percepções dos coordenadores sobre o Sistema Qualis ainda são objeto de hesitações e polêmicas. A dimensão da produção científica precisa ser mais discutida e aperfeiçoada, conforme ficou evidenciado na revisão do Estado da Arte, e nas respostas dos coordenadores a respeito dos julgamentos pelos pares sobre a qualidade dos artigos, com a introdução do Sistema Qualis. A pesquisa mostrou que não há consenso em relação a esse quesito. As entrevistas ensejaram uma boa revisão histórica do processo de avaliação dos programas de pós-graduação desenvolvido pela Capes, desde o início, imaginado apenas para orientar as atividades de fomento, aos pontos de inflexão, com mais informatização e esforço de sistematização continuada, e finalmente, a inserção do Qualis, que ainda requer mais reflexões, aperfeiçoamentos e, complementos. A situação atual do sistema de avaliação dos programas profissionais também é apresentada, o que ensejou a identificação de questões para futuras investigações.
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Esta dissertação se relaciona com a educação em ciências na medida em que a avaliação da qualidade da produção científica pelos pares é uma das determinações éticas do fazer da ciência e compõe o conjunto de aprendizagem dos pesquisadores. A abordagem adotada foi quantitativa, com base nas estatís ticas da Capes, bem como qualitativa a partir das respostas à uma consulta enviada aos coordenadores dos programas que tiveram resultados alterados em todas as áreas nas avaliações trienais de 2001, 2004 e 2007,com base nas percepções dos distintos protagonistas (dirigentes, ex-dirigentes da Capes e coordenadores de programas), e sistêmica, sob a perspectiva dos atores envolvidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Para apoiar a fundamentação teórica desta pesquisa foi feita uma revisão do Estado da Arte sobre avaliação da qualidade dos programas de pesquisa e pós-graduação, incluindo publicações de artigos, dissertações, teses, e revisões, nas bases, Google Scholar Avançada, Scirus e Web of Science, que permitiram a escolha dos textos, cujas sínteses são também apresentadas sobre questões polêmicas que vêm sendo discutidas, sobretudo nos EUA e Reino Unido em relação aos processos de avaliação pelos pares, desde a década de 1960. Os resultados mostraram de forma inequívoca que o Sistema de Avaliação da Capes tem contribuído de forma significativa à manutenção e melhoria da qualidade dos programas. Por outro lado, as percepções dos coordenadores sobre o Sistema Qualis ainda são objeto de hesitações e polêmicas. A dimensão da produção científica precisa ser mais discutida e aperfeiçoada, conforme ficou evidenciado na revisão do Estado da Arte, e nas respostas dos coordenadores a respeito dos julgamentos pelos pares sobre a qualidade dos artigos, com a introdução do Sistema Qualis. A pesquisa mostrou que não há consenso em relação a esse quesito. As entrevistas ensejaram uma boa revisão histórica do processo de avaliação dos programas de pós-graduação desenvolvido pela Capes, desde o início, imaginado apenas para orientar as atividades de fomento, aos pontos de inflexão, com mais informatização e esforço de sistematização continuada, e finalmente, a inserção do Qualis, que ainda requer mais reflexões, aperfeiçoamentos e, complementos. A situação atual do sistema de avaliação dos programas profissionais também é apresentada, o que ensejou a identificação de questões para futuras investigações.Reflections are proposed on the Assessment of Graduate Programs developed by Capes (Coordination for Higher Level Personnel) since 1976, and issues which have been discussed by the academic community. Indicators for assessment of its impact to upgrade the quality of the graduate programs and the effectiveness of the policies of personnel qualification for scientific and technological development, and introduction of innovations are proposed. This dissertation is related to education in science since the evaluation of the quality of scientific production by peer review is one of the ethical mandates of doing science and composes the researchers learning. The approach is quantitative with basis on the statistics from Capes, and also from a an electronic consultation of programs coordinators, which results were altered in the periods started in 2001, 2004, and 2007, as well as qualitative and systemic, discussing the perspective of distinct players involved in the National System of Graduate Programs. In order to support the theoretical basis of this research a comprehensive and extensive State of the Art review has been performed concerning the quality of the assessment of research and graduate programs, including publications of articles, dissertations, thesis, and reviews, on the information basis of Advanced Google Scholar, Scirus, and Web of Science that enhanced the choice of texts which synthesis are presented about polemic issues that are discussed specially in US and UK related to the processes of peer review since the sixties. The results showed unequivocally that the Evaluation System of Capes has contributed significantly to the maintenance and improvement of the quality of programs. On the other hand, the perceptions from the programs coordinators concerning the Qualis System yet show hesitations and polemics. The dimension of scientific production needs to be further discussed and refined, as was evidenced in the review of the State of the Art, and by the replies of the coordinators of peer judgments about the quality of articles, with the introduction of Qualis System. The research has shown that there is no consensus regarding to that aspect. The interviews enabled the historic review of the process of evaluation of graduate programs developed by Capes, from its beginning, imagined only to serve as guidance for funding, considering also the turning points, and use of information technology and continued effort of systematization, and finally, the insertion of the Qualis that still require more reflections, enhancements and complements. The present situation of the system is discussed specially with respect to the concept and assessment of professional and interdisciplinary programs. From this presentation some issues were raised for future investigation.application/pdfporEducação de pós-graduaçãoAvaliação educacionalQualidade do ensinoIndicadoresEficáciaAssessment of graduate programsIndicators of effectivenessInfluência do sistema de avaliação da CAPES na qualidade dos programas de pós-graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819661.pdf.txt000819661.pdf.txtExtracted Texttext/plain205382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37045/2/000819661.pdf.txt1bfcecc76d35b62cc96bea63ece84043MD52ORIGINAL000819661.pdf000819661.pdfTexto completoapplication/pdf587363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37045/1/000819661.pdfc839d311895b5f395db58da78bafc488MD51THUMBNAIL000819661.pdf.jpg000819661.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37045/3/000819661.pdf.jpg348a1f1e39fc63ceb25c2461ff8cc491MD5310183/370452022-08-14 04:46:42.262421oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37045Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-14T07:46:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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