Física e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36387 |
Resumo: | O presente trabalho, que se fundamenta na Epistemologia Genética de Jean Piaget, trata da investigação da noção de conservação de energia em alunos do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada a partir de situações experimentais com base no Método Clínico. Os sujeitos foram 17 alunos, com idade entre 16 e 18 anos, de uma escola estadual de Ensino Médio, da cidade de Porto Alegre. Foram encontrados três níveis de desenvolvimento para a noção de conservação de energia. Este trabalho aponta os rumos futuros da pesquisa em nível de doutoramento, na qual serão investigadas, em uma turma de Ensino Médio, as repercussões de uma estratégia de ensino baseada na noção de conservação de energia, tratada com tema transversal dentro de diferentes contextos da Física. |
id |
URGS_fff4521100b881a76359cc132dcec5d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36387 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Luduvico, Luciano PereiraCollares, Darli2012-01-17T01:19:41Z2011http://hdl.handle.net/10183/36387000817169O presente trabalho, que se fundamenta na Epistemologia Genética de Jean Piaget, trata da investigação da noção de conservação de energia em alunos do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada a partir de situações experimentais com base no Método Clínico. Os sujeitos foram 17 alunos, com idade entre 16 e 18 anos, de uma escola estadual de Ensino Médio, da cidade de Porto Alegre. Foram encontrados três níveis de desenvolvimento para a noção de conservação de energia. Este trabalho aponta os rumos futuros da pesquisa em nível de doutoramento, na qual serão investigadas, em uma turma de Ensino Médio, as repercussões de uma estratégia de ensino baseada na noção de conservação de energia, tratada com tema transversal dentro de diferentes contextos da Física.This work, which is based on Genetic Epistemology of Jean Piaget, researches the notion of conservation of energy in high school students. The data acquisition was performed from an experimental situation based on the Clinical Method. The subjects were 17 students, aged between 16 and 18 years old, from a state high school in the city of Porto Alegre. Were found three levels of development for the notion of conservation of energy. This work points out the future directions of research in doctoral level, which will be investigated in a group of high school students, the repercussions of a teaching strategy based on the notion of conservation of energy, treated like a cross-cutting theme within different contexts of Physics.application/pdfporEpistemologia genéticaFísicaEnsino médioGenetic epistemologyPhysics teachingHigh schoolFísica e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000817169.pdf000817169.pdfTexto completoapplication/pdf763976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36387/1/000817169.pdfef3d86259841f8651061686794b8384bMD51TEXT000817169.pdf.txt000817169.pdf.txtExtracted Texttext/plain66111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36387/2/000817169.pdf.txt0e0b5a5a3d94770f4a04af72803db3f9MD52THUMBNAIL000817169.pdf.jpg000817169.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36387/3/000817169.pdf.jpg9c92f478f053001462d38c94b9b1251eMD5310183/363872018-10-11 08:44:09.957oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:44:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Física e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médio |
title |
Física e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médio |
spellingShingle |
Física e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médio Luduvico, Luciano Pereira Epistemologia genética Física Ensino médio Genetic epistemology Physics teaching High school |
title_short |
Física e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médio |
title_full |
Física e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médio |
title_fullStr |
Física e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Física e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médio |
title_sort |
Física e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médio |
author |
Luduvico, Luciano Pereira |
author_facet |
Luduvico, Luciano Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luduvico, Luciano Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collares, Darli |
contributor_str_mv |
Collares, Darli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia genética Física Ensino médio |
topic |
Epistemologia genética Física Ensino médio Genetic epistemology Physics teaching High school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Genetic epistemology Physics teaching High school |
description |
O presente trabalho, que se fundamenta na Epistemologia Genética de Jean Piaget, trata da investigação da noção de conservação de energia em alunos do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada a partir de situações experimentais com base no Método Clínico. Os sujeitos foram 17 alunos, com idade entre 16 e 18 anos, de uma escola estadual de Ensino Médio, da cidade de Porto Alegre. Foram encontrados três níveis de desenvolvimento para a noção de conservação de energia. Este trabalho aponta os rumos futuros da pesquisa em nível de doutoramento, na qual serão investigadas, em uma turma de Ensino Médio, as repercussões de uma estratégia de ensino baseada na noção de conservação de energia, tratada com tema transversal dentro de diferentes contextos da Física. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-17T01:19:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36387 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000817169 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36387 |
identifier_str_mv |
000817169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36387/1/000817169.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36387/2/000817169.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36387/3/000817169.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef3d86259841f8651061686794b8384b 0e0b5a5a3d94770f4a04af72803db3f9 9c92f478f053001462d38c94b9b1251e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309012226375680 |