Física e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luduvico, Luciano Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36387
Resumo: O presente trabalho, que se fundamenta na Epistemologia Genética de Jean Piaget, trata da investigação da noção de conservação de energia em alunos do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada a partir de situações experimentais com base no Método Clínico. Os sujeitos foram 17 alunos, com idade entre 16 e 18 anos, de uma escola estadual de Ensino Médio, da cidade de Porto Alegre. Foram encontrados três níveis de desenvolvimento para a noção de conservação de energia. Este trabalho aponta os rumos futuros da pesquisa em nível de doutoramento, na qual serão investigadas, em uma turma de Ensino Médio, as repercussões de uma estratégia de ensino baseada na noção de conservação de energia, tratada com tema transversal dentro de diferentes contextos da Física.
id URGS_fff4521100b881a76359cc132dcec5d4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36387
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Luduvico, Luciano PereiraCollares, Darli2012-01-17T01:19:41Z2011http://hdl.handle.net/10183/36387000817169O presente trabalho, que se fundamenta na Epistemologia Genética de Jean Piaget, trata da investigação da noção de conservação de energia em alunos do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada a partir de situações experimentais com base no Método Clínico. Os sujeitos foram 17 alunos, com idade entre 16 e 18 anos, de uma escola estadual de Ensino Médio, da cidade de Porto Alegre. Foram encontrados três níveis de desenvolvimento para a noção de conservação de energia. Este trabalho aponta os rumos futuros da pesquisa em nível de doutoramento, na qual serão investigadas, em uma turma de Ensino Médio, as repercussões de uma estratégia de ensino baseada na noção de conservação de energia, tratada com tema transversal dentro de diferentes contextos da Física.This work, which is based on Genetic Epistemology of Jean Piaget, researches the notion of conservation of energy in high school students. The data acquisition was performed from an experimental situation based on the Clinical Method. The subjects were 17 students, aged between 16 and 18 years old, from a state high school in the city of Porto Alegre. Were found three levels of development for the notion of conservation of energy. This work points out the future directions of research in doctoral level, which will be investigated in a group of high school students, the repercussions of a teaching strategy based on the notion of conservation of energy, treated like a cross-cutting theme within different contexts of Physics.application/pdfporEpistemologia genéticaFísicaEnsino médioGenetic epistemologyPhysics teachingHigh schoolFísica e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000817169.pdf000817169.pdfTexto completoapplication/pdf763976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36387/1/000817169.pdfef3d86259841f8651061686794b8384bMD51TEXT000817169.pdf.txt000817169.pdf.txtExtracted Texttext/plain66111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36387/2/000817169.pdf.txt0e0b5a5a3d94770f4a04af72803db3f9MD52THUMBNAIL000817169.pdf.jpg000817169.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36387/3/000817169.pdf.jpg9c92f478f053001462d38c94b9b1251eMD5310183/363872018-10-11 08:44:09.957oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:44:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Física e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médio
title Física e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médio
spellingShingle Física e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médio
Luduvico, Luciano Pereira
Epistemologia genética
Física
Ensino médio
Genetic epistemology
Physics teaching
High school
title_short Física e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médio
title_full Física e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médio
title_fullStr Física e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Física e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médio
title_sort Física e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médio
author Luduvico, Luciano Pereira
author_facet Luduvico, Luciano Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luduvico, Luciano Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia genética
Física
Ensino médio
topic Epistemologia genética
Física
Ensino médio
Genetic epistemology
Physics teaching
High school
dc.subject.eng.fl_str_mv Genetic epistemology
Physics teaching
High school
description O presente trabalho, que se fundamenta na Epistemologia Genética de Jean Piaget, trata da investigação da noção de conservação de energia em alunos do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada a partir de situações experimentais com base no Método Clínico. Os sujeitos foram 17 alunos, com idade entre 16 e 18 anos, de uma escola estadual de Ensino Médio, da cidade de Porto Alegre. Foram encontrados três níveis de desenvolvimento para a noção de conservação de energia. Este trabalho aponta os rumos futuros da pesquisa em nível de doutoramento, na qual serão investigadas, em uma turma de Ensino Médio, as repercussões de uma estratégia de ensino baseada na noção de conservação de energia, tratada com tema transversal dentro de diferentes contextos da Física.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-17T01:19:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36387
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000817169
url http://hdl.handle.net/10183/36387
identifier_str_mv 000817169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36387/1/000817169.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36387/2/000817169.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36387/3/000817169.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ef3d86259841f8651061686794b8384b
0e0b5a5a3d94770f4a04af72803db3f9
9c92f478f053001462d38c94b9b1251e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309012226375680