A DESMONTAGEM DO SER HUMANO E AS TÉCNICAS DO ROMANCE MODERNO NO CINEMA: O DUPLO EM CISNE NEGRO, DE DARREN A-RONOFSKY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gebra, Fernando de Moraes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/580
Resumo: O presente artigo discute o ritual de autoconhecimento e o processo de desdo-bramento de personalidade da personagem Nina, do filme Cisne negro (2010), dirigido por Darren Aronofsky. A teoria do duplo, proposta por Sigmund Freud, Otto Rank e Clément Rosset, permite observar como os desdobramentos de pessoa, espaço e tempo (categorias da semiótica discursiva) operam na construção identitária do sujeito na sua relação com o siste-ma social em que está inserido. Apesar de o estudo se centrar em uma narrativa fílmica, as contribuições da literatura e da teoria literária são fundamentais, à medida que a representação dos processos mentais de Nina e a desagregação de sua personalidade fazem parte das mu-danças estruturais presentes no romance moderno, estudado por Anatol Rosenfeld. Conside-ramos as hipóteses de trabalho desse teórico da literatura no que se refere ao “espírito unifica-dor entre as artes” para relacionar as dissoluções na estrutura do romance moderno com as técnicas empregadas no filme Cisne negro, ambas resultantes do processo de fragmentação das identidades.DISASSEMBLY OF HUMANS AND THE TECHNIQUES OF MODERN NOVEL AT THE MOV-IES: THE DOUBLE IN BLACK SWAN, BY DARREN ARONOFSKYThis article discusses the ritual of self-knowledge and the process of unfolding the personality of the character Nina, in the film Black Swan (2010), directed by Darren Aro-nofsky. The theory of the double, proposed by Sigmund Freud, Otto Rank and Clément Ros-set, allows us to see how the ramifications of person, space and time (categories of semiotic discourse) operate in the identity construction of the subject in its relation with the social sys-tem in which is inserted. Although the study focuses on a filmic narrative, the contributions of literature and literary theory are essential, as the representation of mental processes of Nina and the fragmentation of her personality are part of the structural changes present in the mod-ern novel, studied by Anatol Rosenfeld. We consider the assumptions of this theoretical work in literature that refers to "the unifying spirit of the arts" to relate the dissolution in the struc-ture of the modern novel with the techniques employed in the film Black Swan, both from the process of fragmentation of identities.
id URI-1_040e2ffb7ac7a8461aad7ead78c64e6c
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/580
network_acronym_str URI-1
network_name_str Literatura em debate
repository_id_str
spelling A DESMONTAGEM DO SER HUMANO E AS TÉCNICAS DO ROMANCE MODERNO NO CINEMA: O DUPLO EM CISNE NEGRO, DE DARREN A-RONOFSKYCisne negro. Duplo. Ilusão. Semiótica. Identidade.O presente artigo discute o ritual de autoconhecimento e o processo de desdo-bramento de personalidade da personagem Nina, do filme Cisne negro (2010), dirigido por Darren Aronofsky. A teoria do duplo, proposta por Sigmund Freud, Otto Rank e Clément Rosset, permite observar como os desdobramentos de pessoa, espaço e tempo (categorias da semiótica discursiva) operam na construção identitária do sujeito na sua relação com o siste-ma social em que está inserido. Apesar de o estudo se centrar em uma narrativa fílmica, as contribuições da literatura e da teoria literária são fundamentais, à medida que a representação dos processos mentais de Nina e a desagregação de sua personalidade fazem parte das mu-danças estruturais presentes no romance moderno, estudado por Anatol Rosenfeld. Conside-ramos as hipóteses de trabalho desse teórico da literatura no que se refere ao “espírito unifica-dor entre as artes” para relacionar as dissoluções na estrutura do romance moderno com as técnicas empregadas no filme Cisne negro, ambas resultantes do processo de fragmentação das identidades.DISASSEMBLY OF HUMANS AND THE TECHNIQUES OF MODERN NOVEL AT THE MOV-IES: THE DOUBLE IN BLACK SWAN, BY DARREN ARONOFSKYThis article discusses the ritual of self-knowledge and the process of unfolding the personality of the character Nina, in the film Black Swan (2010), directed by Darren Aro-nofsky. The theory of the double, proposed by Sigmund Freud, Otto Rank and Clément Ros-set, allows us to see how the ramifications of person, space and time (categories of semiotic discourse) operate in the identity construction of the subject in its relation with the social sys-tem in which is inserted. Although the study focuses on a filmic narrative, the contributions of literature and literary theory are essential, as the representation of mental processes of Nina and the fragmentation of her personality are part of the structural changes present in the mod-ern novel, studied by Anatol Rosenfeld. We consider the assumptions of this theoretical work in literature that refers to "the unifying spirit of the arts" to relate the dissolution in the struc-ture of the modern novel with the techniques employed in the film Black Swan, both from the process of fragmentation of identities.Literatura em DebateLiteratura em DebateGebra, Fernando de Moraes2013-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/580Literatura em Debate; v. 5, n. 8 (2011): COMPARATISMO E PROCESSO INTERSEMIÓTICO/INTERARTES: LITERATURA, CINEMA, TELEVISÃO, TEATRO, PINTURA, DESENHO; p. 36-57Literatura em Debate; v. 5, n. 8 (2011): COMPARATISMO E PROCESSO INTERSEMIÓTICO/INTERARTES: LITERATURA, CINEMA, TELEVISÃO, TEATRO, PINTURA, DESENHO; p. 36-571982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/580/1075http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/580/1076info:eu-repo/semantics/openAccess2013-02-13T21:57:05Zoai:ojs.200.203.105.109:article/580Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2013-02-13T21:57:05Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv A DESMONTAGEM DO SER HUMANO E AS TÉCNICAS DO ROMANCE MODERNO NO CINEMA: O DUPLO EM CISNE NEGRO, DE DARREN A-RONOFSKY
title A DESMONTAGEM DO SER HUMANO E AS TÉCNICAS DO ROMANCE MODERNO NO CINEMA: O DUPLO EM CISNE NEGRO, DE DARREN A-RONOFSKY
spellingShingle A DESMONTAGEM DO SER HUMANO E AS TÉCNICAS DO ROMANCE MODERNO NO CINEMA: O DUPLO EM CISNE NEGRO, DE DARREN A-RONOFSKY
Gebra, Fernando de Moraes
Cisne negro. Duplo. Ilusão. Semiótica. Identidade.
title_short A DESMONTAGEM DO SER HUMANO E AS TÉCNICAS DO ROMANCE MODERNO NO CINEMA: O DUPLO EM CISNE NEGRO, DE DARREN A-RONOFSKY
title_full A DESMONTAGEM DO SER HUMANO E AS TÉCNICAS DO ROMANCE MODERNO NO CINEMA: O DUPLO EM CISNE NEGRO, DE DARREN A-RONOFSKY
title_fullStr A DESMONTAGEM DO SER HUMANO E AS TÉCNICAS DO ROMANCE MODERNO NO CINEMA: O DUPLO EM CISNE NEGRO, DE DARREN A-RONOFSKY
title_full_unstemmed A DESMONTAGEM DO SER HUMANO E AS TÉCNICAS DO ROMANCE MODERNO NO CINEMA: O DUPLO EM CISNE NEGRO, DE DARREN A-RONOFSKY
title_sort A DESMONTAGEM DO SER HUMANO E AS TÉCNICAS DO ROMANCE MODERNO NO CINEMA: O DUPLO EM CISNE NEGRO, DE DARREN A-RONOFSKY
author Gebra, Fernando de Moraes
author_facet Gebra, Fernando de Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gebra, Fernando de Moraes
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Cisne negro. Duplo. Ilusão. Semiótica. Identidade.
topic Cisne negro. Duplo. Ilusão. Semiótica. Identidade.
description O presente artigo discute o ritual de autoconhecimento e o processo de desdo-bramento de personalidade da personagem Nina, do filme Cisne negro (2010), dirigido por Darren Aronofsky. A teoria do duplo, proposta por Sigmund Freud, Otto Rank e Clément Rosset, permite observar como os desdobramentos de pessoa, espaço e tempo (categorias da semiótica discursiva) operam na construção identitária do sujeito na sua relação com o siste-ma social em que está inserido. Apesar de o estudo se centrar em uma narrativa fílmica, as contribuições da literatura e da teoria literária são fundamentais, à medida que a representação dos processos mentais de Nina e a desagregação de sua personalidade fazem parte das mu-danças estruturais presentes no romance moderno, estudado por Anatol Rosenfeld. Conside-ramos as hipóteses de trabalho desse teórico da literatura no que se refere ao “espírito unifica-dor entre as artes” para relacionar as dissoluções na estrutura do romance moderno com as técnicas empregadas no filme Cisne negro, ambas resultantes do processo de fragmentação das identidades.DISASSEMBLY OF HUMANS AND THE TECHNIQUES OF MODERN NOVEL AT THE MOV-IES: THE DOUBLE IN BLACK SWAN, BY DARREN ARONOFSKYThis article discusses the ritual of self-knowledge and the process of unfolding the personality of the character Nina, in the film Black Swan (2010), directed by Darren Aro-nofsky. The theory of the double, proposed by Sigmund Freud, Otto Rank and Clément Ros-set, allows us to see how the ramifications of person, space and time (categories of semiotic discourse) operate in the identity construction of the subject in its relation with the social sys-tem in which is inserted. Although the study focuses on a filmic narrative, the contributions of literature and literary theory are essential, as the representation of mental processes of Nina and the fragmentation of her personality are part of the structural changes present in the mod-ern novel, studied by Anatol Rosenfeld. We consider the assumptions of this theoretical work in literature that refers to "the unifying spirit of the arts" to relate the dissolution in the struc-ture of the modern novel with the techniques employed in the film Black Swan, both from the process of fragmentation of identities.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/580
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/580/1075
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/580/1076
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Literatura em Debate
Literatura em Debate
publisher.none.fl_str_mv Literatura em Debate
Literatura em Debate
dc.source.none.fl_str_mv Literatura em Debate; v. 5, n. 8 (2011): COMPARATISMO E PROCESSO INTERSEMIÓTICO/INTERARTES: LITERATURA, CINEMA, TELEVISÃO, TEATRO, PINTURA, DESENHO; p. 36-57
Literatura em Debate; v. 5, n. 8 (2011): COMPARATISMO E PROCESSO INTERSEMIÓTICO/INTERARTES: LITERATURA, CINEMA, TELEVISÃO, TEATRO, PINTURA, DESENHO; p. 36-57
1982-5625
-
reponame:Literatura em debate
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Literatura em debate
collection Literatura em debate
repository.name.fl_str_mv Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br
_version_ 1754303537679958016