PEQUENO LEITOR: ENTRE A LIÇÃO E A RIMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Lilian Lopes Martin da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2706
Resumo: Livro das Crianças (1897), de Zalina Rolim; Contos Infantis (1886) de Adelina Lopes Vieira e Julia Lopes de Almeida; Versos para os pequeninos (1886-1897), manuscrito de João Köpke, permitem uma reflexão sobre as semelhanças e as distinções entre essas obras quanto às práticas e finalidades de leitura previstas pelos autores/editores e quanto às representações de leitores nelas pressupostos. Orientadas pelos estudos da História Cultural, indagamos: como se aproximam ou se distanciam quanto aos usos e práticas ligados à leitura previstos para elas? Que leitores são pressupostos pelos autores/editores? Concluímos que: a) as práticas de leitura e as imagens de leitores pressupostos para esses livros podem ter sido responsáveis pelas trajetórias diferentes dessa produção na história da literatura para crianças; b)que Versos para os pequeninos não foi referendada para circular nas escolas públicas e tampouco editada; que a singularidade de sua configuração composicional constitui um gênero pouco explorado na história dos livros para crianças; que a finalidade prevista para Versos para os pequeninos, de forma bem mais acentuada do que em Contos infantis e Livro das crianças, caracteriza-se pela imersão na cultura oral.
id URI-1_231d67d74319f89e3cad799b4f6ba7ba
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/2706
network_acronym_str URI-1
network_name_str Literatura em debate
repository_id_str
spelling PEQUENO LEITOR: ENTRE A LIÇÃO E A RIMALivro das Crianças (1897), de Zalina Rolim; Contos Infantis (1886) de Adelina Lopes Vieira e Julia Lopes de Almeida; Versos para os pequeninos (1886-1897), manuscrito de João Köpke, permitem uma reflexão sobre as semelhanças e as distinções entre essas obras quanto às práticas e finalidades de leitura previstas pelos autores/editores e quanto às representações de leitores nelas pressupostos. Orientadas pelos estudos da História Cultural, indagamos: como se aproximam ou se distanciam quanto aos usos e práticas ligados à leitura previstos para elas? Que leitores são pressupostos pelos autores/editores? Concluímos que: a) as práticas de leitura e as imagens de leitores pressupostos para esses livros podem ter sido responsáveis pelas trajetórias diferentes dessa produção na história da literatura para crianças; b)que Versos para os pequeninos não foi referendada para circular nas escolas públicas e tampouco editada; que a singularidade de sua configuração composicional constitui um gênero pouco explorado na história dos livros para crianças; que a finalidade prevista para Versos para os pequeninos, de forma bem mais acentuada do que em Contos infantis e Livro das crianças, caracteriza-se pela imersão na cultura oral.Editora URI - Frederico WestphFerreira, Norma Sandra de AlmeidaSilva, Lilian Lopes Martin da2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2706Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 53-74Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 53-741982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2706/2285Direitos autorais 2017 Norma Sandra de Almeida Ferreira, Lilian Lopes Martin da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T19:09:34Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2706Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T19:09:34Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv PEQUENO LEITOR: ENTRE A LIÇÃO E A RIMA
title PEQUENO LEITOR: ENTRE A LIÇÃO E A RIMA
spellingShingle PEQUENO LEITOR: ENTRE A LIÇÃO E A RIMA
Ferreira, Norma Sandra de Almeida
title_short PEQUENO LEITOR: ENTRE A LIÇÃO E A RIMA
title_full PEQUENO LEITOR: ENTRE A LIÇÃO E A RIMA
title_fullStr PEQUENO LEITOR: ENTRE A LIÇÃO E A RIMA
title_full_unstemmed PEQUENO LEITOR: ENTRE A LIÇÃO E A RIMA
title_sort PEQUENO LEITOR: ENTRE A LIÇÃO E A RIMA
author Ferreira, Norma Sandra de Almeida
author_facet Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Silva, Lilian Lopes Martin da
author_role author
author2 Silva, Lilian Lopes Martin da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Silva, Lilian Lopes Martin da
dc.subject.none.fl_str_mv


description Livro das Crianças (1897), de Zalina Rolim; Contos Infantis (1886) de Adelina Lopes Vieira e Julia Lopes de Almeida; Versos para os pequeninos (1886-1897), manuscrito de João Köpke, permitem uma reflexão sobre as semelhanças e as distinções entre essas obras quanto às práticas e finalidades de leitura previstas pelos autores/editores e quanto às representações de leitores nelas pressupostos. Orientadas pelos estudos da História Cultural, indagamos: como se aproximam ou se distanciam quanto aos usos e práticas ligados à leitura previstos para elas? Que leitores são pressupostos pelos autores/editores? Concluímos que: a) as práticas de leitura e as imagens de leitores pressupostos para esses livros podem ter sido responsáveis pelas trajetórias diferentes dessa produção na história da literatura para crianças; b)que Versos para os pequeninos não foi referendada para circular nas escolas públicas e tampouco editada; que a singularidade de sua configuração composicional constitui um gênero pouco explorado na história dos livros para crianças; que a finalidade prevista para Versos para os pequeninos, de forma bem mais acentuada do que em Contos infantis e Livro das crianças, caracteriza-se pela imersão na cultura oral.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2706
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2706/2285
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Norma Sandra de Almeida Ferreira, Lilian Lopes Martin da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Norma Sandra de Almeida Ferreira, Lilian Lopes Martin da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
dc.source.none.fl_str_mv Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 53-74
Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 53-74
1982-5625
-
reponame:Literatura em debate
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Literatura em debate
collection Literatura em debate
repository.name.fl_str_mv Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br
_version_ 1798329484913410048