IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4659 |
Resumo: | O artigo versa sobre a identidade docente, no que tange as múltiplas facetas dos saberes docentes e das identificações do ser professor, a partir do que está publicado na literatura vigente. A docência exerce um importante papel para a construção do conhecimento e do desenvolvimento de indivíduos na sociedade. Nesse sentido, é imprescindível que os docentes se tornem agentes de mudança e propulsores de aprendizagens. O objetivo geral deste artigo consiste em investigar e analisar, na literatura, as diversas dimensões da identidade docente, explorando as múltiplas facetas dos seus saberes e as identificações que compõem o ser professor. O delineamento metodológico consiste em apresentar uma pesquisa de cunho qualitativo, quanto ao seu objetivo como descritiva, com pesquisa bibliográfica e com a análise qualitativa. A identidade docente é o encontro do professor com a sua história de vida, da sua relação com o trabalho, com o meio social, contexto escolar e com os elementos que possibilitam construir saberes. |
id |
URI-1_8ae24740a7daf9a658f53333d1981666 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/4659 |
network_acronym_str |
URI-1 |
network_name_str |
Literatura em debate |
repository_id_str |
|
spelling |
IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURACiências Humanas; Literatura; Linguagens.Literatura; Identidade Docente; Identificações; Saberes Docentes.Literatura; Linguagens.O artigo versa sobre a identidade docente, no que tange as múltiplas facetas dos saberes docentes e das identificações do ser professor, a partir do que está publicado na literatura vigente. A docência exerce um importante papel para a construção do conhecimento e do desenvolvimento de indivíduos na sociedade. Nesse sentido, é imprescindível que os docentes se tornem agentes de mudança e propulsores de aprendizagens. O objetivo geral deste artigo consiste em investigar e analisar, na literatura, as diversas dimensões da identidade docente, explorando as múltiplas facetas dos seus saberes e as identificações que compõem o ser professor. O delineamento metodológico consiste em apresentar uma pesquisa de cunho qualitativo, quanto ao seu objetivo como descritiva, com pesquisa bibliográfica e com a análise qualitativa. A identidade docente é o encontro do professor com a sua história de vida, da sua relação com o trabalho, com o meio social, contexto escolar e com os elementos que possibilitam construir saberes.Editora URI - Frederico WestphCAPES.Bourscheid, SuelenWruck Timm, Jordana2023-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica; Método qualitativo.application/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/465910.31512/19825625.2023.18.31.138-156Literatura em Debate; v. 18, n. 31 (2023): Entre livros, literaturas e letramentos...; 138-156Literatura em Debate; v. 18, n. 31 (2023): Entre livros, literaturas e letramentos...; 138-1561982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4659/3404Direitos autorais 2023 Suelen Bourscheid, Jordana Wruck Timminfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T23:27:39Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4659Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T23:27:39Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA |
title |
IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA |
spellingShingle |
IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA Bourscheid, Suelen Ciências Humanas; Literatura; Linguagens. Literatura; Identidade Docente; Identificações; Saberes Docentes. Literatura; Linguagens. |
title_short |
IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA |
title_full |
IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA |
title_fullStr |
IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA |
title_full_unstemmed |
IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA |
title_sort |
IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA |
author |
Bourscheid, Suelen |
author_facet |
Bourscheid, Suelen Wruck Timm, Jordana |
author_role |
author |
author2 |
Wruck Timm, Jordana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bourscheid, Suelen Wruck Timm, Jordana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas; Literatura; Linguagens. Literatura; Identidade Docente; Identificações; Saberes Docentes. Literatura; Linguagens. |
topic |
Ciências Humanas; Literatura; Linguagens. Literatura; Identidade Docente; Identificações; Saberes Docentes. Literatura; Linguagens. |
description |
O artigo versa sobre a identidade docente, no que tange as múltiplas facetas dos saberes docentes e das identificações do ser professor, a partir do que está publicado na literatura vigente. A docência exerce um importante papel para a construção do conhecimento e do desenvolvimento de indivíduos na sociedade. Nesse sentido, é imprescindível que os docentes se tornem agentes de mudança e propulsores de aprendizagens. O objetivo geral deste artigo consiste em investigar e analisar, na literatura, as diversas dimensões da identidade docente, explorando as múltiplas facetas dos seus saberes e as identificações que compõem o ser professor. O delineamento metodológico consiste em apresentar uma pesquisa de cunho qualitativo, quanto ao seu objetivo como descritiva, com pesquisa bibliográfica e com a análise qualitativa. A identidade docente é o encontro do professor com a sua história de vida, da sua relação com o trabalho, com o meio social, contexto escolar e com os elementos que possibilitam construir saberes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica; Método qualitativo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4659 10.31512/19825625.2023.18.31.138-156 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4659 |
identifier_str_mv |
10.31512/19825625.2023.18.31.138-156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4659/3404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Suelen Bourscheid, Jordana Wruck Timm info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Suelen Bourscheid, Jordana Wruck Timm |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
dc.source.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate; v. 18, n. 31 (2023): Entre livros, literaturas e letramentos...; 138-156 Literatura em Debate; v. 18, n. 31 (2023): Entre livros, literaturas e letramentos...; 138-156 1982-5625 - reponame:Literatura em debate instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Literatura em debate |
collection |
Literatura em debate |
repository.name.fl_str_mv |
Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br |
_version_ |
1814253553772920832 |