IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bourscheid, Suelen
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Wruck Timm, Jordana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4659
Resumo: O artigo versa sobre a identidade docente, no que tange as múltiplas facetas dos saberes docentes e das identificações do ser professor, a partir do que está publicado na literatura vigente. A docência exerce um importante papel para a construção do conhecimento e do desenvolvimento de indivíduos na sociedade. Nesse sentido, é imprescindível que os docentes se tornem agentes de mudança e propulsores de aprendizagens. O objetivo geral deste artigo consiste em investigar e analisar, na literatura, as diversas dimensões da identidade docente, explorando as múltiplas facetas dos seus saberes e as identificações que compõem o ser professor. O delineamento metodológico consiste em apresentar uma pesquisa de cunho qualitativo, quanto ao seu objetivo como descritiva, com pesquisa bibliográfica e com a análise qualitativa. A identidade docente é o encontro do professor com a sua história de vida, da sua relação com o trabalho, com o meio social, contexto escolar e com os elementos que possibilitam construir saberes.
id URI-1_8ae24740a7daf9a658f53333d1981666
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/4659
network_acronym_str URI-1
network_name_str Literatura em debate
repository_id_str
spelling IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURACiências Humanas; Literatura; Linguagens.Literatura; Identidade Docente; Identificações; Saberes Docentes.Literatura; Linguagens.O artigo versa sobre a identidade docente, no que tange as múltiplas facetas dos saberes docentes e das identificações do ser professor, a partir do que está publicado na literatura vigente. A docência exerce um importante papel para a construção do conhecimento e do desenvolvimento de indivíduos na sociedade. Nesse sentido, é imprescindível que os docentes se tornem agentes de mudança e propulsores de aprendizagens. O objetivo geral deste artigo consiste em investigar e analisar, na literatura, as diversas dimensões da identidade docente, explorando as múltiplas facetas dos seus saberes e as identificações que compõem o ser professor. O delineamento metodológico consiste em apresentar uma pesquisa de cunho qualitativo, quanto ao seu objetivo como descritiva, com pesquisa bibliográfica e com a análise qualitativa. A identidade docente é o encontro do professor com a sua história de vida, da sua relação com o trabalho, com o meio social, contexto escolar e com os elementos que possibilitam construir saberes.Editora URI - Frederico WestphCAPES.Bourscheid, SuelenWruck Timm, Jordana2023-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica; Método qualitativo.application/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/465910.31512/19825625.2023.18.31.138-156Literatura em Debate; v. 18, n. 31 (2023): Entre livros, literaturas e letramentos...; 138-156Literatura em Debate; v. 18, n. 31 (2023): Entre livros, literaturas e letramentos...; 138-1561982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4659/3404Direitos autorais 2023 Suelen Bourscheid, Jordana Wruck Timminfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T23:27:39Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4659Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T23:27:39Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA
title IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA
spellingShingle IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA
Bourscheid, Suelen
Ciências Humanas; Literatura; Linguagens.
Literatura; Identidade Docente; Identificações; Saberes Docentes.
Literatura; Linguagens.
title_short IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA
title_full IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA
title_fullStr IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA
title_full_unstemmed IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA
title_sort IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA
author Bourscheid, Suelen
author_facet Bourscheid, Suelen
Wruck Timm, Jordana
author_role author
author2 Wruck Timm, Jordana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES.
dc.contributor.author.fl_str_mv Bourscheid, Suelen
Wruck Timm, Jordana
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Literatura; Linguagens.
Literatura; Identidade Docente; Identificações; Saberes Docentes.
Literatura; Linguagens.
topic Ciências Humanas; Literatura; Linguagens.
Literatura; Identidade Docente; Identificações; Saberes Docentes.
Literatura; Linguagens.
description O artigo versa sobre a identidade docente, no que tange as múltiplas facetas dos saberes docentes e das identificações do ser professor, a partir do que está publicado na literatura vigente. A docência exerce um importante papel para a construção do conhecimento e do desenvolvimento de indivíduos na sociedade. Nesse sentido, é imprescindível que os docentes se tornem agentes de mudança e propulsores de aprendizagens. O objetivo geral deste artigo consiste em investigar e analisar, na literatura, as diversas dimensões da identidade docente, explorando as múltiplas facetas dos seus saberes e as identificações que compõem o ser professor. O delineamento metodológico consiste em apresentar uma pesquisa de cunho qualitativo, quanto ao seu objetivo como descritiva, com pesquisa bibliográfica e com a análise qualitativa. A identidade docente é o encontro do professor com a sua história de vida, da sua relação com o trabalho, com o meio social, contexto escolar e com os elementos que possibilitam construir saberes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica; Método qualitativo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4659
10.31512/19825625.2023.18.31.138-156
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4659
identifier_str_mv 10.31512/19825625.2023.18.31.138-156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4659/3404
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Suelen Bourscheid, Jordana Wruck Timm
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Suelen Bourscheid, Jordana Wruck Timm
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
dc.source.none.fl_str_mv Literatura em Debate; v. 18, n. 31 (2023): Entre livros, literaturas e letramentos...; 138-156
Literatura em Debate; v. 18, n. 31 (2023): Entre livros, literaturas e letramentos...; 138-156
1982-5625
-
reponame:Literatura em debate
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Literatura em debate
collection Literatura em debate
repository.name.fl_str_mv Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br
_version_ 1798329484853641216