ENTRE CORES E FRAGRÂNCIAS: A PERMANÊNCIA DO ESPAÇO NAS CONFIGURAÇÕES DE IRACEMA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2344 |
Resumo: | Este artigo pretende examinar as figurações da personagem Iracema – heroína do romance homônimo de José de Alencar - em vários níveis, a saber: em obras ficcionais, na toponímia cearense e em outras expressões artísticas (música, cinema, pintura e estatuária). Para cumprir este objetivo, serão percorridos dois eixos de análise, ambos norteados pelo conceito de metalepse conforme definido por Gerard Genette. A primeira vertente analisa as estratégias metalépticas inseridas no próprio tecido ficcional de José de Alencar, a fim de perceber a constituição dos seus efeitos simbólicos. A segunda, operando com os elementos paisagísticos construídos no tecido ficcional e que compõem a personagem, considera dois modos de sobrevida da personagem: a que reside nas narrativas Inocência e O cortiço; e a que se encontra em outras manifestações culturais e paisagísticas, observadas a partir de um mapeamento sintético no âmbito geral da cultura. |
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ENTRE CORES E FRAGRÂNCIAS: A PERMANÊNCIA DO ESPAÇO NAS CONFIGURAÇÕES DE IRACEMALiteratura: Literatura Brasileira; Literatura ComparadaIracema; natureza; personagem; estratégias metalépticas; outras artesLiteratura Brasileira; Narratologia; PersonagemEste artigo pretende examinar as figurações da personagem Iracema – heroína do romance homônimo de José de Alencar - em vários níveis, a saber: em obras ficcionais, na toponímia cearense e em outras expressões artísticas (música, cinema, pintura e estatuária). Para cumprir este objetivo, serão percorridos dois eixos de análise, ambos norteados pelo conceito de metalepse conforme definido por Gerard Genette. A primeira vertente analisa as estratégias metalépticas inseridas no próprio tecido ficcional de José de Alencar, a fim de perceber a constituição dos seus efeitos simbólicos. A segunda, operando com os elementos paisagísticos construídos no tecido ficcional e que compõem a personagem, considera dois modos de sobrevida da personagem: a que reside nas narrativas Inocência e O cortiço; e a que se encontra em outras manifestações culturais e paisagísticas, observadas a partir de um mapeamento sintético no âmbito geral da cultura.Literatura em DebateLiteratura em DebateUniversidade Federal de São PauloAbreu, Mirhiane Mendes de2017-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa; Análise literáriaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2344Literatura em Debate; v. 10, n. 19 (2016): Sobrevidas da personagem; 56-69Literatura em Debate; v. 10, n. 19 (2016): Sobrevidas da personagem; 56-691982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2344/2197Direitos autorais 2017 Literatura em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-09T22:33:17Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2344Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2017-01-09T22:33:17Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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