LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paula, Marta da Conceição
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fernandes, Terezinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4514
Resumo: O artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado com crianças do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, com o objetivo de analisar os letramentos digitais e literários em uma prática pedagógica de transmidiação literária. A metodologia utilizada é a pesquisa-formação na cibercultura em Santos (2014), por meio da qual buscamos o diálogo entre as apropriações das dimensões dos letramentos digitais e literários mobilizadas pelas crianças com as atitudes antirracistas propostas por Ribeiro (2019). Os resultados mostraram que a narrativa transmídia da obra literária possibilitou um processo formativo dialógico e reflexivo com relação às noções de gênero, raça e classe. Concluímos que a literatura infantojuvenil negra é importante nas práticas pedagógicas e formativas de crianças e professores, pois oportuniza desenvolver a leitura crítica a respeito da racialização dos espaços de poder, identidades, preconceitos e estereótipos que compõem o imaginário social, ampliando as perspectivas históricas.
id URI-1_94983e5f9fba87e4128df4f743735148
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/4514
network_acronym_str URI-1
network_name_str Literatura em debate
repository_id_str
spelling LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOSEDUCAÇÃO; LITERATURA; ENSINO DE LITERATURA.Literatura infantojuvenil negra. Letramentos digitais e literários. Educação antirracista. Pesquisa-formação.LINGUAGENS; LITERATURA INFANTOJUVENIL; EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA; TECNOLOGIAS DIGITAISO artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado com crianças do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, com o objetivo de analisar os letramentos digitais e literários em uma prática pedagógica de transmidiação literária. A metodologia utilizada é a pesquisa-formação na cibercultura em Santos (2014), por meio da qual buscamos o diálogo entre as apropriações das dimensões dos letramentos digitais e literários mobilizadas pelas crianças com as atitudes antirracistas propostas por Ribeiro (2019). Os resultados mostraram que a narrativa transmídia da obra literária possibilitou um processo formativo dialógico e reflexivo com relação às noções de gênero, raça e classe. Concluímos que a literatura infantojuvenil negra é importante nas práticas pedagógicas e formativas de crianças e professores, pois oportuniza desenvolver a leitura crítica a respeito da racialização dos espaços de poder, identidades, preconceitos e estereótipos que compõem o imaginário social, ampliando as perspectivas históricas.Editora URI - Frederico WestphUniversidade federal de Mato Grossode Paula, Marta da ConceiçãoFernandes, Terezinha2023-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPESQUISA-FORMAÇÃOapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4514Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 41-55Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 41-551982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4514/3352Direitos autorais 2023 Marta da Conceição de Paula, Terezinha Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T16:53:25Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4514Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-04-25T16:53:25Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS
title LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS
spellingShingle LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS
de Paula, Marta da Conceição
EDUCAÇÃO; LITERATURA; ENSINO DE LITERATURA.
Literatura infantojuvenil negra. Letramentos digitais e literários. Educação antirracista. Pesquisa-formação.
LINGUAGENS; LITERATURA INFANTOJUVENIL; EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA; TECNOLOGIAS DIGITAIS
title_short LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS
title_full LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS
title_fullStr LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS
title_full_unstemmed LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS
title_sort LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS
author de Paula, Marta da Conceição
author_facet de Paula, Marta da Conceição
Fernandes, Terezinha
author_role author
author2 Fernandes, Terezinha
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade federal de Mato Grosso
dc.contributor.author.fl_str_mv de Paula, Marta da Conceição
Fernandes, Terezinha
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO; LITERATURA; ENSINO DE LITERATURA.
Literatura infantojuvenil negra. Letramentos digitais e literários. Educação antirracista. Pesquisa-formação.
LINGUAGENS; LITERATURA INFANTOJUVENIL; EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA; TECNOLOGIAS DIGITAIS
topic EDUCAÇÃO; LITERATURA; ENSINO DE LITERATURA.
Literatura infantojuvenil negra. Letramentos digitais e literários. Educação antirracista. Pesquisa-formação.
LINGUAGENS; LITERATURA INFANTOJUVENIL; EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA; TECNOLOGIAS DIGITAIS
description O artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado com crianças do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, com o objetivo de analisar os letramentos digitais e literários em uma prática pedagógica de transmidiação literária. A metodologia utilizada é a pesquisa-formação na cibercultura em Santos (2014), por meio da qual buscamos o diálogo entre as apropriações das dimensões dos letramentos digitais e literários mobilizadas pelas crianças com as atitudes antirracistas propostas por Ribeiro (2019). Os resultados mostraram que a narrativa transmídia da obra literária possibilitou um processo formativo dialógico e reflexivo com relação às noções de gênero, raça e classe. Concluímos que a literatura infantojuvenil negra é importante nas práticas pedagógicas e formativas de crianças e professores, pois oportuniza desenvolver a leitura crítica a respeito da racialização dos espaços de poder, identidades, preconceitos e estereótipos que compõem o imaginário social, ampliando as perspectivas históricas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
PESQUISA-FORMAÇÃO
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4514
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4514/3352
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Marta da Conceição de Paula, Terezinha Fernandes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Marta da Conceição de Paula, Terezinha Fernandes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
dc.source.none.fl_str_mv Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 41-55
Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 41-55
1982-5625
-
reponame:Literatura em debate
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Literatura em debate
collection Literatura em debate
repository.name.fl_str_mv Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br
_version_ 1798329485292994560