LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4514 |
Resumo: | O artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado com crianças do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, com o objetivo de analisar os letramentos digitais e literários em uma prática pedagógica de transmidiação literária. A metodologia utilizada é a pesquisa-formação na cibercultura em Santos (2014), por meio da qual buscamos o diálogo entre as apropriações das dimensões dos letramentos digitais e literários mobilizadas pelas crianças com as atitudes antirracistas propostas por Ribeiro (2019). Os resultados mostraram que a narrativa transmídia da obra literária possibilitou um processo formativo dialógico e reflexivo com relação às noções de gênero, raça e classe. Concluímos que a literatura infantojuvenil negra é importante nas práticas pedagógicas e formativas de crianças e professores, pois oportuniza desenvolver a leitura crítica a respeito da racialização dos espaços de poder, identidades, preconceitos e estereótipos que compõem o imaginário social, ampliando as perspectivas históricas. |
id |
URI-1_94983e5f9fba87e4128df4f743735148 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/4514 |
network_acronym_str |
URI-1 |
network_name_str |
Literatura em debate |
repository_id_str |
|
spelling |
LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOSEDUCAÇÃO; LITERATURA; ENSINO DE LITERATURA.Literatura infantojuvenil negra. Letramentos digitais e literários. Educação antirracista. Pesquisa-formação.LINGUAGENS; LITERATURA INFANTOJUVENIL; EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA; TECNOLOGIAS DIGITAISO artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado com crianças do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, com o objetivo de analisar os letramentos digitais e literários em uma prática pedagógica de transmidiação literária. A metodologia utilizada é a pesquisa-formação na cibercultura em Santos (2014), por meio da qual buscamos o diálogo entre as apropriações das dimensões dos letramentos digitais e literários mobilizadas pelas crianças com as atitudes antirracistas propostas por Ribeiro (2019). Os resultados mostraram que a narrativa transmídia da obra literária possibilitou um processo formativo dialógico e reflexivo com relação às noções de gênero, raça e classe. Concluímos que a literatura infantojuvenil negra é importante nas práticas pedagógicas e formativas de crianças e professores, pois oportuniza desenvolver a leitura crítica a respeito da racialização dos espaços de poder, identidades, preconceitos e estereótipos que compõem o imaginário social, ampliando as perspectivas históricas.Editora URI - Frederico WestphUniversidade federal de Mato Grossode Paula, Marta da ConceiçãoFernandes, Terezinha2023-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPESQUISA-FORMAÇÃOapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4514Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 41-55Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 41-551982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4514/3352Direitos autorais 2023 Marta da Conceição de Paula, Terezinha Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T16:53:25Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4514Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-04-25T16:53:25Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS |
title |
LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS |
spellingShingle |
LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS de Paula, Marta da Conceição EDUCAÇÃO; LITERATURA; ENSINO DE LITERATURA. Literatura infantojuvenil negra. Letramentos digitais e literários. Educação antirracista. Pesquisa-formação. LINGUAGENS; LITERATURA INFANTOJUVENIL; EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA; TECNOLOGIAS DIGITAIS |
title_short |
LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS |
title_full |
LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS |
title_fullStr |
LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS |
title_full_unstemmed |
LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS |
title_sort |
LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS |
author |
de Paula, Marta da Conceição |
author_facet |
de Paula, Marta da Conceição Fernandes, Terezinha |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Terezinha |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade federal de Mato Grosso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Paula, Marta da Conceição Fernandes, Terezinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; LITERATURA; ENSINO DE LITERATURA. Literatura infantojuvenil negra. Letramentos digitais e literários. Educação antirracista. Pesquisa-formação. LINGUAGENS; LITERATURA INFANTOJUVENIL; EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA; TECNOLOGIAS DIGITAIS |
topic |
EDUCAÇÃO; LITERATURA; ENSINO DE LITERATURA. Literatura infantojuvenil negra. Letramentos digitais e literários. Educação antirracista. Pesquisa-formação. LINGUAGENS; LITERATURA INFANTOJUVENIL; EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA; TECNOLOGIAS DIGITAIS |
description |
O artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado com crianças do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, com o objetivo de analisar os letramentos digitais e literários em uma prática pedagógica de transmidiação literária. A metodologia utilizada é a pesquisa-formação na cibercultura em Santos (2014), por meio da qual buscamos o diálogo entre as apropriações das dimensões dos letramentos digitais e literários mobilizadas pelas crianças com as atitudes antirracistas propostas por Ribeiro (2019). Os resultados mostraram que a narrativa transmídia da obra literária possibilitou um processo formativo dialógico e reflexivo com relação às noções de gênero, raça e classe. Concluímos que a literatura infantojuvenil negra é importante nas práticas pedagógicas e formativas de crianças e professores, pois oportuniza desenvolver a leitura crítica a respeito da racialização dos espaços de poder, identidades, preconceitos e estereótipos que compõem o imaginário social, ampliando as perspectivas históricas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion PESQUISA-FORMAÇÃO |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4514 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4514/3352 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Marta da Conceição de Paula, Terezinha Fernandes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Marta da Conceição de Paula, Terezinha Fernandes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
dc.source.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 41-55 Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 41-55 1982-5625 - reponame:Literatura em debate instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Literatura em debate |
collection |
Literatura em debate |
repository.name.fl_str_mv |
Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br |
_version_ |
1798329485292994560 |