JEKYLL E HYDE: O HORROR ATRAVÉS DO TEMPO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4364 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar a transposição do romance The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (STEVENSON, 1993) para a adaptação The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (2006), dirigida por John Buechler. Essa discussão está fundamentada nas proposições de Charles Peirce (2012) acerca do processo interpretativo na intersemiótica, considerando sua visão triádica do signo. É focalizada a (não)representatividade negra na adaptação fílmica por meio do olhar sócio-histórico de Coleman (2019), bem como a imagem da mulher na adaptação, considerando a concepção patriarcal de anjo do lar (PATMORE, 1864). Conclui-se que a construção do grotesco na adaptação está centralizada na personalidade trifacetada do protagonista, a qual se distancia da dualidade inicialmente construída no romance. Também, é entendido que a presença de negros não contribui para uma representatividade efetiva, uma vez que os discursos presentes no enredo não possibilitam identificação da negritude com os personagens. |
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JEKYLL E HYDE: O HORROR ATRAVÉS DO TEMPOLiteratura; Literatura Comparada; LinguagensGótico. Literatura. Cinema. Transposição intersemiótica.Literatura; Literatura Comparada; IntersemióticaEste estudo tem por objetivo analisar a transposição do romance The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (STEVENSON, 1993) para a adaptação The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (2006), dirigida por John Buechler. Essa discussão está fundamentada nas proposições de Charles Peirce (2012) acerca do processo interpretativo na intersemiótica, considerando sua visão triádica do signo. É focalizada a (não)representatividade negra na adaptação fílmica por meio do olhar sócio-histórico de Coleman (2019), bem como a imagem da mulher na adaptação, considerando a concepção patriarcal de anjo do lar (PATMORE, 1864). Conclui-se que a construção do grotesco na adaptação está centralizada na personalidade trifacetada do protagonista, a qual se distancia da dualidade inicialmente construída no romance. Também, é entendido que a presença de negros não contribui para uma representatividade efetiva, uma vez que os discursos presentes no enredo não possibilitam identificação da negritude com os personagens.Editora URI - Frederico WestphCNPQ - PIBIC, Universidade Federal de GoiásMoreira, Gabriel Gomes FerreiraLago, Neuda Alves do2023-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4364Literatura em Debate; v. 17, n. 29 (2022): Minorias sociais, violência e literatura no contexto contemporâneo; 39-54Literatura em Debate; v. 17, n. 29 (2022): Minorias sociais, violência e literatura no contexto contemporâneo; 39-541982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4364/3339Direitos autorais 2023 Gabriel GOMES FERREIRA Gomes Ferreira Moreira, Neuda Alves do Lagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T22:52:44Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4364Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T22:52:44Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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