RECRIAÇÃO DO IMAGINÁRIO BRASILEIRO EM O TURISTA APRENDIZ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1719 |
Resumo: | O Turista Aprendiz, de Mário de Andrade, apresenta impressões do escritor das suas duas viagens pelo Norte e pelo Nordeste brasileiro empreendidas em 1927 e 1928. Este diário constitui um rico testemunho do contacto com a realidade nortenha e nordestina. De facto, o autor não só descreve detalhadamente uma viagem física por regiões profundamente desconhecidas pelo Sul modernista, mas também confronta essa mesma realidade com as imagens e referências criadas e disseminadas anteriormente na cultura brasileira. Neste artigo pretende-se analisar como Mário de Andrade desconstrói e reconstrói ao longo da sua narrativa as referências culturais que constituem um fundamento potencial para a formação da identidade nacional. O foco nas relações mútuas entre a narrativa e a nação permitirá aprofundar a compreensão do projeto nacionalista do escritor, em particular, e dos processos de criação de “comunidades imaginadas”, em geral. |
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O Turista Aprendiz, de Mário de Andrade, apresenta impressões do escritor das suas duas viagens pelo Norte e pelo Nordeste brasileiro empreendidas em 1927 e 1928. Este diário constitui um rico testemunho do contacto com a realidade nortenha e nordestina. De facto, o autor não só descreve detalhadamente uma viagem física por regiões profundamente desconhecidas pelo Sul modernista, mas também confronta essa mesma realidade com as imagens e referências criadas e disseminadas anteriormente na cultura brasileira. Neste artigo pretende-se analisar como Mário de Andrade desconstrói e reconstrói ao longo da sua narrativa as referências culturais que constituem um fundamento potencial para a formação da identidade nacional. O foco nas relações mútuas entre a narrativa e a nação permitirá aprofundar a compreensão do projeto nacionalista do escritor, em particular, e dos processos de criação de “comunidades imaginadas”, em geral. |
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