REPRESENTAÇÕES DE CIDADE EM DUAS PERSPECTIVAS: LITERATURA E CINEMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Elisandra Pereira dos Santos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gonçalves, Claudio do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/587
Resumo: Uma cegueira incomum, próxima à transparência ao invés de negra, foi uma criação do imaginário saramagueano para representar a situação da cidade contemporânea em meio aos paradoxos que a permeia. O presente artigo discorre sobre o estatuto da representação na obra Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, através de duas linguagens artísticas, a literária e a cinematográfica. Considerando o problema da referência na condição pós-moderna, segundo Hutcheon (1991), enfatiza-se que embora a sociedade contemporânea seja um referente do real para a narrativa saramaguena, esta não é a correspondência da realidade. O Ensaio evoca os sentidos do leitor, de modo a levá-lo a visualizar as imagens literárias, construídas pela linguagem e pelos imaginários do autor e do leitor. Desse modo, nesse trabalho é evidenciado o dialogismo (BACKTIN, 1997), ressaltando que os modos representacionais dialogam entre si, mas configuram outra representação, uma vez que mediado por outro olhar e outra linguagem.REPRESENTACIONES DE LA CIUDAD EN DOS PERSPECTIVAS: LITERATURA Y CINEUna ceguera poco común, próxima a la transparencia al envés de negra, fue una creación de lo imaginario saramagueano para representar la situación de la ciudad contemporánea en medio a los paradojos que la permea. El presente artigo discurre sobre el estatuto de la representación en la obra Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, a través de dos lenguajes artísticas, la literaria y la cinematográfica. Considerando el problema de la referencia en la condición postmoderna, segundo Hutcheon (1991), enfatiza-se que aun que la sociedad contemporánea sea un referente de lo real para la narrativa saramaguena, esta no es la correspondencia de la realidad. El Ensaio evoca los sentidos del lector, de modo a llévalo a la visualizar las imágenes literarias, construidas por el lenguaje e por los imaginarios del autor y del lector. De ese modo, en ese trabajo es evidenciado el dialogismo (BACKTIN, 1997), resaltando que los modos representacionales dialogan entre sí, pero configuran otra representación, una vez que mediado por otro ollar e otro lenguaje.
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