MARIO QUINTANA, POETA DE JORNAIS∗

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mitidieri, André Luis
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Skorek, Vanderléia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/466
Resumo: Mario Quintana iniciou suas publicações literárias nos jornais. Muitas delas acabaram por ser publicadas em livros. Alguns poemas lançados nas revistas Ibirapuitan e São Pedro não foram reunidos para publicação posterior em coletâneas. Procura-se, então, resgatar os poemas que, por motivos escusos, não foram editados em livro. Baseando-se nos ensinamentos da Crítica Literária, especificamente, da edótica, recorre-se ao processo de edição crítica e à noção de “arquétipo”, ou “texto ideal”, elegendo-se para tanto a edição de Espelho mágico (1951), de Quintana, como texto-base para averiguar o conjunto de poemas publicados no periódico Ibirapuitan que depois passaram para publicação em livro, ou não. Embora não se tenha em vista realizar umaedição crítica, os ensinamentos da edótica foram úteis, pois colaboraram na organização do material em estudo e no estabelecimento de critérios para uma futura publicação.MARIO QUINTANA, POETA DE PERIÓDICOSMario Quintana empezó sus publicaciones literarias en periódicos. Muchas de ellas terminaron por ser editadas en poemarios. Algunos de los poemas que figuraron en las revistas Ibirapuitan y Província de SãoPedro, por cuestiones aún desconocidas, no fueron reunidos para publicación posterior en libros, por eso, se busca rescatarlos. Con base en la crítica literaria, en especial, en su ramo denominado “edótica”, se recurre al proceso de edición crítica y a la noción de “arquetipo” o “texto ideal”. La edición de Espelho mágico, de Quintana, del año 1951, fue elegida como texto-base para averiguación del conjunto de poemas publicados en Ibirapuitan y que después pasaron o no a publicación en libro. Aunque no se vise a la realización de una edición crítica, las lecciones de la Edótica se mostraron útiles, ya que colaboraron con la organización del material en estudio y con el establecimiento de criterios para una futura publicación. 
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