Perdição, de Hélia Correia: um exercício sobre Antígona e sobre a posição feminina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes da Cunha, Alexandra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2677
Resumo: Na peça de nome: Perdição, um exercício sobre Antígona, Hélia Correia nos leva à Tebas, durante o período terrível da dinastia dos Labdácidas a fim de jogar a luz, mais uma vez, na figura de Antígona, heroina trágica imortalizada na peça de Sófocles.Nesta versão, a autora mergulha na psique desta fascinante personagem; uma jovem cheia de raivas: contra o pai, que a condenou a uma errância e a privou de uma vida confortável, à tia, que julga amá-la em excesso, à estrutura social, que condena as mulheres a posições incômodas e subservientes e que, talvez por estes motivos, tenha optado em morrer.A estrutura da peça ressalta ainda a figura de Tirésias, como observador e comentador, dos personagens vivos: Antígona e sua ama, Ismena, sua irmã, os tios e Hémon, filho destes e seu pretendente, bem como dos personagens mortos: Antígona e a Ama, percorrendo o campo de Asfódelos, em direção ao Hades.   Um exercício de reflexão sobre os mitos, sobre a situação feminina e sobre insurgência, ainda que trágica.
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