A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS INDÍGENAS DE DOURADOS (MS/BRASIL): DISCURSO E IDENTIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Vania Maria Lescano
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/347
Resumo: Este trabalho problematiza como a produção das identidades dos alunos indígenas de Mato Grosso do Sul se manifesta nos textos escritos de estudantes do 9º ano da Escola Municipal Francisco Meireles, situada no município de Dourados, junto à Reserva Indígena Francisco Horta Barbosa. Interessa-nos examinar o processo identitário instaurado em 2 textos produzidos por 2 aprendizes, em situações cotidianas de sala de aula, analisando as marcas linguísticas de exclusão e de preconceito presentes nessa escritura. Nesse discurso escolar manifesta-se um conjunto de questões que fomentam seu aparecimento-acontecimento: as condições dos povos das etnias, Guarani (Ñandeva), Terena, Kadiweu e Kaiowá, as relações de poder, os interesses contraditórios, a iminente destruição do espaço (u)tópico de nascimento desses povos e, por extensão, de suas identidades. Nosso intuito de estudar os discursos acerca da construção das identidades dos povos indígenas, com base na interpretação de regularidades dos enunciados que se manifestam na materialidade linguística, parte de recortes textuais significativos, analisados transdisciplinarmente (CORACINI, 2007), sob a ótica, especialmente, das teorias discursivas e culturalistas. Ainda hoje, no município de Dourados, apesar da proximidade entre a zona urbana e a Reserva Indígena, é visível como essa população é discriminada e como isso vem afetar sua vida e sua identidade. Palavras-chave: cultura indígena; identidades; relações de poder; ensino.
id URI-2_027c7850d147b0bf33e439af5d0a36fd
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/347
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS INDÍGENAS DE DOURADOS (MS/BRASIL): DISCURSO E IDENTIDADELinguísticacultura indígena; identidades; relações de poder; ensino.História, Memória e Discurso Este trabalho problematiza como a produção das identidades dos alunos indígenas de Mato Grosso do Sul se manifesta nos textos escritos de estudantes do 9º ano da Escola Municipal Francisco Meireles, situada no município de Dourados, junto à Reserva Indígena Francisco Horta Barbosa. Interessa-nos examinar o processo identitário instaurado em 2 textos produzidos por 2 aprendizes, em situações cotidianas de sala de aula, analisando as marcas linguísticas de exclusão e de preconceito presentes nessa escritura. Nesse discurso escolar manifesta-se um conjunto de questões que fomentam seu aparecimento-acontecimento: as condições dos povos das etnias, Guarani (Ñandeva), Terena, Kadiweu e Kaiowá, as relações de poder, os interesses contraditórios, a iminente destruição do espaço (u)tópico de nascimento desses povos e, por extensão, de suas identidades. Nosso intuito de estudar os discursos acerca da construção das identidades dos povos indígenas, com base na interpretação de regularidades dos enunciados que se manifestam na materialidade linguística, parte de recortes textuais significativos, analisados transdisciplinarmente (CORACINI, 2007), sob a ótica, especialmente, das teorias discursivas e culturalistas. Ainda hoje, no município de Dourados, apesar da proximidade entre a zona urbana e a Reserva Indígena, é visível como essa população é discriminada e como isso vem afetar sua vida e sua identidade. Palavras-chave: cultura indígena; identidades; relações de poder; ensino. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCNPqGuerra, Vania Maria Lescano2013-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/347Revista Língua&Literatura; v. 14, n. 23 (2012): CULTURA E TRANSCULTURALIDADE COMO SUBSTRATO LINGUÍSTICO; p. 53-76Revista Língua&Literatura; v. 14, n. 23 (2012): CULTURA E TRANSCULTURALIDADE COMO SUBSTRATO LINGUÍSTICO; p. 53-761984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/347/1244info:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-18T14:06:35Zoai:ojs.200.203.105.109:article/347Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2013-03-18T14:06:35Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS INDÍGENAS DE DOURADOS (MS/BRASIL): DISCURSO E IDENTIDADE
title A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS INDÍGENAS DE DOURADOS (MS/BRASIL): DISCURSO E IDENTIDADE
spellingShingle A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS INDÍGENAS DE DOURADOS (MS/BRASIL): DISCURSO E IDENTIDADE
Guerra, Vania Maria Lescano
Linguística
cultura indígena; identidades; relações de poder; ensino.
História, Memória e Discurso
title_short A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS INDÍGENAS DE DOURADOS (MS/BRASIL): DISCURSO E IDENTIDADE
title_full A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS INDÍGENAS DE DOURADOS (MS/BRASIL): DISCURSO E IDENTIDADE
title_fullStr A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS INDÍGENAS DE DOURADOS (MS/BRASIL): DISCURSO E IDENTIDADE
title_full_unstemmed A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS INDÍGENAS DE DOURADOS (MS/BRASIL): DISCURSO E IDENTIDADE
title_sort A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS INDÍGENAS DE DOURADOS (MS/BRASIL): DISCURSO E IDENTIDADE
author Guerra, Vania Maria Lescano
author_facet Guerra, Vania Maria Lescano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Vania Maria Lescano
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
cultura indígena; identidades; relações de poder; ensino.
História, Memória e Discurso
topic Linguística
cultura indígena; identidades; relações de poder; ensino.
História, Memória e Discurso
description Este trabalho problematiza como a produção das identidades dos alunos indígenas de Mato Grosso do Sul se manifesta nos textos escritos de estudantes do 9º ano da Escola Municipal Francisco Meireles, situada no município de Dourados, junto à Reserva Indígena Francisco Horta Barbosa. Interessa-nos examinar o processo identitário instaurado em 2 textos produzidos por 2 aprendizes, em situações cotidianas de sala de aula, analisando as marcas linguísticas de exclusão e de preconceito presentes nessa escritura. Nesse discurso escolar manifesta-se um conjunto de questões que fomentam seu aparecimento-acontecimento: as condições dos povos das etnias, Guarani (Ñandeva), Terena, Kadiweu e Kaiowá, as relações de poder, os interesses contraditórios, a iminente destruição do espaço (u)tópico de nascimento desses povos e, por extensão, de suas identidades. Nosso intuito de estudar os discursos acerca da construção das identidades dos povos indígenas, com base na interpretação de regularidades dos enunciados que se manifestam na materialidade linguística, parte de recortes textuais significativos, analisados transdisciplinarmente (CORACINI, 2007), sob a ótica, especialmente, das teorias discursivas e culturalistas. Ainda hoje, no município de Dourados, apesar da proximidade entre a zona urbana e a Reserva Indígena, é visível como essa população é discriminada e como isso vem afetar sua vida e sua identidade. Palavras-chave: cultura indígena; identidades; relações de poder; ensino.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/347
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/347/1244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 14, n. 23 (2012): CULTURA E TRANSCULTURALIDADE COMO SUBSTRATO LINGUÍSTICO; p. 53-76
Revista Língua&Literatura; v. 14, n. 23 (2012): CULTURA E TRANSCULTURALIDADE COMO SUBSTRATO LINGUÍSTICO; p. 53-76
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731566683815936