Tradição e composição individual: T. S. Eliot & João Cabral de Melo Neto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Accorsi, Ana Maria Bueno
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/32
Resumo: Aproximação e a comparação entre dois poetas de nacionalidades distintas, o anglo-americano T.S. Eliot (1888-1965), e o brasileiro e pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999), mesmo quando ambos sejam relativamente contemporâneos, parece tarefa difícil para a crítica, sobretudo quando, cada um deles, à sua maneira, representa também o modernismo literário da primeira metade do século XX em seu país e língua de origem. No entanto, esse é o objetivo do presente ensaio, que discute, por um lado, em que medida ambos poetas refletem seu ponto de vista individual e, por outro, o quanto esses pontos de vista convergem no que se refere à visão sobre poesia, drama poético, tradição e composição. Para tanto, após tecer algumas considerações biográficas e críticas sobre os dois autores, passase à análise individual e comparativa do drama poético Assassinato na Catedral, de T. S. Eliot, e Auto do frade: poema para vozes, de João Cabral de Melo Neto.
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spelling Tradição e composição individual: T. S. Eliot & João Cabral de Melo NetoAproximação e a comparação entre dois poetas de nacionalidades distintas, o anglo-americano T.S. Eliot (1888-1965), e o brasileiro e pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999), mesmo quando ambos sejam relativamente contemporâneos, parece tarefa difícil para a crítica, sobretudo quando, cada um deles, à sua maneira, representa também o modernismo literário da primeira metade do século XX em seu país e língua de origem. No entanto, esse é o objetivo do presente ensaio, que discute, por um lado, em que medida ambos poetas refletem seu ponto de vista individual e, por outro, o quanto esses pontos de vista convergem no que se refere à visão sobre poesia, drama poético, tradição e composição. Para tanto, após tecer algumas considerações biográficas e críticas sobre os dois autores, passase à análise individual e comparativa do drama poético Assassinato na Catedral, de T. S. Eliot, e Auto do frade: poema para vozes, de João Cabral de Melo Neto.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesAccorsi, Ana Maria Bueno2012-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/32Revista Língua&Literatura; v. 5, n. 8 e 9 (2003); p. 57-76Revista Língua&Literatura; v. 5, n. 8 e 9 (2003); p. 57-761984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/32/62http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/32/63info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-18T19:00:53Zoai:ojs.200.203.105.109:article/32Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2012-04-18T19:00:53Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
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