O LEITOR E PRECEPTISTA GASPAR PIRES DE ALMEIDA E O CRONISTA JOÃO DE BARROS: ACERCA DO GÊNERO “LIVRO DE CAVALARIA”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Flávio Antônio Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2606
Resumo: No presente artigo, colocamos em confronto  duas escritas: as anotações do preceptista português do século XVII, Gaspar Pires de Almeira, acerca do “romanço” e a narrativa cavaleiresca de João de Barros, publicada em 1522. A obra de Barros notabiliza-se por ser a primeira narrativa de cavalaria em língua portuguesa publicada em Portugal, no século XVI e ter como matéria assunto pátrio, ou seja, a ascendência elevada da Casa Real Portuguesa. Imita, portanto, obras antigas com fins semelhantes como a Eneida e, mais contemporânea ao Clarimundo, o Orlando Furioso de Ariosto. O Orlando é o modelo por excelência daquilo que Gaspar Pires Rebelo nomeia por “Romanço”. Se nas matérias a obra de Ariosto e de Barros correspondem-se, na formulação, elas se distinguem, sendo a narrativa portuguesa um misto, com predominância da prosa. Não havendo preceptiva para as narrativas de aventuras de cavaleiros quinhetistas, vejamos em que se aproximam e em que se distanciam os dizeres de Gaspar Pires de Almeida e a composição de João de Barros.
id URI-2_23877b39b7762804821260ec4c65874e
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/2606
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling O LEITOR E PRECEPTISTA GASPAR PIRES DE ALMEIDA E O CRONISTA JOÃO DE BARROS: ACERCA DO GÊNERO “LIVRO DE CAVALARIA”Letras; Literatura PortuguesaLiteratura Portuguesa; Livros de Cavalaria; João de Barros.Literatura Narrativa de cavalariaNo presente artigo, colocamos em confronto  duas escritas: as anotações do preceptista português do século XVII, Gaspar Pires de Almeira, acerca do “romanço” e a narrativa cavaleiresca de João de Barros, publicada em 1522. A obra de Barros notabiliza-se por ser a primeira narrativa de cavalaria em língua portuguesa publicada em Portugal, no século XVI e ter como matéria assunto pátrio, ou seja, a ascendência elevada da Casa Real Portuguesa. Imita, portanto, obras antigas com fins semelhantes como a Eneida e, mais contemporânea ao Clarimundo, o Orlando Furioso de Ariosto. O Orlando é o modelo por excelência daquilo que Gaspar Pires Rebelo nomeia por “Romanço”. Se nas matérias a obra de Ariosto e de Barros correspondem-se, na formulação, elas se distinguem, sendo a narrativa portuguesa um misto, com predominância da prosa. Não havendo preceptiva para as narrativas de aventuras de cavaleiros quinhetistas, vejamos em que se aproximam e em que se distanciam os dizeres de Gaspar Pires de Almeida e a composição de João de Barros.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesReis, Flávio Antônio Fernandes2018-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise comparativaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2606Revista Língua&Literatura; v. 19, n. 33 (2017): Linguagens descoloniais na contemporaneidade latino-americana; 316-327Revista Língua&Literatura; v. 19, n. 33 (2017): Linguagens descoloniais na contemporaneidade latino-americana; 316-3271984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2606/2517Direitos autorais 2018 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-03T21:52:36Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2606Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2018-01-03T21:52:36Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O LEITOR E PRECEPTISTA GASPAR PIRES DE ALMEIDA E O CRONISTA JOÃO DE BARROS: ACERCA DO GÊNERO “LIVRO DE CAVALARIA”
title O LEITOR E PRECEPTISTA GASPAR PIRES DE ALMEIDA E O CRONISTA JOÃO DE BARROS: ACERCA DO GÊNERO “LIVRO DE CAVALARIA”
spellingShingle O LEITOR E PRECEPTISTA GASPAR PIRES DE ALMEIDA E O CRONISTA JOÃO DE BARROS: ACERCA DO GÊNERO “LIVRO DE CAVALARIA”
Reis, Flávio Antônio Fernandes
Letras; Literatura Portuguesa
Literatura Portuguesa; Livros de Cavalaria; João de Barros.
Literatura Narrativa de cavalaria
title_short O LEITOR E PRECEPTISTA GASPAR PIRES DE ALMEIDA E O CRONISTA JOÃO DE BARROS: ACERCA DO GÊNERO “LIVRO DE CAVALARIA”
title_full O LEITOR E PRECEPTISTA GASPAR PIRES DE ALMEIDA E O CRONISTA JOÃO DE BARROS: ACERCA DO GÊNERO “LIVRO DE CAVALARIA”
title_fullStr O LEITOR E PRECEPTISTA GASPAR PIRES DE ALMEIDA E O CRONISTA JOÃO DE BARROS: ACERCA DO GÊNERO “LIVRO DE CAVALARIA”
title_full_unstemmed O LEITOR E PRECEPTISTA GASPAR PIRES DE ALMEIDA E O CRONISTA JOÃO DE BARROS: ACERCA DO GÊNERO “LIVRO DE CAVALARIA”
title_sort O LEITOR E PRECEPTISTA GASPAR PIRES DE ALMEIDA E O CRONISTA JOÃO DE BARROS: ACERCA DO GÊNERO “LIVRO DE CAVALARIA”
author Reis, Flávio Antônio Fernandes
author_facet Reis, Flávio Antônio Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Flávio Antônio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Letras; Literatura Portuguesa
Literatura Portuguesa; Livros de Cavalaria; João de Barros.
Literatura Narrativa de cavalaria
topic Letras; Literatura Portuguesa
Literatura Portuguesa; Livros de Cavalaria; João de Barros.
Literatura Narrativa de cavalaria
description No presente artigo, colocamos em confronto  duas escritas: as anotações do preceptista português do século XVII, Gaspar Pires de Almeira, acerca do “romanço” e a narrativa cavaleiresca de João de Barros, publicada em 1522. A obra de Barros notabiliza-se por ser a primeira narrativa de cavalaria em língua portuguesa publicada em Portugal, no século XVI e ter como matéria assunto pátrio, ou seja, a ascendência elevada da Casa Real Portuguesa. Imita, portanto, obras antigas com fins semelhantes como a Eneida e, mais contemporânea ao Clarimundo, o Orlando Furioso de Ariosto. O Orlando é o modelo por excelência daquilo que Gaspar Pires Rebelo nomeia por “Romanço”. Se nas matérias a obra de Ariosto e de Barros correspondem-se, na formulação, elas se distinguem, sendo a narrativa portuguesa um misto, com predominância da prosa. Não havendo preceptiva para as narrativas de aventuras de cavaleiros quinhetistas, vejamos em que se aproximam e em que se distanciam os dizeres de Gaspar Pires de Almeida e a composição de João de Barros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise comparativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2606
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2606/2517
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 19, n. 33 (2017): Linguagens descoloniais na contemporaneidade latino-americana; 316-327
Revista Língua&Literatura; v. 19, n. 33 (2017): Linguagens descoloniais na contemporaneidade latino-americana; 316-327
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731567037186048