“Teoria do medalhão”: o príncipe, de Machado de Assis (e suas repercussões)
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2928 |
Resumo: | Teoria do medalhão”, presente na coletânea Papéis Avulsos (1882), é um dos contos mais importantes da obra de Machado de Assis, repercutindo em vários de seus textos. Expresso com ares de doutrina filosófica a ser posta em prática por muitas personagens machadianas, serve como orientação dos meios mais eficazes para se tornar um emérito “medalhão”. Neste artigo, examinaremos o conto “Teoria do medalhão” a partir de sua relação com a obra O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, tratado escrito pelo florentino a fim de instrumentalizar Lorenzo de Médicis em sua ascensão ao poder e os modos de mantê-lo. A semelhança principal nos textos diz respeito ao modo de condução do homem como inscrito em certa previsibilidade, visto que asseguram que por meio da observação pode-se prever as atitudes e os comportamentos do homem em dadas circunstâncias. Os discursos presentes nos textos se assemelham quanto ao tema e se distinguem na forma. |
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“Teoria do medalhão”: o príncipe, de Machado de Assis (e suas repercussões)lITERATURATeoria do medalhão”, presente na coletânea Papéis Avulsos (1882), é um dos contos mais importantes da obra de Machado de Assis, repercutindo em vários de seus textos. Expresso com ares de doutrina filosófica a ser posta em prática por muitas personagens machadianas, serve como orientação dos meios mais eficazes para se tornar um emérito “medalhão”. Neste artigo, examinaremos o conto “Teoria do medalhão” a partir de sua relação com a obra O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, tratado escrito pelo florentino a fim de instrumentalizar Lorenzo de Médicis em sua ascensão ao poder e os modos de mantê-lo. A semelhança principal nos textos diz respeito ao modo de condução do homem como inscrito em certa previsibilidade, visto que asseguram que por meio da observação pode-se prever as atitudes e os comportamentos do homem em dadas circunstâncias. Os discursos presentes nos textos se assemelham quanto ao tema e se distinguem na forma. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesPereira, Cilene Margarete2017-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2928Revista Língua&Literatura; v. 35, n. 20 (2018): Corporalidades, híbridos e sexualidades; 150-164Revista Língua&Literatura; v. 35, n. 20 (2018): Corporalidades, híbridos e sexualidades; 150-1641984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2928/2434Direitos autorais 2017 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-09T10:56:38Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2928Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2018-02-09T10:56:38Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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