Corpos deslocados em mulheres alteradas

Bibliographic Details
Main Author: Coelho, Thais
Publication Date: 2012
Format: Article
Language: por
Source: Revista Língua & Literatura (Online)
Download full: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/62
Summary: Assumindo o corpo como ponto de encontro entre história, natureza, ciência e cultura, como um constructo mutante, passível de intervenções, engendrado em redes de poder e controle, produzido pela linguagem e dotado de significação nos encontramos presentificados no mundo. Nosso contexto “pós-moderno” se apresenta conflituoso e ambíguo pois se revela ao mesmo tempo repressor e libertador, estando a todo tempo a dizer de nós, de nosso corpo e de nossos comportamentos, determinando e representando nossa experiência como sereshumanos. Assim, através dos aparatos midiáticos, discursos são veiculados e destinados à regulação do sujeito através de sua identificação ou não com determinadas verdades construídas, ou através de efeitos de verdade. Atendendo à lógica capitalista do mercado de consumo, a mídia contribui para uma visão de corpo como artefato sócio-econômico-cultural que, ao ser constantemente construído e reconstruído na discursividade, se concretiza. A partir de tais entendimentos localizamos a obra da cartunista argentina Maitena como oblematizadora da questão do corpo, pois retrata sua provisoriedade de forma satírica.
id URI-2_58c2f91b5f25a8c80beb2968cefcbbab
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/62
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling Corpos deslocados em mulheres alteradasAssumindo o corpo como ponto de encontro entre história, natureza, ciência e cultura, como um constructo mutante, passível de intervenções, engendrado em redes de poder e controle, produzido pela linguagem e dotado de significação nos encontramos presentificados no mundo. Nosso contexto “pós-moderno” se apresenta conflituoso e ambíguo pois se revela ao mesmo tempo repressor e libertador, estando a todo tempo a dizer de nós, de nosso corpo e de nossos comportamentos, determinando e representando nossa experiência como sereshumanos. Assim, através dos aparatos midiáticos, discursos são veiculados e destinados à regulação do sujeito através de sua identificação ou não com determinadas verdades construídas, ou através de efeitos de verdade. Atendendo à lógica capitalista do mercado de consumo, a mídia contribui para uma visão de corpo como artefato sócio-econômico-cultural que, ao ser constantemente construído e reconstruído na discursividade, se concretiza. A partir de tais entendimentos localizamos a obra da cartunista argentina Maitena como oblematizadora da questão do corpo, pois retrata sua provisoriedade de forma satírica.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCoelho, Thais2012-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/62Revista Língua&Literatura; v. 8, n. 12 (2006); p. 119-132Revista Língua&Literatura; v. 8, n. 12 (2006); p. 119-1321984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/62/120http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/62/121info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-18T18:14:35Zoai:ojs.200.203.105.109:article/62Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2012-04-18T18:14:35Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpos deslocados em mulheres alteradas
title Corpos deslocados em mulheres alteradas
spellingShingle Corpos deslocados em mulheres alteradas
Coelho, Thais
title_short Corpos deslocados em mulheres alteradas
title_full Corpos deslocados em mulheres alteradas
title_fullStr Corpos deslocados em mulheres alteradas
title_full_unstemmed Corpos deslocados em mulheres alteradas
title_sort Corpos deslocados em mulheres alteradas
author Coelho, Thais
author_facet Coelho, Thais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Thais
dc.subject.none.fl_str_mv


description Assumindo o corpo como ponto de encontro entre história, natureza, ciência e cultura, como um constructo mutante, passível de intervenções, engendrado em redes de poder e controle, produzido pela linguagem e dotado de significação nos encontramos presentificados no mundo. Nosso contexto “pós-moderno” se apresenta conflituoso e ambíguo pois se revela ao mesmo tempo repressor e libertador, estando a todo tempo a dizer de nós, de nosso corpo e de nossos comportamentos, determinando e representando nossa experiência como sereshumanos. Assim, através dos aparatos midiáticos, discursos são veiculados e destinados à regulação do sujeito através de sua identificação ou não com determinadas verdades construídas, ou através de efeitos de verdade. Atendendo à lógica capitalista do mercado de consumo, a mídia contribui para uma visão de corpo como artefato sócio-econômico-cultural que, ao ser constantemente construído e reconstruído na discursividade, se concretiza. A partir de tais entendimentos localizamos a obra da cartunista argentina Maitena como oblematizadora da questão do corpo, pois retrata sua provisoriedade de forma satírica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/62
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/62/120
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/62/121
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 8, n. 12 (2006); p. 119-132
Revista Língua&Literatura; v. 8, n. 12 (2006); p. 119-132
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1798329464868831232