As interações em aulas transacionais de Inglês como língua-cultura estrangeira: um enfoque na produção oral dos participantes do processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueredo, Carla Janaina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/102
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o processo interacional promovido por alunos brasileiros de inglês e seu professor de origem irlandesa no ambiente da sala de aula. Consideramos que os recortes dessas interações caracterizam as aulas como sendo transacionais, com momentos destinados ora à instrução ora à interação entre os participantes desse contexto. Trata-se de um estudo etnográfico de cunho qualitativo que nos mostra, sobretudo, um perfil dialógico da produção oral em língua inglesa, pela qual os aprendizes, principalmente, revelam suas vivências socioculturais ao mesmo tempo em que se inserem no processo de apropriação do inglês. É possível perceber a importância da interação social como elemento determinante noprocesso de aprendizagem de uma língua-cultura estrangeira, visto que tanto o professor quanto os seus alunos garantem oportunidades para que suas experiências de deslocamento por entre as diferentes fronteiras das línguas e culturas sejam cada vez mais constantes e enriquecedoras.
id URI-2_601151a1ae678771b2e07de30c4d0bc9
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/102
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling As interações em aulas transacionais de Inglês como língua-cultura estrangeira: um enfoque na produção oral dos participantes do processo ensino-aprendizagemO presente artigo tem por objetivo refletir sobre o processo interacional promovido por alunos brasileiros de inglês e seu professor de origem irlandesa no ambiente da sala de aula. Consideramos que os recortes dessas interações caracterizam as aulas como sendo transacionais, com momentos destinados ora à instrução ora à interação entre os participantes desse contexto. Trata-se de um estudo etnográfico de cunho qualitativo que nos mostra, sobretudo, um perfil dialógico da produção oral em língua inglesa, pela qual os aprendizes, principalmente, revelam suas vivências socioculturais ao mesmo tempo em que se inserem no processo de apropriação do inglês. É possível perceber a importância da interação social como elemento determinante noprocesso de aprendizagem de uma língua-cultura estrangeira, visto que tanto o professor quanto os seus alunos garantem oportunidades para que suas experiências de deslocamento por entre as diferentes fronteiras das línguas e culturas sejam cada vez mais constantes e enriquecedoras. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesFigueredo, Carla Janaina2012-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/102Revista Língua&Literatura; v. 11, n. 17 (2009): LINGUÍSTICA APLICADA: PRÁTICAS DE USO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA; p. 53-78Revista Língua&Literatura; v. 11, n. 17 (2009): LINGUÍSTICA APLICADA: PRÁTICAS DE USO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA; p. 53-781984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/102/198http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/102/199info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-18T19:35:08Zoai:ojs.200.203.105.109:article/102Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2012-04-18T19:35:08Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv As interações em aulas transacionais de Inglês como língua-cultura estrangeira: um enfoque na produção oral dos participantes do processo ensino-aprendizagem
title As interações em aulas transacionais de Inglês como língua-cultura estrangeira: um enfoque na produção oral dos participantes do processo ensino-aprendizagem
spellingShingle As interações em aulas transacionais de Inglês como língua-cultura estrangeira: um enfoque na produção oral dos participantes do processo ensino-aprendizagem
Figueredo, Carla Janaina
title_short As interações em aulas transacionais de Inglês como língua-cultura estrangeira: um enfoque na produção oral dos participantes do processo ensino-aprendizagem
title_full As interações em aulas transacionais de Inglês como língua-cultura estrangeira: um enfoque na produção oral dos participantes do processo ensino-aprendizagem
title_fullStr As interações em aulas transacionais de Inglês como língua-cultura estrangeira: um enfoque na produção oral dos participantes do processo ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed As interações em aulas transacionais de Inglês como língua-cultura estrangeira: um enfoque na produção oral dos participantes do processo ensino-aprendizagem
title_sort As interações em aulas transacionais de Inglês como língua-cultura estrangeira: um enfoque na produção oral dos participantes do processo ensino-aprendizagem
author Figueredo, Carla Janaina
author_facet Figueredo, Carla Janaina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueredo, Carla Janaina
dc.subject.none.fl_str_mv


description O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o processo interacional promovido por alunos brasileiros de inglês e seu professor de origem irlandesa no ambiente da sala de aula. Consideramos que os recortes dessas interações caracterizam as aulas como sendo transacionais, com momentos destinados ora à instrução ora à interação entre os participantes desse contexto. Trata-se de um estudo etnográfico de cunho qualitativo que nos mostra, sobretudo, um perfil dialógico da produção oral em língua inglesa, pela qual os aprendizes, principalmente, revelam suas vivências socioculturais ao mesmo tempo em que se inserem no processo de apropriação do inglês. É possível perceber a importância da interação social como elemento determinante noprocesso de aprendizagem de uma língua-cultura estrangeira, visto que tanto o professor quanto os seus alunos garantem oportunidades para que suas experiências de deslocamento por entre as diferentes fronteiras das línguas e culturas sejam cada vez mais constantes e enriquecedoras.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/102
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/102/198
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/102/199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 11, n. 17 (2009): LINGUÍSTICA APLICADA: PRÁTICAS DE USO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA; p. 53-78
Revista Língua&Literatura; v. 11, n. 17 (2009): LINGUÍSTICA APLICADA: PRÁTICAS DE USO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA; p. 53-78
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1798329465392070656