Fronteiras e(m) representação nas narrativas de Milton Hatoum
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/158 |
Resumo: | Realiza-se, neste artigo, uma análise das narrativas de Milton Hatoum, com especial destaque para Órfãos do Eldorado (2008), pontuando-se de que modo se estabelecem os entrecruzamentos de perspectivas históricas no campo dessa representação ficcional, bem como de questões culturais permeadas por embates entre a dimensão ética e a dimensão política no campo da arte literária. Articular a diferença que funda a especialidade das produções simbólicas e as dependências que as inscrevem no mundo social implica o cruzamento de enfoques que foram, durante muito tempo, alheio uns aos outros. Daí que fronteiras da ficção e fronteiras da história, como objeto de interpretação, apontam para o imperativo da ultrapassagem das “fronteiras” do conhecimento, enquanto limitação, e abertura para possibilidades teóricas entrecruzadas capazes de capturar, no literário, as formações imaginárias constitutivas das identidades e das diferenças. |
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Fronteiras e(m) representação nas narrativas de Milton HatoumRealiza-se, neste artigo, uma análise das narrativas de Milton Hatoum, com especial destaque para Órfãos do Eldorado (2008), pontuando-se de que modo se estabelecem os entrecruzamentos de perspectivas históricas no campo dessa representação ficcional, bem como de questões culturais permeadas por embates entre a dimensão ética e a dimensão política no campo da arte literária. Articular a diferença que funda a especialidade das produções simbólicas e as dependências que as inscrevem no mundo social implica o cruzamento de enfoques que foram, durante muito tempo, alheio uns aos outros. Daí que fronteiras da ficção e fronteiras da história, como objeto de interpretação, apontam para o imperativo da ultrapassagem das “fronteiras” do conhecimento, enquanto limitação, e abertura para possibilidades teóricas entrecruzadas capazes de capturar, no literário, as formações imaginárias constitutivas das identidades e das diferenças.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesRodrigues, Inara de OliveiraNiederauer, Silvia2012-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/158Revista Língua&Literatura; v. 13, n. 20 (2011): LITERATURA COMPARADA: RUMOS E INTERFACES; p. 169-186Revista Língua&Literatura; v. 13, n. 20 (2011): LITERATURA COMPARADA: RUMOS E INTERFACES; p. 169-1861984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/158/305http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/158/306info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T18:43:39Zoai:ojs.200.203.105.109:article/158Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2012-04-27T18:43:39Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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Realiza-se, neste artigo, uma análise das narrativas de Milton Hatoum, com especial destaque para Órfãos do Eldorado (2008), pontuando-se de que modo se estabelecem os entrecruzamentos de perspectivas históricas no campo dessa representação ficcional, bem como de questões culturais permeadas por embates entre a dimensão ética e a dimensão política no campo da arte literária. Articular a diferença que funda a especialidade das produções simbólicas e as dependências que as inscrevem no mundo social implica o cruzamento de enfoques que foram, durante muito tempo, alheio uns aos outros. Daí que fronteiras da ficção e fronteiras da história, como objeto de interpretação, apontam para o imperativo da ultrapassagem das “fronteiras” do conhecimento, enquanto limitação, e abertura para possibilidades teóricas entrecruzadas capazes de capturar, no literário, as formações imaginárias constitutivas das identidades e das diferenças. |
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