POLIDEZ LINGUÍSTICA E ANTAGONISMO SOCIAL NO ESCÂNDALO POLÍTICO: CONSTRUINDO A FACE DO INIMIGO NOS “NOVOS ALOPRADOS”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Maria Eduarda Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: dos Santos, Letícia Adriana Pires Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/851
Resumo: Resumo: Este artigo investiga a construção discursivo-midiática dos “Novos aloprados”, a fim de discutir o escândalo político como luta social. A partir da articulação teórica e analítica entre o modelo de estratégias de polidez linguística de Bronw e Levinson (1987), a teoria social do escândalo político de J. B. Thompson (2002) e a discussão sobre antagonismos sociais de S. Žizek (2011), examinamos a cobertura do evento realizada por sua principal instância enunciativa, a revista brasileira Veja. Ao final da investigação, a pesquisa indica que o escândalo político configura-se discursivamente como um jogo de faces ou performances, no interior do qual um conjunto de estratégias de polidez linguística é mobilizado para manifestar e significar antagonismos na forma de (re)fundação de fronteiras sociais. Palavras-chave: Polidez linguística. Antagonismo social. Escândalo político.  
id URI-2_8fd93e54e71ce527cfc88090aa32c870
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/851
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling POLIDEZ LINGUÍSTICA E ANTAGONISMO SOCIAL NO ESCÂNDALO POLÍTICO: CONSTRUINDO A FACE DO INIMIGO NOS “NOVOS ALOPRADOS”LinguísticaDiscurso; Escândalo político; Antagonismo social.Estudos Linguísticos, Mídia e Política.Resumo: Este artigo investiga a construção discursivo-midiática dos “Novos aloprados”, a fim de discutir o escândalo político como luta social. A partir da articulação teórica e analítica entre o modelo de estratégias de polidez linguística de Bronw e Levinson (1987), a teoria social do escândalo político de J. B. Thompson (2002) e a discussão sobre antagonismos sociais de S. Žizek (2011), examinamos a cobertura do evento realizada por sua principal instância enunciativa, a revista brasileira Veja. Ao final da investigação, a pesquisa indica que o escândalo político configura-se discursivamente como um jogo de faces ou performances, no interior do qual um conjunto de estratégias de polidez linguística é mobilizado para manifestar e significar antagonismos na forma de (re)fundação de fronteiras sociais. Palavras-chave: Polidez linguística. Antagonismo social. Escândalo político.  Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCAPESPeixoto, Maria Eduarda Gonçalvesdos Santos, Letícia Adriana Pires Ferreira2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo qualitativoapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/851Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 327-352Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 327-3521984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/851/1682info:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-15T12:43:36Zoai:ojs.200.203.105.109:article/851Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2014-04-15T12:43:36Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv POLIDEZ LINGUÍSTICA E ANTAGONISMO SOCIAL NO ESCÂNDALO POLÍTICO: CONSTRUINDO A FACE DO INIMIGO NOS “NOVOS ALOPRADOS”
title POLIDEZ LINGUÍSTICA E ANTAGONISMO SOCIAL NO ESCÂNDALO POLÍTICO: CONSTRUINDO A FACE DO INIMIGO NOS “NOVOS ALOPRADOS”
spellingShingle POLIDEZ LINGUÍSTICA E ANTAGONISMO SOCIAL NO ESCÂNDALO POLÍTICO: CONSTRUINDO A FACE DO INIMIGO NOS “NOVOS ALOPRADOS”
Peixoto, Maria Eduarda Gonçalves
Linguística
Discurso; Escândalo político; Antagonismo social.
Estudos Linguísticos, Mídia e Política.
title_short POLIDEZ LINGUÍSTICA E ANTAGONISMO SOCIAL NO ESCÂNDALO POLÍTICO: CONSTRUINDO A FACE DO INIMIGO NOS “NOVOS ALOPRADOS”
title_full POLIDEZ LINGUÍSTICA E ANTAGONISMO SOCIAL NO ESCÂNDALO POLÍTICO: CONSTRUINDO A FACE DO INIMIGO NOS “NOVOS ALOPRADOS”
title_fullStr POLIDEZ LINGUÍSTICA E ANTAGONISMO SOCIAL NO ESCÂNDALO POLÍTICO: CONSTRUINDO A FACE DO INIMIGO NOS “NOVOS ALOPRADOS”
title_full_unstemmed POLIDEZ LINGUÍSTICA E ANTAGONISMO SOCIAL NO ESCÂNDALO POLÍTICO: CONSTRUINDO A FACE DO INIMIGO NOS “NOVOS ALOPRADOS”
title_sort POLIDEZ LINGUÍSTICA E ANTAGONISMO SOCIAL NO ESCÂNDALO POLÍTICO: CONSTRUINDO A FACE DO INIMIGO NOS “NOVOS ALOPRADOS”
author Peixoto, Maria Eduarda Gonçalves
author_facet Peixoto, Maria Eduarda Gonçalves
dos Santos, Letícia Adriana Pires Ferreira
author_role author
author2 dos Santos, Letícia Adriana Pires Ferreira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Maria Eduarda Gonçalves
dos Santos, Letícia Adriana Pires Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Discurso; Escândalo político; Antagonismo social.
Estudos Linguísticos, Mídia e Política.
topic Linguística
Discurso; Escândalo político; Antagonismo social.
Estudos Linguísticos, Mídia e Política.
description Resumo: Este artigo investiga a construção discursivo-midiática dos “Novos aloprados”, a fim de discutir o escândalo político como luta social. A partir da articulação teórica e analítica entre o modelo de estratégias de polidez linguística de Bronw e Levinson (1987), a teoria social do escândalo político de J. B. Thompson (2002) e a discussão sobre antagonismos sociais de S. Žizek (2011), examinamos a cobertura do evento realizada por sua principal instância enunciativa, a revista brasileira Veja. Ao final da investigação, a pesquisa indica que o escândalo político configura-se discursivamente como um jogo de faces ou performances, no interior do qual um conjunto de estratégias de polidez linguística é mobilizado para manifestar e significar antagonismos na forma de (re)fundação de fronteiras sociais. Palavras-chave: Polidez linguística. Antagonismo social. Escândalo político.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/851
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/851/1682
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 327-352
Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 327-352
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731565288161280