A NOÇÃO DE COMUNIDADE DE FALA PARA A ETNOGRAFIA DA COMUNICAÇÃO: PROBLEMATIZAÇÕES
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/398 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos os resultados parciais de uma pesquisa acerca das ações de uma ONG sobre uma comunidade. Essa ONG, objetivando o empoderamento identitário e cultural da comunidade em que atua, interfere em e por meio das práticas sociais do grupo e, portanto, das normas sociais de uso da língua, visando à (re) construção de um elemento “unificador” das pessoas; formador, portanto, de uma identidade cultural. No nosso ponto de vista, esse é o próprio processo de construção de uma comunidade de fala, posto que estabelece novas normas de conduta linguística e de uso da língua. Diante desses resultados, propomos uma problematização da noção de “comunidade de fala”, proposta por Hymes, como uma noção limitada, que nem sempre dá conta da complexidade de contextos em que as questões de pertencimento e de identificação entram em jogo como elementos significativos, que interferem diretamente nos critérios utilizados por essas definições. |
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A NOÇÃO DE COMUNIDADE DE FALA PARA A ETNOGRAFIA DA COMUNICAÇÃO: PROBLEMATIZAÇÕESLiguística; etnografia da comunicaçãoComunidade de Fala. Identidade Cultural. Atos de Fala.a noção de comunidade de fala em uma pesquisa etnográficaNeste artigo, apresentamos os resultados parciais de uma pesquisa acerca das ações de uma ONG sobre uma comunidade. Essa ONG, objetivando o empoderamento identitário e cultural da comunidade em que atua, interfere em e por meio das práticas sociais do grupo e, portanto, das normas sociais de uso da língua, visando à (re) construção de um elemento “unificador” das pessoas; formador, portanto, de uma identidade cultural. No nosso ponto de vista, esse é o próprio processo de construção de uma comunidade de fala, posto que estabelece novas normas de conduta linguística e de uso da língua. Diante desses resultados, propomos uma problematização da noção de “comunidade de fala”, proposta por Hymes, como uma noção limitada, que nem sempre dá conta da complexidade de contextos em que as questões de pertencimento e de identificação entram em jogo como elementos significativos, que interferem diretamente nos critérios utilizados por essas definições.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCAPESCastanheira, Karla Alves de Araújo FrançaSantos, Tânia Rezende Ferreira2013-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Parespesquisa etnográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/398Revista Língua&Literatura; v. 14, n. 23 (2012): CULTURA E TRANSCULTURALIDADE COMO SUBSTRATO LINGUÍSTICO; p. 05-24Revista Língua&Literatura; v. 14, n. 23 (2012): CULTURA E TRANSCULTURALIDADE COMO SUBSTRATO LINGUÍSTICO; p. 05-241984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/398/1243info:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-18T14:06:35Zoai:ojs.200.203.105.109:article/398Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2013-03-18T14:06:35Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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Neste artigo, apresentamos os resultados parciais de uma pesquisa acerca das ações de uma ONG sobre uma comunidade. Essa ONG, objetivando o empoderamento identitário e cultural da comunidade em que atua, interfere em e por meio das práticas sociais do grupo e, portanto, das normas sociais de uso da língua, visando à (re) construção de um elemento “unificador” das pessoas; formador, portanto, de uma identidade cultural. No nosso ponto de vista, esse é o próprio processo de construção de uma comunidade de fala, posto que estabelece novas normas de conduta linguística e de uso da língua. Diante desses resultados, propomos uma problematização da noção de “comunidade de fala”, proposta por Hymes, como uma noção limitada, que nem sempre dá conta da complexidade de contextos em que as questões de pertencimento e de identificação entram em jogo como elementos significativos, que interferem diretamente nos critérios utilizados por essas definições. |
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