A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA

Bibliographic Details
Main Author: Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
Publication Date: 2012
Other Authors: Goulart, Anderson Jair, Lesnhak, Simone
Format: Article
Language: por
Source: Revista Língua & Literatura (Online)
Download full: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/164
Summary: Este estudo topicaliza resultados de uma pesquisa-ação cujo foco é a ressignifi cação dos usos da escrita por meio do trabalho com os gêneros do discurso diário e conto e a ação do professor para a participação dos estudantes em eventos de letramento diversifi cados, promotores de novas práticas de letramento. O público participante do projeto foi uma turma de estudantes de 6ª. série do Ensino de Jovens e Adultos. O objetivo foi facultar aos estudantes compreender os signifi cados do ato de escrever em diferentes eventos de letramento e situações de interação. As análises foram produzidas à luz dos estudos sobre letramento, com ancoragem em estudos de Street (1984; 2003), Barton (1994), Barton e Hamilton (2000), Heath (1982) entre outros estudiosos da área. Além desse quadro teórico, o trabalho foi desenvolvido sob a perspectiva dialógica da linguagem e dos gêneros do discurso de Bakhtin (2000; 2002). Observou-se, ao fi nal do projeto, que os estudantes ressignifi caram os usos da escrita, entendendo seu caráter dinâmico nas esferas e relações sociais.
id URI-2_9a114e0dc6d10cd9bcade0f258b680f2
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/164
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJAEste estudo topicaliza resultados de uma pesquisa-ação cujo foco é a ressignifi cação dos usos da escrita por meio do trabalho com os gêneros do discurso diário e conto e a ação do professor para a participação dos estudantes em eventos de letramento diversifi cados, promotores de novas práticas de letramento. O público participante do projeto foi uma turma de estudantes de 6ª. série do Ensino de Jovens e Adultos. O objetivo foi facultar aos estudantes compreender os signifi cados do ato de escrever em diferentes eventos de letramento e situações de interação. As análises foram produzidas à luz dos estudos sobre letramento, com ancoragem em estudos de Street (1984; 2003), Barton (1994), Barton e Hamilton (2000), Heath (1982) entre outros estudiosos da área. Além desse quadro teórico, o trabalho foi desenvolvido sob a perspectiva dialógica da linguagem e dos gêneros do discurso de Bakhtin (2000; 2002). Observou-se, ao fi nal do projeto, que os estudantes ressignifi caram os usos da escrita, entendendo seu caráter dinâmico nas esferas e relações sociais.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCerutti-Rizzatti, Mary ElizabethGoulart, Anderson JairLesnhak, Simone2012-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/164Revista Língua&Literatura; v. 13, n. 21 (2011): PROCESSOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: VARIÁVEIS E CONDICIONANTES DOS MODOS DE FAZER SENTIDO, INTERPRETAR E DIALOGAR COM O OUTRO; p. 73-94Revista Língua&Literatura; v. 13, n. 21 (2011): PROCESSOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: VARIÁVEIS E CONDICIONANTES DOS MODOS DE FAZER SENTIDO, INTERPRETAR E DIALOGAR COM O OUTRO; p. 73-941984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/164/317http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/164/318info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T19:43:37Zoai:ojs.200.203.105.109:article/164Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2012-04-27T19:43:37Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA
title A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA
spellingShingle A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA
Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
title_short A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA
title_full A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA
title_fullStr A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA
title_full_unstemmed A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA
title_sort A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA
author Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
author_facet Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
Goulart, Anderson Jair
Lesnhak, Simone
author_role author
author2 Goulart, Anderson Jair
Lesnhak, Simone
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
Goulart, Anderson Jair
Lesnhak, Simone
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este estudo topicaliza resultados de uma pesquisa-ação cujo foco é a ressignifi cação dos usos da escrita por meio do trabalho com os gêneros do discurso diário e conto e a ação do professor para a participação dos estudantes em eventos de letramento diversifi cados, promotores de novas práticas de letramento. O público participante do projeto foi uma turma de estudantes de 6ª. série do Ensino de Jovens e Adultos. O objetivo foi facultar aos estudantes compreender os signifi cados do ato de escrever em diferentes eventos de letramento e situações de interação. As análises foram produzidas à luz dos estudos sobre letramento, com ancoragem em estudos de Street (1984; 2003), Barton (1994), Barton e Hamilton (2000), Heath (1982) entre outros estudiosos da área. Além desse quadro teórico, o trabalho foi desenvolvido sob a perspectiva dialógica da linguagem e dos gêneros do discurso de Bakhtin (2000; 2002). Observou-se, ao fi nal do projeto, que os estudantes ressignifi caram os usos da escrita, entendendo seu caráter dinâmico nas esferas e relações sociais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/164
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/164/317
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/164/318
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 13, n. 21 (2011): PROCESSOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: VARIÁVEIS E CONDICIONANTES DOS MODOS DE FAZER SENTIDO, INTERPRETAR E DIALOGAR COM O OUTRO; p. 73-94
Revista Língua&Literatura; v. 13, n. 21 (2011): PROCESSOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: VARIÁVEIS E CONDICIONANTES DOS MODOS DE FAZER SENTIDO, INTERPRETAR E DIALOGAR COM O OUTRO; p. 73-94
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731566748827648