A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2012 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Download full: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/164 |
Summary: | Este estudo topicaliza resultados de uma pesquisa-ação cujo foco é a ressignifi cação dos usos da escrita por meio do trabalho com os gêneros do discurso diário e conto e a ação do professor para a participação dos estudantes em eventos de letramento diversifi cados, promotores de novas práticas de letramento. O público participante do projeto foi uma turma de estudantes de 6ª. série do Ensino de Jovens e Adultos. O objetivo foi facultar aos estudantes compreender os signifi cados do ato de escrever em diferentes eventos de letramento e situações de interação. As análises foram produzidas à luz dos estudos sobre letramento, com ancoragem em estudos de Street (1984; 2003), Barton (1994), Barton e Hamilton (2000), Heath (1982) entre outros estudiosos da área. Além desse quadro teórico, o trabalho foi desenvolvido sob a perspectiva dialógica da linguagem e dos gêneros do discurso de Bakhtin (2000; 2002). Observou-se, ao fi nal do projeto, que os estudantes ressignifi caram os usos da escrita, entendendo seu caráter dinâmico nas esferas e relações sociais. |
id |
URI-2_9a114e0dc6d10cd9bcade0f258b680f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/164 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJAEste estudo topicaliza resultados de uma pesquisa-ação cujo foco é a ressignifi cação dos usos da escrita por meio do trabalho com os gêneros do discurso diário e conto e a ação do professor para a participação dos estudantes em eventos de letramento diversifi cados, promotores de novas práticas de letramento. O público participante do projeto foi uma turma de estudantes de 6ª. série do Ensino de Jovens e Adultos. O objetivo foi facultar aos estudantes compreender os signifi cados do ato de escrever em diferentes eventos de letramento e situações de interação. As análises foram produzidas à luz dos estudos sobre letramento, com ancoragem em estudos de Street (1984; 2003), Barton (1994), Barton e Hamilton (2000), Heath (1982) entre outros estudiosos da área. Além desse quadro teórico, o trabalho foi desenvolvido sob a perspectiva dialógica da linguagem e dos gêneros do discurso de Bakhtin (2000; 2002). Observou-se, ao fi nal do projeto, que os estudantes ressignifi caram os usos da escrita, entendendo seu caráter dinâmico nas esferas e relações sociais.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCerutti-Rizzatti, Mary ElizabethGoulart, Anderson JairLesnhak, Simone2012-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/164Revista Língua&Literatura; v. 13, n. 21 (2011): PROCESSOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: VARIÁVEIS E CONDICIONANTES DOS MODOS DE FAZER SENTIDO, INTERPRETAR E DIALOGAR COM O OUTRO; p. 73-94Revista Língua&Literatura; v. 13, n. 21 (2011): PROCESSOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: VARIÁVEIS E CONDICIONANTES DOS MODOS DE FAZER SENTIDO, INTERPRETAR E DIALOGAR COM O OUTRO; p. 73-941984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/164/317http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/164/318info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T19:43:37Zoai:ojs.200.203.105.109:article/164Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2012-04-27T19:43:37Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA |
title |
A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA |
spellingShingle |
A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth |
title_short |
A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA |
title_full |
A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA |
title_fullStr |
A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA |
title_full_unstemmed |
A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA |
title_sort |
A ressignifi cação dos usos da escrita: a ação didático- pedagógica do professor para produção de textos gêneros diário e conto por alunos da 6ª série da EJA |
author |
Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth |
author_facet |
Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth Goulart, Anderson Jair Lesnhak, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Goulart, Anderson Jair Lesnhak, Simone |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth Goulart, Anderson Jair Lesnhak, Simone |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este estudo topicaliza resultados de uma pesquisa-ação cujo foco é a ressignifi cação dos usos da escrita por meio do trabalho com os gêneros do discurso diário e conto e a ação do professor para a participação dos estudantes em eventos de letramento diversifi cados, promotores de novas práticas de letramento. O público participante do projeto foi uma turma de estudantes de 6ª. série do Ensino de Jovens e Adultos. O objetivo foi facultar aos estudantes compreender os signifi cados do ato de escrever em diferentes eventos de letramento e situações de interação. As análises foram produzidas à luz dos estudos sobre letramento, com ancoragem em estudos de Street (1984; 2003), Barton (1994), Barton e Hamilton (2000), Heath (1982) entre outros estudiosos da área. Além desse quadro teórico, o trabalho foi desenvolvido sob a perspectiva dialógica da linguagem e dos gêneros do discurso de Bakhtin (2000; 2002). Observou-se, ao fi nal do projeto, que os estudantes ressignifi caram os usos da escrita, entendendo seu caráter dinâmico nas esferas e relações sociais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/164 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/164/317 http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/164/318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 13, n. 21 (2011): PROCESSOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: VARIÁVEIS E CONDICIONANTES DOS MODOS DE FAZER SENTIDO, INTERPRETAR E DIALOGAR COM O OUTRO; p. 73-94 Revista Língua&Literatura; v. 13, n. 21 (2011): PROCESSOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: VARIÁVEIS E CONDICIONANTES DOS MODOS DE FAZER SENTIDO, INTERPRETAR E DIALOGAR COM O OUTRO; p. 73-94 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731566748827648 |