O Ensino de Literatura Infantil nas Escolas do MST: Entre a Fantasia e a Realidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/73 |
Resumo: | O presente texto analisa o espaço dado aos contos de fadas na prática docente dos acadêmicos do curso de Pedagogia para Educadores do Campo da Unioeste-Francisco Beltrão. O leitor e a leitora deste artigo encontrarão, nas páginas seguintes, uma discussão sobre as possíveis causas da rejeição que parte dos educandos da primeira turma do curso de Pedagogia para Educadores do Campo demonstrou em relaçãoà fantasia. Baseados nas pesquisas de Bruno Bettelheim, Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Nelly Coelho Novaes, Maria da Glória Bordini, Walter Benjamin e Vigotsky, interpretamos o discurso dos acadêmicos e das acadêmicas e indicamos a importância de se repensar o espaço da fantasia, a partir dos contos fantásticos, em seus trabalhos docentes. Vale ressaltar que esses acadêmicos lecionam nas séries iniciais do EnsinoFundamental, para crianças na faixa-etária de 5 a 9 anos, uma fase em que o público leitor, conforme Bordini, busca, por meio da fantasia, resolver seus conflitos e se adaptar melhor no mundo. |
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O Ensino de Literatura Infantil nas Escolas do MST: Entre a Fantasia e a RealidadeO presente texto analisa o espaço dado aos contos de fadas na prática docente dos acadêmicos do curso de Pedagogia para Educadores do Campo da Unioeste-Francisco Beltrão. O leitor e a leitora deste artigo encontrarão, nas páginas seguintes, uma discussão sobre as possíveis causas da rejeição que parte dos educandos da primeira turma do curso de Pedagogia para Educadores do Campo demonstrou em relaçãoà fantasia. Baseados nas pesquisas de Bruno Bettelheim, Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Nelly Coelho Novaes, Maria da Glória Bordini, Walter Benjamin e Vigotsky, interpretamos o discurso dos acadêmicos e das acadêmicas e indicamos a importância de se repensar o espaço da fantasia, a partir dos contos fantásticos, em seus trabalhos docentes. Vale ressaltar que esses acadêmicos lecionam nas séries iniciais do EnsinoFundamental, para crianças na faixa-etária de 5 a 9 anos, uma fase em que o público leitor, conforme Bordini, busca, por meio da fantasia, resolver seus conflitos e se adaptar melhor no mundo.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesPinheiro, Alexandra Santos2012-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/73Revista Língua&Literatura; v. 10, n. 14 (2008): Literatura Infantil e Infanto-Juvenil; p. 29-50Revista Língua&Literatura; v. 10, n. 14 (2008): Literatura Infantil e Infanto-Juvenil; p. 29-501984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/73/138http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/73/139info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-18T18:31:46Zoai:ojs.200.203.105.109:article/73Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2012-04-18T18:31:46Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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