O SOM QUE VEM DA RUA: AS CIDADES NO DISCURSO DAS CANÇÕES “SAUDADE DE ITAPOÔ, DE DORIVAL CAYMMI, E “ESTAÇÃO DERRADEIRA”, DE CHICO BUARQUE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Torres, José Wanderson
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima Torres, Alfredo Werney
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2388
Resumo: As cidades sempre estiveram presentes no discurso da canção popular brasileira, que é um gênero musical eminentemente urbano. Partindo do conceito de cidade na perspectiva de autores como Roland Barthes (1987), Néstor García Canclini (2005) e Herom Vargas (2015), este artigo pretende compreender as estratégias discursivas e musicais utilizadas por Chico Buarque e Dorival Caymmi para representar o Rio de Janeiro e a Bahia, respectivamente. A partir da análise das canções “Estação derradeira” (Chico Buarque) e “Saudade de Itapoã” (Dorival Caymmi), notamos que há um contraste entre o olhar do compositor carioca e o do baiano. Este sempre evita as oposições e a crítica, sinalizando uma Bahia pré-industrial e pré-moderna, um lugar mítico onde o homem convive em total harmonia com a natureza; enquanto aquele, pautado por um olhar mais dialético e por uma visão crítica da cultura e da sociedade, revela os variados contrastes sociais que existem na formação do Rio de Janeiro.
id URI-2_b7d08689ba9fd7ca90b2ce05725f4c2a
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/2388
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling O SOM QUE VEM DA RUA: AS CIDADES NO DISCURSO DAS CANÇÕES “SAUDADE DE ITAPOÔ, DE DORIVAL CAYMMI, E “ESTAÇÃO DERRADEIRA”, DE CHICO BUARQUEAs cidades sempre estiveram presentes no discurso da canção popular brasileira, que é um gênero musical eminentemente urbano. Partindo do conceito de cidade na perspectiva de autores como Roland Barthes (1987), Néstor García Canclini (2005) e Herom Vargas (2015), este artigo pretende compreender as estratégias discursivas e musicais utilizadas por Chico Buarque e Dorival Caymmi para representar o Rio de Janeiro e a Bahia, respectivamente. A partir da análise das canções “Estação derradeira” (Chico Buarque) e “Saudade de Itapoã” (Dorival Caymmi), notamos que há um contraste entre o olhar do compositor carioca e o do baiano. Este sempre evita as oposições e a crítica, sinalizando uma Bahia pré-industrial e pré-moderna, um lugar mítico onde o homem convive em total harmonia com a natureza; enquanto aquele, pautado por um olhar mais dialético e por uma visão crítica da cultura e da sociedade, revela os variados contrastes sociais que existem na formação do Rio de Janeiro.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesLima Torres, José WandersonLima Torres, Alfredo Werney2017-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2388Revista Língua&Literatura; v. 18, n. 32 (2016): PRODUÇÕES CULTURAIS EM PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA; 124- 145Revista Língua&Literatura; v. 18, n. 32 (2016): PRODUÇÕES CULTURAIS EM PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA; 124- 1451984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2388/2222Direitos autorais 2017 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-15T23:34:20Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2388Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2017-02-15T23:34:20Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O SOM QUE VEM DA RUA: AS CIDADES NO DISCURSO DAS CANÇÕES “SAUDADE DE ITAPOÔ, DE DORIVAL CAYMMI, E “ESTAÇÃO DERRADEIRA”, DE CHICO BUARQUE
title O SOM QUE VEM DA RUA: AS CIDADES NO DISCURSO DAS CANÇÕES “SAUDADE DE ITAPOÔ, DE DORIVAL CAYMMI, E “ESTAÇÃO DERRADEIRA”, DE CHICO BUARQUE
spellingShingle O SOM QUE VEM DA RUA: AS CIDADES NO DISCURSO DAS CANÇÕES “SAUDADE DE ITAPOÔ, DE DORIVAL CAYMMI, E “ESTAÇÃO DERRADEIRA”, DE CHICO BUARQUE
Lima Torres, José Wanderson
title_short O SOM QUE VEM DA RUA: AS CIDADES NO DISCURSO DAS CANÇÕES “SAUDADE DE ITAPOÔ, DE DORIVAL CAYMMI, E “ESTAÇÃO DERRADEIRA”, DE CHICO BUARQUE
title_full O SOM QUE VEM DA RUA: AS CIDADES NO DISCURSO DAS CANÇÕES “SAUDADE DE ITAPOÔ, DE DORIVAL CAYMMI, E “ESTAÇÃO DERRADEIRA”, DE CHICO BUARQUE
title_fullStr O SOM QUE VEM DA RUA: AS CIDADES NO DISCURSO DAS CANÇÕES “SAUDADE DE ITAPOÔ, DE DORIVAL CAYMMI, E “ESTAÇÃO DERRADEIRA”, DE CHICO BUARQUE
title_full_unstemmed O SOM QUE VEM DA RUA: AS CIDADES NO DISCURSO DAS CANÇÕES “SAUDADE DE ITAPOÔ, DE DORIVAL CAYMMI, E “ESTAÇÃO DERRADEIRA”, DE CHICO BUARQUE
title_sort O SOM QUE VEM DA RUA: AS CIDADES NO DISCURSO DAS CANÇÕES “SAUDADE DE ITAPOÔ, DE DORIVAL CAYMMI, E “ESTAÇÃO DERRADEIRA”, DE CHICO BUARQUE
author Lima Torres, José Wanderson
author_facet Lima Torres, José Wanderson
Lima Torres, Alfredo Werney
author_role author
author2 Lima Torres, Alfredo Werney
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Torres, José Wanderson
Lima Torres, Alfredo Werney
dc.subject.none.fl_str_mv


description As cidades sempre estiveram presentes no discurso da canção popular brasileira, que é um gênero musical eminentemente urbano. Partindo do conceito de cidade na perspectiva de autores como Roland Barthes (1987), Néstor García Canclini (2005) e Herom Vargas (2015), este artigo pretende compreender as estratégias discursivas e musicais utilizadas por Chico Buarque e Dorival Caymmi para representar o Rio de Janeiro e a Bahia, respectivamente. A partir da análise das canções “Estação derradeira” (Chico Buarque) e “Saudade de Itapoã” (Dorival Caymmi), notamos que há um contraste entre o olhar do compositor carioca e o do baiano. Este sempre evita as oposições e a crítica, sinalizando uma Bahia pré-industrial e pré-moderna, um lugar mítico onde o homem convive em total harmonia com a natureza; enquanto aquele, pautado por um olhar mais dialético e por uma visão crítica da cultura e da sociedade, revela os variados contrastes sociais que existem na formação do Rio de Janeiro.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2388
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2388/2222
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 18, n. 32 (2016): PRODUÇÕES CULTURAIS EM PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA; 124- 145
Revista Língua&Literatura; v. 18, n. 32 (2016): PRODUÇÕES CULTURAIS EM PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA; 124- 145
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731566664941568