O riso desconcertante em Il fu Mattia Pascal: lições de umorismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2173 |
Resumo: | O escritor siciliano Luigi Pirandello foi um hábil administrador de sua obra. Por intermédio de personagens que migram de uma tipologia textual para outra, romances, poesias, contos, peças e ensaios críticos se conectam perfeitamente. Um dos exemplos dessa sincronia é a relação entre o romance Il fu Mattia Pascal e o ensaio L’Umorismo. O primeiro se configura como um experimento artístico que, nos primórdios do século XX, contrariou o objetivismo do Naturalismo; o segundo é o texto teórico que explica o umorismo (estética que norteou toda a produção de Pirandello), o qual consiste em uma atividade reflexiva que propõe uma desestabilização dos ideais de arte como um esquema logicamente ordenado. Neste trabalho, buscamos apontar características do protagonista de O falecido Mattia Pascal que o aproximam da ideia de arte umoristica de Pirandello. |
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O riso desconcertante em Il fu Mattia Pascal: lições de umorismoLiteratura , LetrasPirandello, Mattia Pascal, umorismoLiteratura, Literatura comparadaO escritor siciliano Luigi Pirandello foi um hábil administrador de sua obra. Por intermédio de personagens que migram de uma tipologia textual para outra, romances, poesias, contos, peças e ensaios críticos se conectam perfeitamente. Um dos exemplos dessa sincronia é a relação entre o romance Il fu Mattia Pascal e o ensaio L’Umorismo. O primeiro se configura como um experimento artístico que, nos primórdios do século XX, contrariou o objetivismo do Naturalismo; o segundo é o texto teórico que explica o umorismo (estética que norteou toda a produção de Pirandello), o qual consiste em uma atividade reflexiva que propõe uma desestabilização dos ideais de arte como um esquema logicamente ordenado. Neste trabalho, buscamos apontar características do protagonista de O falecido Mattia Pascal que o aproximam da ideia de arte umoristica de Pirandello. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesDE VARGAS, ANDREA QUILIANUMBACH, ROSANI KETZER2016-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2173Revista Língua&Literatura; v. 18, n. 31 (2016): Linguagens, Mediações e Interações Sociais; 124-139Revista Língua&Literatura; v. 18, n. 31 (2016): Linguagens, Mediações e Interações Sociais; 124-1391984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2173/2076Direitos autorais 2016 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-31T11:59:03Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2173Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2017-01-31T11:59:03Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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