Sátira menipéia: uma leitura dos contos de fadas contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sroczynski, Maria Eloísa Zanchet
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/27
Resumo: Este trabalho busca analisar textos da Literatura Infantil contemporânea brasileira, objetivando responder às seguintes questões: De que forma os contos atuais retomam os contos tradicionais e, quando o fazem, como ocorre esta retomada? Que procedimentos de forma e conteúdo são empregados pelos autores, na configuração de textos que se afirmam como a vanguarda da literatura infanto-juvenil, em relação aos contos de fadas? De que maneira o riso pode ser considerado como categoriasubjacente ao universo da construção paródica literária? A resposta a estas questões constitui o objetivo do presente trabalho, a partir da análise a duas obras fundamentais: Chapeuzinho amarelo, de Chico Buarque e Sapomorfose ou o príncipe que coaxava, de Cora Rónai. A análise das respectivas obras apoiou-se nas concepções teóricas de M. Bakhtin (1981), a respeito da “sátira menipéia”. Embora a menipéia seja um gênero vinculado ao romance, as peculiaridades características deste gênero podem ser verificadas nas narrativas curtas, principalmente em relação aos contos de fadas contemporâneos. As duas histórias são interpretadas como textos que resgatam muitas das peculiaridades relativas à sátira menipéia, conforme os postulados bakhtinianos, permitindo a leitura da irreverência, da paródia, do inusitado e da intercalação de formas narrativas como elementos característicos da carnavalização literária.
id URI-2_c1ac6e55d292d58966250c8578c494f0
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/27
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling Sátira menipéia: uma leitura dos contos de fadas contemporâneosEste trabalho busca analisar textos da Literatura Infantil contemporânea brasileira, objetivando responder às seguintes questões: De que forma os contos atuais retomam os contos tradicionais e, quando o fazem, como ocorre esta retomada? Que procedimentos de forma e conteúdo são empregados pelos autores, na configuração de textos que se afirmam como a vanguarda da literatura infanto-juvenil, em relação aos contos de fadas? De que maneira o riso pode ser considerado como categoriasubjacente ao universo da construção paródica literária? A resposta a estas questões constitui o objetivo do presente trabalho, a partir da análise a duas obras fundamentais: Chapeuzinho amarelo, de Chico Buarque e Sapomorfose ou o príncipe que coaxava, de Cora Rónai. A análise das respectivas obras apoiou-se nas concepções teóricas de M. Bakhtin (1981), a respeito da “sátira menipéia”. Embora a menipéia seja um gênero vinculado ao romance, as peculiaridades características deste gênero podem ser verificadas nas narrativas curtas, principalmente em relação aos contos de fadas contemporâneos. As duas histórias são interpretadas como textos que resgatam muitas das peculiaridades relativas à sátira menipéia, conforme os postulados bakhtinianos, permitindo a leitura da irreverência, da paródia, do inusitado e da intercalação de formas narrativas como elementos característicos da carnavalização literária.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesSroczynski, Maria Eloísa Zanchet2012-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/27Revista Língua&Literatura; v. 3, n. 6 e 7 (2001); p. 61-78Revista Língua&Literatura; v. 3, n. 6 e 7 (2001); p. 61-781984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/27/52http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/27/53info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-18T17:50:23Zoai:ojs.200.203.105.109:article/27Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2012-04-18T17:50:23Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv Sátira menipéia: uma leitura dos contos de fadas contemporâneos
title Sátira menipéia: uma leitura dos contos de fadas contemporâneos
spellingShingle Sátira menipéia: uma leitura dos contos de fadas contemporâneos
Sroczynski, Maria Eloísa Zanchet
title_short Sátira menipéia: uma leitura dos contos de fadas contemporâneos
title_full Sátira menipéia: uma leitura dos contos de fadas contemporâneos
title_fullStr Sátira menipéia: uma leitura dos contos de fadas contemporâneos
title_full_unstemmed Sátira menipéia: uma leitura dos contos de fadas contemporâneos
title_sort Sátira menipéia: uma leitura dos contos de fadas contemporâneos
author Sroczynski, Maria Eloísa Zanchet
author_facet Sroczynski, Maria Eloísa Zanchet
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sroczynski, Maria Eloísa Zanchet
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este trabalho busca analisar textos da Literatura Infantil contemporânea brasileira, objetivando responder às seguintes questões: De que forma os contos atuais retomam os contos tradicionais e, quando o fazem, como ocorre esta retomada? Que procedimentos de forma e conteúdo são empregados pelos autores, na configuração de textos que se afirmam como a vanguarda da literatura infanto-juvenil, em relação aos contos de fadas? De que maneira o riso pode ser considerado como categoriasubjacente ao universo da construção paródica literária? A resposta a estas questões constitui o objetivo do presente trabalho, a partir da análise a duas obras fundamentais: Chapeuzinho amarelo, de Chico Buarque e Sapomorfose ou o príncipe que coaxava, de Cora Rónai. A análise das respectivas obras apoiou-se nas concepções teóricas de M. Bakhtin (1981), a respeito da “sátira menipéia”. Embora a menipéia seja um gênero vinculado ao romance, as peculiaridades características deste gênero podem ser verificadas nas narrativas curtas, principalmente em relação aos contos de fadas contemporâneos. As duas histórias são interpretadas como textos que resgatam muitas das peculiaridades relativas à sátira menipéia, conforme os postulados bakhtinianos, permitindo a leitura da irreverência, da paródia, do inusitado e da intercalação de formas narrativas como elementos característicos da carnavalização literária.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/27
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/27
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/27/52
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/27/53
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 3, n. 6 e 7 (2001); p. 61-78
Revista Língua&Literatura; v. 3, n. 6 e 7 (2001); p. 61-78
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731566698496000