Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Moreira, Rafael de Almeida |
Data de Publicação: |
2018 |
Outros Autores: |
Pereira, Cilene Margarete |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2525
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Resumo: |
Este artigo objetiva apresentar uma reflexão sobre o documentário Babilônia 2000 (2001), de Eduardo Coutinho. As gravações aconteceram entre os dias 31 de janeiro de 1999 e primeiro de janeiro de 2000, em duas comunidades do Rio de Janeiro: Morro Chapéu Mangueira e Babilônia. No documentário, buscamos evidenciar a chamada “poética do invisível”, alicerçada na trajetória estético-política do diretor, que sempre privilegiou, em sua obra documental, a reflexão sobre os excluídos sociais. Em seus documentários, Coutinho pratica a visibilidade do invisível a partir de uma poética específica, perfazendo um sentido estético-político maior, de inserção social e existencial desses indivíduos, que se transformam, por meio do dispositivo fílmico do diretor, em seres de existência plena, protagonistas de outra história. |