Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1522 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo verificar os aspectos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade identificados em uma experiência de ensino da língua inglesa para fins específicos. O estudo de caso envolve um grupo de alunos do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFRS/Câmpus Porto Alegre e a abordagem de ensino utilizada foi o estudo de estratégias de leitura aplicadas à leitura técnica de textos da área do interesse do curso. O envolvimento diferenciado dos alunos na disciplina instigou um estudo detalhado dos procedimentos aplicados a fim da identificar os fatores que geraram uma postura otimizada dos alunos em relação ao seu aprendizado. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade foram identificadas como aspectos provocadores desse ambiente favorecido ao aprendizado, as quais foram assim denominadas a partir das observações da professora da disciplina e das percepções levantadas pelos alunos em dados coletados ao final do curso. Os resultados desse estudo indicam os benefícios imediatos e diretamente observáveis em um contexto de aprendizado onde foi possível aplicar a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade em seus diferentes momentos. |
id |
URI-2_e52ad63626a4a1327b8fd7fe8bcca431 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/1522 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para InternetLiguísticainterdisciplinaridade, língua inglesa, línguas estrangeirasInterdisciplinaridade e o ensino de línguasO presente estudo tem por objetivo verificar os aspectos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade identificados em uma experiência de ensino da língua inglesa para fins específicos. O estudo de caso envolve um grupo de alunos do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFRS/Câmpus Porto Alegre e a abordagem de ensino utilizada foi o estudo de estratégias de leitura aplicadas à leitura técnica de textos da área do interesse do curso. O envolvimento diferenciado dos alunos na disciplina instigou um estudo detalhado dos procedimentos aplicados a fim da identificar os fatores que geraram uma postura otimizada dos alunos em relação ao seu aprendizado. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade foram identificadas como aspectos provocadores desse ambiente favorecido ao aprendizado, as quais foram assim denominadas a partir das observações da professora da disciplina e das percepções levantadas pelos alunos em dados coletados ao final do curso. Os resultados desse estudo indicam os benefícios imediatos e diretamente observáveis em um contexto de aprendizado onde foi possível aplicar a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade em seus diferentes momentos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesEstima, Cláudia SilvaCruse, Rui Manoel2015-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmétodo qualitativoapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1522Revista Língua&Literatura; v. 16, n. 27 (2014): LINGUAGEM, IDENTIDADE, DISCURSO E CORPO; 166-187Revista Língua&Literatura; v. 16, n. 27 (2014): LINGUAGEM, IDENTIDADE, DISCURSO E CORPO; 166-1871984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1522/1837estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-21T20:23:01Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1522Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2015-05-21T20:23:01Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet |
title |
Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet |
spellingShingle |
Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet Estima, Cláudia Silva Liguística interdisciplinaridade, língua inglesa, línguas estrangeiras Interdisciplinaridade e o ensino de línguas |
title_short |
Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet |
title_full |
Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet |
title_fullStr |
Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet |
title_full_unstemmed |
Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet |
title_sort |
Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet |
author |
Estima, Cláudia Silva |
author_facet |
Estima, Cláudia Silva Cruse, Rui Manoel |
author_role |
author |
author2 |
Cruse, Rui Manoel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estima, Cláudia Silva Cruse, Rui Manoel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liguística interdisciplinaridade, língua inglesa, línguas estrangeiras Interdisciplinaridade e o ensino de línguas |
topic |
Liguística interdisciplinaridade, língua inglesa, línguas estrangeiras Interdisciplinaridade e o ensino de línguas |
description |
O presente estudo tem por objetivo verificar os aspectos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade identificados em uma experiência de ensino da língua inglesa para fins específicos. O estudo de caso envolve um grupo de alunos do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFRS/Câmpus Porto Alegre e a abordagem de ensino utilizada foi o estudo de estratégias de leitura aplicadas à leitura técnica de textos da área do interesse do curso. O envolvimento diferenciado dos alunos na disciplina instigou um estudo detalhado dos procedimentos aplicados a fim da identificar os fatores que geraram uma postura otimizada dos alunos em relação ao seu aprendizado. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade foram identificadas como aspectos provocadores desse ambiente favorecido ao aprendizado, as quais foram assim denominadas a partir das observações da professora da disciplina e das percepções levantadas pelos alunos em dados coletados ao final do curso. Os resultados desse estudo indicam os benefícios imediatos e diretamente observáveis em um contexto de aprendizado onde foi possível aplicar a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade em seus diferentes momentos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion método qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1522 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1522/1837 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
estudo de caso |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 16, n. 27 (2014): LINGUAGEM, IDENTIDADE, DISCURSO E CORPO; 166-187 Revista Língua&Literatura; v. 16, n. 27 (2014): LINGUAGEM, IDENTIDADE, DISCURSO E CORPO; 166-187 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731565271384064 |