Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estima, Cláudia Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cruse, Rui Manoel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1522
Resumo: O presente estudo tem por objetivo verificar os aspectos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade identificados em uma experiência de ensino da língua inglesa para fins específicos. O estudo de caso envolve um grupo de alunos do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFRS/Câmpus Porto Alegre e a abordagem de ensino utilizada foi o estudo de estratégias de leitura aplicadas à leitura técnica de textos da área do interesse do curso. O envolvimento diferenciado dos alunos na disciplina instigou um estudo detalhado dos procedimentos aplicados a fim da identificar os fatores que geraram uma postura otimizada dos alunos em relação ao seu aprendizado. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade foram identificadas como aspectos provocadores desse ambiente favorecido ao aprendizado, as quais foram assim denominadas a partir das observações da professora da disciplina e das percepções levantadas pelos alunos em dados coletados ao final do curso. Os resultados desse estudo indicam os benefícios imediatos e diretamente observáveis em um contexto de aprendizado onde foi possível aplicar a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade em seus diferentes momentos.
id URI-2_e52ad63626a4a1327b8fd7fe8bcca431
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/1522
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para InternetLiguísticainterdisciplinaridade, língua inglesa, línguas estrangeirasInterdisciplinaridade e o ensino de línguasO presente estudo tem por objetivo verificar os aspectos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade identificados em uma experiência de ensino da língua inglesa para fins específicos. O estudo de caso envolve um grupo de alunos do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFRS/Câmpus Porto Alegre e a abordagem de ensino utilizada foi o estudo de estratégias de leitura aplicadas à leitura técnica de textos da área do interesse do curso. O envolvimento diferenciado dos alunos na disciplina instigou um estudo detalhado dos procedimentos aplicados a fim da identificar os fatores que geraram uma postura otimizada dos alunos em relação ao seu aprendizado. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade foram identificadas como aspectos provocadores desse ambiente favorecido ao aprendizado, as quais foram assim denominadas a partir das observações da professora da disciplina e das percepções levantadas pelos alunos em dados coletados ao final do curso. Os resultados desse estudo indicam os benefícios imediatos e diretamente observáveis em um contexto de aprendizado onde foi possível aplicar a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade em seus diferentes momentos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesEstima, Cláudia SilvaCruse, Rui Manoel2015-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmétodo qualitativoapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1522Revista Língua&Literatura; v. 16, n. 27 (2014): LINGUAGEM, IDENTIDADE, DISCURSO E CORPO; 166-187Revista Língua&Literatura; v. 16, n. 27 (2014): LINGUAGEM, IDENTIDADE, DISCURSO E CORPO; 166-1871984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1522/1837estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-21T20:23:01Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1522Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2015-05-21T20:23:01Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet
title Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet
spellingShingle Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet
Estima, Cláudia Silva
Liguística
interdisciplinaridade, língua inglesa, línguas estrangeiras
Interdisciplinaridade e o ensino de línguas
title_short Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet
title_full Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet
title_fullStr Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet
title_full_unstemmed Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet
title_sort Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet
author Estima, Cláudia Silva
author_facet Estima, Cláudia Silva
Cruse, Rui Manoel
author_role author
author2 Cruse, Rui Manoel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Estima, Cláudia Silva
Cruse, Rui Manoel
dc.subject.por.fl_str_mv Liguística
interdisciplinaridade, língua inglesa, línguas estrangeiras
Interdisciplinaridade e o ensino de línguas
topic Liguística
interdisciplinaridade, língua inglesa, línguas estrangeiras
Interdisciplinaridade e o ensino de línguas
description O presente estudo tem por objetivo verificar os aspectos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade identificados em uma experiência de ensino da língua inglesa para fins específicos. O estudo de caso envolve um grupo de alunos do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFRS/Câmpus Porto Alegre e a abordagem de ensino utilizada foi o estudo de estratégias de leitura aplicadas à leitura técnica de textos da área do interesse do curso. O envolvimento diferenciado dos alunos na disciplina instigou um estudo detalhado dos procedimentos aplicados a fim da identificar os fatores que geraram uma postura otimizada dos alunos em relação ao seu aprendizado. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade foram identificadas como aspectos provocadores desse ambiente favorecido ao aprendizado, as quais foram assim denominadas a partir das observações da professora da disciplina e das percepções levantadas pelos alunos em dados coletados ao final do curso. Os resultados desse estudo indicam os benefícios imediatos e diretamente observáveis em um contexto de aprendizado onde foi possível aplicar a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade em seus diferentes momentos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
método qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1522
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1522/1837
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv

estudo de caso
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 16, n. 27 (2014): LINGUAGEM, IDENTIDADE, DISCURSO E CORPO; 166-187
Revista Língua&Literatura; v. 16, n. 27 (2014): LINGUAGEM, IDENTIDADE, DISCURSO E CORPO; 166-187
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731565271384064