APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3398 |
Resumo: | Resumo: Um dos desafios para o professor de línguas é conseguir adaptar seu ensino aos recursos disponíveis para a aprendizagem do aluno. O objetivo deste texto é demonstrar a evolução que caracteriza o aprimoramento desses recursos, incorporando ao código estático, impresso em papel, o código líquido, digitalmente responsivo ao gesto do usuário. Como metodologia de pesquisa, busca-se descrever a evolução que se inicia com o ensino expositivo, onde o aluno recebe o conhecimento de pessoas e livros, até chegar às aprendizagens criativas, onde o aluno, promovido a estudante, constrói seu próprio conhecimento. Finalmente, recorre-se ao termo “aprendizagem ergódica”, para mostrar a distribuição da agência entre pessoas e recursos; o que era apenas código estático no contexto analógico adquire a capacidade de agir e interagir no contexto digital. A conclusão é de que a aprendizagem ergódica implica uma mudança nas relações entre alunos, professores e os recursos de seu entorno. |
id |
URI-2_f314d072332a33080dd10d07772aaa2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/3398 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUASLinguística AplicadaAprendizagem ergódica. Agência distribuída. Hipertexto responsivo. Aprendizagem criativa.Ensino de LínguasResumo: Um dos desafios para o professor de línguas é conseguir adaptar seu ensino aos recursos disponíveis para a aprendizagem do aluno. O objetivo deste texto é demonstrar a evolução que caracteriza o aprimoramento desses recursos, incorporando ao código estático, impresso em papel, o código líquido, digitalmente responsivo ao gesto do usuário. Como metodologia de pesquisa, busca-se descrever a evolução que se inicia com o ensino expositivo, onde o aluno recebe o conhecimento de pessoas e livros, até chegar às aprendizagens criativas, onde o aluno, promovido a estudante, constrói seu próprio conhecimento. Finalmente, recorre-se ao termo “aprendizagem ergódica”, para mostrar a distribuição da agência entre pessoas e recursos; o que era apenas código estático no contexto analógico adquire a capacidade de agir e interagir no contexto digital. A conclusão é de que a aprendizagem ergódica implica uma mudança nas relações entre alunos, professores e os recursos de seu entorno.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCNPq, CAPESLEFFA, VILSON JOSEBeviláqua, André Firpo2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3398Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 99-117Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 99-1171984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3398/2929Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-25T19:12:33Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3398Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2020-05-25T19:12:33Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS |
title |
APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS LEFFA, VILSON JOSE Linguística Aplicada Aprendizagem ergódica. Agência distribuída. Hipertexto responsivo. Aprendizagem criativa. Ensino de Línguas |
title_short |
APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS |
title_full |
APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS |
title_sort |
APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS |
author |
LEFFA, VILSON JOSE |
author_facet |
LEFFA, VILSON JOSE Beviláqua, André Firpo |
author_role |
author |
author2 |
Beviláqua, André Firpo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq, CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEFFA, VILSON JOSE Beviláqua, André Firpo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Aplicada Aprendizagem ergódica. Agência distribuída. Hipertexto responsivo. Aprendizagem criativa. Ensino de Línguas |
topic |
Linguística Aplicada Aprendizagem ergódica. Agência distribuída. Hipertexto responsivo. Aprendizagem criativa. Ensino de Línguas |
description |
Resumo: Um dos desafios para o professor de línguas é conseguir adaptar seu ensino aos recursos disponíveis para a aprendizagem do aluno. O objetivo deste texto é demonstrar a evolução que caracteriza o aprimoramento desses recursos, incorporando ao código estático, impresso em papel, o código líquido, digitalmente responsivo ao gesto do usuário. Como metodologia de pesquisa, busca-se descrever a evolução que se inicia com o ensino expositivo, onde o aluno recebe o conhecimento de pessoas e livros, até chegar às aprendizagens criativas, onde o aluno, promovido a estudante, constrói seu próprio conhecimento. Finalmente, recorre-se ao termo “aprendizagem ergódica”, para mostrar a distribuição da agência entre pessoas e recursos; o que era apenas código estático no contexto analógico adquire a capacidade de agir e interagir no contexto digital. A conclusão é de que a aprendizagem ergódica implica uma mudança nas relações entre alunos, professores e os recursos de seu entorno. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3398 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3398/2929 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 99-117 Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 99-117 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731565765263360 |