APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEFFA, VILSON JOSE
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Beviláqua, André Firpo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3398
Resumo: Resumo: Um dos desafios para o professor de línguas é conseguir adaptar seu ensino aos recursos disponíveis para a aprendizagem do aluno. O objetivo deste texto é demonstrar a evolução que caracteriza o aprimoramento desses recursos, incorporando ao código estático, impresso em papel, o código líquido, digitalmente responsivo ao gesto do usuário. Como metodologia de pesquisa, busca-se descrever a evolução que se inicia com o ensino expositivo, onde o aluno recebe o conhecimento de pessoas e livros, até chegar às aprendizagens criativas, onde o aluno, promovido a estudante, constrói seu próprio conhecimento. Finalmente, recorre-se ao termo “aprendizagem ergódica”, para mostrar a distribuição da agência entre pessoas e recursos; o que era apenas código estático no contexto analógico adquire a capacidade de agir e interagir no contexto digital. A conclusão é de que a aprendizagem ergódica implica uma mudança nas relações entre alunos, professores e os recursos de seu entorno.
id URI-2_f314d072332a33080dd10d07772aaa2c
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/3398
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUASLinguística AplicadaAprendizagem ergódica. Agência distribuída. Hipertexto responsivo. Aprendizagem criativa.Ensino de LínguasResumo: Um dos desafios para o professor de línguas é conseguir adaptar seu ensino aos recursos disponíveis para a aprendizagem do aluno. O objetivo deste texto é demonstrar a evolução que caracteriza o aprimoramento desses recursos, incorporando ao código estático, impresso em papel, o código líquido, digitalmente responsivo ao gesto do usuário. Como metodologia de pesquisa, busca-se descrever a evolução que se inicia com o ensino expositivo, onde o aluno recebe o conhecimento de pessoas e livros, até chegar às aprendizagens criativas, onde o aluno, promovido a estudante, constrói seu próprio conhecimento. Finalmente, recorre-se ao termo “aprendizagem ergódica”, para mostrar a distribuição da agência entre pessoas e recursos; o que era apenas código estático no contexto analógico adquire a capacidade de agir e interagir no contexto digital. A conclusão é de que a aprendizagem ergódica implica uma mudança nas relações entre alunos, professores e os recursos de seu entorno.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCNPq, CAPESLEFFA, VILSON JOSEBeviláqua, André Firpo2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3398Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 99-117Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 99-1171984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3398/2929Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-25T19:12:33Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3398Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2020-05-25T19:12:33Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS
title APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS
spellingShingle APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS
LEFFA, VILSON JOSE
Linguística Aplicada
Aprendizagem ergódica. Agência distribuída. Hipertexto responsivo. Aprendizagem criativa.
Ensino de Línguas
title_short APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS
title_full APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS
title_fullStr APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS
title_sort APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS
author LEFFA, VILSON JOSE
author_facet LEFFA, VILSON JOSE
Beviláqua, André Firpo
author_role author
author2 Beviláqua, André Firpo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq, CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv LEFFA, VILSON JOSE
Beviláqua, André Firpo
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Aplicada
Aprendizagem ergódica. Agência distribuída. Hipertexto responsivo. Aprendizagem criativa.
Ensino de Línguas
topic Linguística Aplicada
Aprendizagem ergódica. Agência distribuída. Hipertexto responsivo. Aprendizagem criativa.
Ensino de Línguas
description Resumo: Um dos desafios para o professor de línguas é conseguir adaptar seu ensino aos recursos disponíveis para a aprendizagem do aluno. O objetivo deste texto é demonstrar a evolução que caracteriza o aprimoramento desses recursos, incorporando ao código estático, impresso em papel, o código líquido, digitalmente responsivo ao gesto do usuário. Como metodologia de pesquisa, busca-se descrever a evolução que se inicia com o ensino expositivo, onde o aluno recebe o conhecimento de pessoas e livros, até chegar às aprendizagens criativas, onde o aluno, promovido a estudante, constrói seu próprio conhecimento. Finalmente, recorre-se ao termo “aprendizagem ergódica”, para mostrar a distribuição da agência entre pessoas e recursos; o que era apenas código estático no contexto analógico adquire a capacidade de agir e interagir no contexto digital. A conclusão é de que a aprendizagem ergódica implica uma mudança nas relações entre alunos, professores e os recursos de seu entorno.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3398
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3398/2929
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 99-117
Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 99-117
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731565765263360