DISCURSO SOBRE A FORMAÇÃO DO SURDO NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM REDAÇÕES DO ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Síria Maria Santos de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, José Edson Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/4203
Resumo: Este artigo, por meio de princípios da Análise do discurso, reflete sobre a maneira que os alunos produziram suas Redações no Enem 2017. Foram analisadas as 09 Redações da edição de 2018 da Cartilha do Participante do Enem, e dentre essas constatamos direta e indiretamente a presença de um argumento em comum, o preconceito sofrido no âmbito educacional pelos deficientes auditivos, partindo das Condições de Produção mais amplas e o momento de elaboração das redações. Explicitando o que é o Exame Nacional do Ensino Médio, foram associados os postulados que afirmam que a função da Análise do Discurso é explicar os caminhos do sentido e os mecanismos de estruturação do texto, porque o texto produz sentido (Florêncio, 2016). Mediante as reflexões realizadas foi possível perceber a presença da formação histórico-ideológica para o embasamento argumentativo dos candidatos e sua perspicácia para tratar de um tema peculiar para a educação brasileira. Constatamos ainda que a utilização do interdiscurso contribui para que o candidato alcance um bom desempenho, visto que tal categoria viabiliza toda a estruturação do texto.
id URI-2_fc5b4e5550f7621993f64a3a504436d3
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/4203
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling DISCURSO SOBRE A FORMAÇÃO DO SURDO NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM REDAÇÕES DO ENEMLinguísticaEnem. Análise do discurso. Argumento.História e educaçãoEste artigo, por meio de princípios da Análise do discurso, reflete sobre a maneira que os alunos produziram suas Redações no Enem 2017. Foram analisadas as 09 Redações da edição de 2018 da Cartilha do Participante do Enem, e dentre essas constatamos direta e indiretamente a presença de um argumento em comum, o preconceito sofrido no âmbito educacional pelos deficientes auditivos, partindo das Condições de Produção mais amplas e o momento de elaboração das redações. Explicitando o que é o Exame Nacional do Ensino Médio, foram associados os postulados que afirmam que a função da Análise do Discurso é explicar os caminhos do sentido e os mecanismos de estruturação do texto, porque o texto produz sentido (Florêncio, 2016). Mediante as reflexões realizadas foi possível perceber a presença da formação histórico-ideológica para o embasamento argumentativo dos candidatos e sua perspicácia para tratar de um tema peculiar para a educação brasileira. Constatamos ainda que a utilização do interdiscurso contribui para que o candidato alcance um bom desempenho, visto que tal categoria viabiliza toda a estruturação do texto.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesOliveira, Síria Maria Santos deLima, José Edson Ferreira2023-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/420310.31512/1984-381X.2022.24.43.113-128Revista Língua&Literatura; v. 24, n. 43 (2022): Estudos críticos sobre Literatura Contemporânea; 113-128Revista Língua&Literatura; v. 24, n. 43 (2022): Estudos críticos sobre Literatura Contemporânea; 113-1281984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/4203/3310Direitos autorais 2023 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-10T18:20:52Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4203Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2023-07-10T18:20:52Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCURSO SOBRE A FORMAÇÃO DO SURDO NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM REDAÇÕES DO ENEM
title DISCURSO SOBRE A FORMAÇÃO DO SURDO NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM REDAÇÕES DO ENEM
spellingShingle DISCURSO SOBRE A FORMAÇÃO DO SURDO NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM REDAÇÕES DO ENEM
Oliveira, Síria Maria Santos de
Linguística
Enem. Análise do discurso. Argumento.
História e educação
title_short DISCURSO SOBRE A FORMAÇÃO DO SURDO NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM REDAÇÕES DO ENEM
title_full DISCURSO SOBRE A FORMAÇÃO DO SURDO NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM REDAÇÕES DO ENEM
title_fullStr DISCURSO SOBRE A FORMAÇÃO DO SURDO NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM REDAÇÕES DO ENEM
title_full_unstemmed DISCURSO SOBRE A FORMAÇÃO DO SURDO NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM REDAÇÕES DO ENEM
title_sort DISCURSO SOBRE A FORMAÇÃO DO SURDO NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM REDAÇÕES DO ENEM
author Oliveira, Síria Maria Santos de
author_facet Oliveira, Síria Maria Santos de
Lima, José Edson Ferreira
author_role author
author2 Lima, José Edson Ferreira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Síria Maria Santos de
Lima, José Edson Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Enem. Análise do discurso. Argumento.
História e educação
topic Linguística
Enem. Análise do discurso. Argumento.
História e educação
description Este artigo, por meio de princípios da Análise do discurso, reflete sobre a maneira que os alunos produziram suas Redações no Enem 2017. Foram analisadas as 09 Redações da edição de 2018 da Cartilha do Participante do Enem, e dentre essas constatamos direta e indiretamente a presença de um argumento em comum, o preconceito sofrido no âmbito educacional pelos deficientes auditivos, partindo das Condições de Produção mais amplas e o momento de elaboração das redações. Explicitando o que é o Exame Nacional do Ensino Médio, foram associados os postulados que afirmam que a função da Análise do Discurso é explicar os caminhos do sentido e os mecanismos de estruturação do texto, porque o texto produz sentido (Florêncio, 2016). Mediante as reflexões realizadas foi possível perceber a presença da formação histórico-ideológica para o embasamento argumentativo dos candidatos e sua perspicácia para tratar de um tema peculiar para a educação brasileira. Constatamos ainda que a utilização do interdiscurso contribui para que o candidato alcance um bom desempenho, visto que tal categoria viabiliza toda a estruturação do texto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/4203
10.31512/1984-381X.2022.24.43.113-128
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/4203
identifier_str_mv 10.31512/1984-381X.2022.24.43.113-128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/4203/3310
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 24, n. 43 (2022): Estudos críticos sobre Literatura Contemporânea; 113-128
Revista Língua&Literatura; v. 24, n. 43 (2022): Estudos críticos sobre Literatura Contemporânea; 113-128
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1798329463903092736