BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA SÚMULA VINCULANTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes Lobo, Arthur
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direito e Justiça:Reflexões Sociojurídicas
Texto Completo: http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/direito_e_justica/article/view/192
Resumo: O estudo faz uma breve reflexão sobre osdispositivos da Lei 11.417 de 20.12.2006, que disciplinaa edição, a revisão e o cancelamento de enunciado desúmula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal.Analisa a fundamentação teórica desse novel instituto,buscando enfocar algumas repercussões de ordempragmática. Primeiramente, fez-se uma análise sobre aconstitucionalidade daquela lei. Mais adiante, aborda-se a questão da legitimidade ativa para a propositurados pedidos de edição, revisão e cancelamento da súmula vinculante, bem como a propositura ex offíciodesses pedidos. Na seqüência, foram analisadas ashipóteses de cabimento; o instituto da intervenção deterceiros; e os requisitos formais para a deliberação dosMinistros do Supremo Tribunal Federal. Discute-sesobre a constitucionalidade da modulação temporal dosefeitos vinculantes, bem assim sobre o instituto daReclamação como forma de preservação da forçacogente da súmula. Fez-se uma reflexão sobre ospressupostos do pedido de súmula vinculante, tanto emseus aspectos formais, quanto materiais. Discute-se,ainda, sobre o cabimento de ação rescisória contra acoisa julgada de sentença que contraria literaldisposição de súmula vinculante. E, finalmente, o estudocomenta as principais modificações que ocorreram eocorrem nos procedimentos administrativos, ante asalterações introduzidas na Lei 9.784 de 29 de janeiro de1999.
id URI-4_0f97fa12132bef0d70fe07958b2e453b
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/192
network_acronym_str URI-4
network_name_str Revista Direito e Justiça:Reflexões Sociojurídicas
repository_id_str
spelling BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA SÚMULA VINCULANTEO estudo faz uma breve reflexão sobre osdispositivos da Lei 11.417 de 20.12.2006, que disciplinaa edição, a revisão e o cancelamento de enunciado desúmula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal.Analisa a fundamentação teórica desse novel instituto,buscando enfocar algumas repercussões de ordempragmática. Primeiramente, fez-se uma análise sobre aconstitucionalidade daquela lei. Mais adiante, aborda-se a questão da legitimidade ativa para a propositurados pedidos de edição, revisão e cancelamento da súmula vinculante, bem como a propositura ex offíciodesses pedidos. Na seqüência, foram analisadas ashipóteses de cabimento; o instituto da intervenção deterceiros; e os requisitos formais para a deliberação dosMinistros do Supremo Tribunal Federal. Discute-sesobre a constitucionalidade da modulação temporal dosefeitos vinculantes, bem assim sobre o instituto daReclamação como forma de preservação da forçacogente da súmula. Fez-se uma reflexão sobre ospressupostos do pedido de súmula vinculante, tanto emseus aspectos formais, quanto materiais. Discute-se,ainda, sobre o cabimento de ação rescisória contra acoisa julgada de sentença que contraria literaldisposição de súmula vinculante. E, finalmente, o estudocomenta as principais modificações que ocorreram eocorrem nos procedimentos administrativos, ante asalterações introduzidas na Lei 9.784 de 29 de janeiro de1999.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesMendes Lobo, Arthur2010-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/direito_e_justica/article/view/19210.31512/rdj.v8i11.192REVISTA DIREITO E JUSTIÇA: REFLEXÕES SOCIOJURÍDICAS; v. 8, n. 11 (2008); 37-682178246616768558reponame:Revista Direito e Justiça:Reflexões Sociojurídicasinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/direito_e_justica/article/view/192/129info:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-22T18:28:10Zoai:ojs.localhost:article/192Revistahttp://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/direito_e_justica/oai1676-85582178-2466opendoar:2018-10-22T18:28:10Revista Direito e Justiça:Reflexões Sociojurídicas - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA SÚMULA VINCULANTE
title BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA SÚMULA VINCULANTE
spellingShingle BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA SÚMULA VINCULANTE
Mendes Lobo, Arthur
title_short BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA SÚMULA VINCULANTE
title_full BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA SÚMULA VINCULANTE
title_fullStr BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA SÚMULA VINCULANTE
title_full_unstemmed BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA SÚMULA VINCULANTE
title_sort BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA SÚMULA VINCULANTE
author Mendes Lobo, Arthur
author_facet Mendes Lobo, Arthur
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes Lobo, Arthur
description O estudo faz uma breve reflexão sobre osdispositivos da Lei 11.417 de 20.12.2006, que disciplinaa edição, a revisão e o cancelamento de enunciado desúmula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal.Analisa a fundamentação teórica desse novel instituto,buscando enfocar algumas repercussões de ordempragmática. Primeiramente, fez-se uma análise sobre aconstitucionalidade daquela lei. Mais adiante, aborda-se a questão da legitimidade ativa para a propositurados pedidos de edição, revisão e cancelamento da súmula vinculante, bem como a propositura ex offíciodesses pedidos. Na seqüência, foram analisadas ashipóteses de cabimento; o instituto da intervenção deterceiros; e os requisitos formais para a deliberação dosMinistros do Supremo Tribunal Federal. Discute-sesobre a constitucionalidade da modulação temporal dosefeitos vinculantes, bem assim sobre o instituto daReclamação como forma de preservação da forçacogente da súmula. Fez-se uma reflexão sobre ospressupostos do pedido de súmula vinculante, tanto emseus aspectos formais, quanto materiais. Discute-se,ainda, sobre o cabimento de ação rescisória contra acoisa julgada de sentença que contraria literaldisposição de súmula vinculante. E, finalmente, o estudocomenta as principais modificações que ocorreram eocorrem nos procedimentos administrativos, ante asalterações introduzidas na Lei 9.784 de 29 de janeiro de1999.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/direito_e_justica/article/view/192
10.31512/rdj.v8i11.192
url http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/direito_e_justica/article/view/192
identifier_str_mv 10.31512/rdj.v8i11.192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/direito_e_justica/article/view/192/129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA DIREITO E JUSTIÇA: REFLEXÕES SOCIOJURÍDICAS; v. 8, n. 11 (2008); 37-68
21782466
16768558
reponame:Revista Direito e Justiça:Reflexões Sociojurídicas
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Direito e Justiça:Reflexões Sociojurídicas
collection Revista Direito e Justiça:Reflexões Sociojurídicas
repository.name.fl_str_mv Revista Direito e Justiça:Reflexões Sociojurídicas - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754643381252784128