O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Ramos, Rafael
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Regina Parisotto Guimarães, Carmen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/50
Resumo: Atualmente, as pesquisas em educação em ciências apontam para a necessidade de prover os indivíduos de conhecimento científico e ao mesmo tempo torná-los capazes de tomar decisões que envolvam também questões não científicas. Diversos autores discutem que a Alfabetização Científica - AC representa um parâmetro para o ensino de ciências. Nesta pesquisa preocupamo-nos na promoção da AC no ensino, para isso, propusemo-nos o desenvolvimento de uma atividade investigativa objetivando analisar a presença de indicadores de AC e de Argumentação. O desenvolvimento desta atividade envolveu os alunos em um contexto de investigação científica a partir da utilização de recursos culturais como: falar, escrever e ler. Como resultados foram identificados: utilização de linguagem científica e estabelecimento de relação de significados sobre os fenômenos; presença majoritária de indicadores de AC relacionados à construção de ideia lógica e à explicação da situação analisada; construção de argumentos completos contendo D (dado), J (justificativa) e C (conclusão). Com isso, consideramos que a presença dos indicadores de AC e de Argumentação indica que a AC está em processo. Em relação ao Ensino por Investigação e a Argumentação, conclui-se que ambos se apresentam como abordagens e/ou modalidades didáticas que privilegiam situações didáticas com características do trabalho científico.
id URI-5_0948ee07b8d2fcd7d8b8dcc178c70623
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/50
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.Argumentação Científica, Aprendizagem Científica, Ensino de Ciências, Investigação Científica.Atualmente, as pesquisas em educação em ciências apontam para a necessidade de prover os indivíduos de conhecimento científico e ao mesmo tempo torná-los capazes de tomar decisões que envolvam também questões não científicas. Diversos autores discutem que a Alfabetização Científica - AC representa um parâmetro para o ensino de ciências. Nesta pesquisa preocupamo-nos na promoção da AC no ensino, para isso, propusemo-nos o desenvolvimento de uma atividade investigativa objetivando analisar a presença de indicadores de AC e de Argumentação. O desenvolvimento desta atividade envolveu os alunos em um contexto de investigação científica a partir da utilização de recursos culturais como: falar, escrever e ler. Como resultados foram identificados: utilização de linguagem científica e estabelecimento de relação de significados sobre os fenômenos; presença majoritária de indicadores de AC relacionados à construção de ideia lógica e à explicação da situação analisada; construção de argumentos completos contendo D (dado), J (justificativa) e C (conclusão). Com isso, consideramos que a presença dos indicadores de AC e de Argumentação indica que a AC está em processo. Em relação ao Ensino por Investigação e a Argumentação, conclui-se que ambos se apresentam como abordagens e/ou modalidades didáticas que privilegiam situações didáticas com características do trabalho científico.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/5010.31512/encitec.v12i3.50Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 3 (2022); 05-202237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/50/460Copyright (c) 2022 Rafael Alves Ramos, Carmen Parisottohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves Ramos, RafaelRegina Parisotto Guimarães, Carmen 2022-12-08T19:19:44Zoai:ojs2.san.uri.br:article/50Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-12-08T19:19:44Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
title O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
spellingShingle O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
Alves Ramos, Rafael
Argumentação Científica, Aprendizagem Científica, Ensino de Ciências, Investigação Científica.
title_short O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
title_full O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
title_fullStr O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
title_full_unstemmed O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
title_sort O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
author Alves Ramos, Rafael
author_facet Alves Ramos, Rafael
Regina Parisotto Guimarães, Carmen
author_role author
author2 Regina Parisotto Guimarães, Carmen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Ramos, Rafael
Regina Parisotto Guimarães, Carmen
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação Científica, Aprendizagem Científica, Ensino de Ciências, Investigação Científica.
topic Argumentação Científica, Aprendizagem Científica, Ensino de Ciências, Investigação Científica.
description Atualmente, as pesquisas em educação em ciências apontam para a necessidade de prover os indivíduos de conhecimento científico e ao mesmo tempo torná-los capazes de tomar decisões que envolvam também questões não científicas. Diversos autores discutem que a Alfabetização Científica - AC representa um parâmetro para o ensino de ciências. Nesta pesquisa preocupamo-nos na promoção da AC no ensino, para isso, propusemo-nos o desenvolvimento de uma atividade investigativa objetivando analisar a presença de indicadores de AC e de Argumentação. O desenvolvimento desta atividade envolveu os alunos em um contexto de investigação científica a partir da utilização de recursos culturais como: falar, escrever e ler. Como resultados foram identificados: utilização de linguagem científica e estabelecimento de relação de significados sobre os fenômenos; presença majoritária de indicadores de AC relacionados à construção de ideia lógica e à explicação da situação analisada; construção de argumentos completos contendo D (dado), J (justificativa) e C (conclusão). Com isso, consideramos que a presença dos indicadores de AC e de Argumentação indica que a AC está em processo. Em relação ao Ensino por Investigação e a Argumentação, conclui-se que ambos se apresentam como abordagens e/ou modalidades didáticas que privilegiam situações didáticas com características do trabalho científico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/50
10.31512/encitec.v12i3.50
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/50
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v12i3.50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/50/460
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Rafael Alves Ramos, Carmen Parisotto
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Rafael Alves Ramos, Carmen Parisotto
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 3 (2022); 05-20
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333269204992