O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/50 |
Resumo: | Atualmente, as pesquisas em educação em ciências apontam para a necessidade de prover os indivíduos de conhecimento científico e ao mesmo tempo torná-los capazes de tomar decisões que envolvam também questões não científicas. Diversos autores discutem que a Alfabetização Científica - AC representa um parâmetro para o ensino de ciências. Nesta pesquisa preocupamo-nos na promoção da AC no ensino, para isso, propusemo-nos o desenvolvimento de uma atividade investigativa objetivando analisar a presença de indicadores de AC e de Argumentação. O desenvolvimento desta atividade envolveu os alunos em um contexto de investigação científica a partir da utilização de recursos culturais como: falar, escrever e ler. Como resultados foram identificados: utilização de linguagem científica e estabelecimento de relação de significados sobre os fenômenos; presença majoritária de indicadores de AC relacionados à construção de ideia lógica e à explicação da situação analisada; construção de argumentos completos contendo D (dado), J (justificativa) e C (conclusão). Com isso, consideramos que a presença dos indicadores de AC e de Argumentação indica que a AC está em processo. Em relação ao Ensino por Investigação e a Argumentação, conclui-se que ambos se apresentam como abordagens e/ou modalidades didáticas que privilegiam situações didáticas com características do trabalho científico. |
id |
URI-5_0948ee07b8d2fcd7d8b8dcc178c70623 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/50 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.Argumentação Científica, Aprendizagem Científica, Ensino de Ciências, Investigação Científica.Atualmente, as pesquisas em educação em ciências apontam para a necessidade de prover os indivíduos de conhecimento científico e ao mesmo tempo torná-los capazes de tomar decisões que envolvam também questões não científicas. Diversos autores discutem que a Alfabetização Científica - AC representa um parâmetro para o ensino de ciências. Nesta pesquisa preocupamo-nos na promoção da AC no ensino, para isso, propusemo-nos o desenvolvimento de uma atividade investigativa objetivando analisar a presença de indicadores de AC e de Argumentação. O desenvolvimento desta atividade envolveu os alunos em um contexto de investigação científica a partir da utilização de recursos culturais como: falar, escrever e ler. Como resultados foram identificados: utilização de linguagem científica e estabelecimento de relação de significados sobre os fenômenos; presença majoritária de indicadores de AC relacionados à construção de ideia lógica e à explicação da situação analisada; construção de argumentos completos contendo D (dado), J (justificativa) e C (conclusão). Com isso, consideramos que a presença dos indicadores de AC e de Argumentação indica que a AC está em processo. Em relação ao Ensino por Investigação e a Argumentação, conclui-se que ambos se apresentam como abordagens e/ou modalidades didáticas que privilegiam situações didáticas com características do trabalho científico.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/5010.31512/encitec.v12i3.50Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 3 (2022); 05-202237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/50/460Copyright (c) 2022 Rafael Alves Ramos, Carmen Parisottohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves Ramos, RafaelRegina Parisotto Guimarães, Carmen 2022-12-08T19:19:44Zoai:ojs2.san.uri.br:article/50Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-12-08T19:19:44Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. |
title |
O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. |
spellingShingle |
O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Alves Ramos, Rafael Argumentação Científica, Aprendizagem Científica, Ensino de Ciências, Investigação Científica. |
title_short |
O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. |
title_full |
O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. |
title_fullStr |
O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. |
title_full_unstemmed |
O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. |
title_sort |
O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. |
author |
Alves Ramos, Rafael |
author_facet |
Alves Ramos, Rafael Regina Parisotto Guimarães, Carmen |
author_role |
author |
author2 |
Regina Parisotto Guimarães, Carmen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Ramos, Rafael Regina Parisotto Guimarães, Carmen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação Científica, Aprendizagem Científica, Ensino de Ciências, Investigação Científica. |
topic |
Argumentação Científica, Aprendizagem Científica, Ensino de Ciências, Investigação Científica. |
description |
Atualmente, as pesquisas em educação em ciências apontam para a necessidade de prover os indivíduos de conhecimento científico e ao mesmo tempo torná-los capazes de tomar decisões que envolvam também questões não científicas. Diversos autores discutem que a Alfabetização Científica - AC representa um parâmetro para o ensino de ciências. Nesta pesquisa preocupamo-nos na promoção da AC no ensino, para isso, propusemo-nos o desenvolvimento de uma atividade investigativa objetivando analisar a presença de indicadores de AC e de Argumentação. O desenvolvimento desta atividade envolveu os alunos em um contexto de investigação científica a partir da utilização de recursos culturais como: falar, escrever e ler. Como resultados foram identificados: utilização de linguagem científica e estabelecimento de relação de significados sobre os fenômenos; presença majoritária de indicadores de AC relacionados à construção de ideia lógica e à explicação da situação analisada; construção de argumentos completos contendo D (dado), J (justificativa) e C (conclusão). Com isso, consideramos que a presença dos indicadores de AC e de Argumentação indica que a AC está em processo. Em relação ao Ensino por Investigação e a Argumentação, conclui-se que ambos se apresentam como abordagens e/ou modalidades didáticas que privilegiam situações didáticas com características do trabalho científico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/50 10.31512/encitec.v12i3.50 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/50 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v12i3.50 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/50/460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rafael Alves Ramos, Carmen Parisotto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rafael Alves Ramos, Carmen Parisotto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 3 (2022); 05-20 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333269204992 |