O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/579 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar como o conteúdo de reprodução humana é ministrado, quais dificuldades encontradas pelos professores e alunos e, além disso, avaliar o uso diferentes recursos didáticos. Uma pesquisa foi feita com 18 professores da de escolas públicas e particulares e seis diferentes recursos didáticos no ensino de reprodução humana foram utilizados com duas turmas do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Pio XII”, no município de São Mateus-ES. Para coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados para os professores e alunos. Os professores demonstraram interesse em trabalhar o tema, mas possuem dificuldades para controlar a euforia da turma, estimular o interesse dos alunos e com os recursos oferecidos pela escola. A maioria tem utilizado recursos didáticos em suas aulas, porém a falta de apoio da escola e falta de tempo para planejar faz com que o uso dos recursos ainda fique muito limitado. Diante das falas dos alunos, os diferentes recursos estimularam a vontade de aprender, a compreender melhor o conteúdo, a tirar dúvidas e ter uma visão mais clara da matéria. Desse modo, ficou evidente que os recursos didáticos ajudaram no processo de ensino/aprendizagem. |
id |
URI-5_39b2833fb1de4901e8c48c0955a459da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/579 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOSensino básicociênciasaprendizagem significativaO presente estudo teve como objetivo analisar como o conteúdo de reprodução humana é ministrado, quais dificuldades encontradas pelos professores e alunos e, além disso, avaliar o uso diferentes recursos didáticos. Uma pesquisa foi feita com 18 professores da de escolas públicas e particulares e seis diferentes recursos didáticos no ensino de reprodução humana foram utilizados com duas turmas do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Pio XII”, no município de São Mateus-ES. Para coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados para os professores e alunos. Os professores demonstraram interesse em trabalhar o tema, mas possuem dificuldades para controlar a euforia da turma, estimular o interesse dos alunos e com os recursos oferecidos pela escola. A maioria tem utilizado recursos didáticos em suas aulas, porém a falta de apoio da escola e falta de tempo para planejar faz com que o uso dos recursos ainda fique muito limitado. Diante das falas dos alunos, os diferentes recursos estimularam a vontade de aprender, a compreender melhor o conteúdo, a tirar dúvidas e ter uma visão mais clara da matéria. Desse modo, ficou evidente que os recursos didáticos ajudaram no processo de ensino/aprendizagem.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/57910.31512/encitec.v11i3.579Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 301-3142237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/579/301Copyright (c) 2021 Larissa Fracalossi Lucas, Juliana Castro Monteiro Pirovani, Marcos da Cunha Teixeira, Camila Galletti Corrêahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFracalossi Lucas, LarissaCastro Monteiro Pirovani, Juliana da Cunha Teixeira, Marcos Galletti Corrêa, Camila 2021-11-30T22:52:13Zoai:ojs2.san.uri.br:article/579Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-11-30T22:52:13Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS |
title |
O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS |
spellingShingle |
O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS Fracalossi Lucas, Larissa ensino básico ciências aprendizagem significativa |
title_short |
O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS |
title_full |
O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS |
title_fullStr |
O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS |
title_full_unstemmed |
O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS |
title_sort |
O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS |
author |
Fracalossi Lucas, Larissa |
author_facet |
Fracalossi Lucas, Larissa Castro Monteiro Pirovani, Juliana da Cunha Teixeira, Marcos Galletti Corrêa, Camila |
author_role |
author |
author2 |
Castro Monteiro Pirovani, Juliana da Cunha Teixeira, Marcos Galletti Corrêa, Camila |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fracalossi Lucas, Larissa Castro Monteiro Pirovani, Juliana da Cunha Teixeira, Marcos Galletti Corrêa, Camila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino básico ciências aprendizagem significativa |
topic |
ensino básico ciências aprendizagem significativa |
description |
O presente estudo teve como objetivo analisar como o conteúdo de reprodução humana é ministrado, quais dificuldades encontradas pelos professores e alunos e, além disso, avaliar o uso diferentes recursos didáticos. Uma pesquisa foi feita com 18 professores da de escolas públicas e particulares e seis diferentes recursos didáticos no ensino de reprodução humana foram utilizados com duas turmas do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Pio XII”, no município de São Mateus-ES. Para coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados para os professores e alunos. Os professores demonstraram interesse em trabalhar o tema, mas possuem dificuldades para controlar a euforia da turma, estimular o interesse dos alunos e com os recursos oferecidos pela escola. A maioria tem utilizado recursos didáticos em suas aulas, porém a falta de apoio da escola e falta de tempo para planejar faz com que o uso dos recursos ainda fique muito limitado. Diante das falas dos alunos, os diferentes recursos estimularam a vontade de aprender, a compreender melhor o conteúdo, a tirar dúvidas e ter uma visão mais clara da matéria. Desse modo, ficou evidente que os recursos didáticos ajudaram no processo de ensino/aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/579 10.31512/encitec.v11i3.579 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/579 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v11i3.579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/579/301 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 301-314 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333712752640 |