O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fracalossi Lucas, Larissa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castro Monteiro Pirovani, Juliana, da Cunha Teixeira, Marcos, Galletti Corrêa, Camila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/579
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar como o conteúdo de reprodução humana é ministrado, quais dificuldades encontradas pelos professores e alunos e, além disso, avaliar o uso diferentes recursos didáticos. Uma pesquisa foi feita com 18 professores da de escolas públicas e particulares e seis diferentes recursos didáticos no ensino de reprodução humana foram utilizados com duas turmas do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Pio XII”, no município de São Mateus-ES. Para coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados para os professores e alunos. Os professores demonstraram interesse em trabalhar o tema, mas possuem dificuldades para controlar a euforia da turma, estimular o interesse dos alunos e com os recursos oferecidos pela escola. A maioria tem utilizado recursos didáticos em suas aulas, porém a falta de apoio da escola e falta de tempo para planejar faz com que o uso dos recursos ainda fique muito limitado. Diante das falas dos alunos, os diferentes recursos estimularam a vontade de aprender, a compreender melhor o conteúdo, a tirar dúvidas e ter uma visão mais clara da matéria. Desse modo, ficou evidente que os recursos didáticos ajudaram no processo de ensino/aprendizagem.
id URI-5_39b2833fb1de4901e8c48c0955a459da
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/579
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOSensino básicociênciasaprendizagem significativaO presente estudo teve como objetivo analisar como o conteúdo de reprodução humana é ministrado, quais dificuldades encontradas pelos professores e alunos e, além disso, avaliar o uso diferentes recursos didáticos. Uma pesquisa foi feita com 18 professores da de escolas públicas e particulares e seis diferentes recursos didáticos no ensino de reprodução humana foram utilizados com duas turmas do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Pio XII”, no município de São Mateus-ES. Para coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados para os professores e alunos. Os professores demonstraram interesse em trabalhar o tema, mas possuem dificuldades para controlar a euforia da turma, estimular o interesse dos alunos e com os recursos oferecidos pela escola. A maioria tem utilizado recursos didáticos em suas aulas, porém a falta de apoio da escola e falta de tempo para planejar faz com que o uso dos recursos ainda fique muito limitado. Diante das falas dos alunos, os diferentes recursos estimularam a vontade de aprender, a compreender melhor o conteúdo, a tirar dúvidas e ter uma visão mais clara da matéria. Desse modo, ficou evidente que os recursos didáticos ajudaram no processo de ensino/aprendizagem.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/57910.31512/encitec.v11i3.579Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 301-3142237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/579/301Copyright (c) 2021 Larissa Fracalossi Lucas, Juliana Castro Monteiro Pirovani, Marcos da Cunha Teixeira, Camila Galletti Corrêahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFracalossi Lucas, LarissaCastro Monteiro Pirovani, Juliana da Cunha Teixeira, Marcos Galletti Corrêa, Camila 2021-11-30T22:52:13Zoai:ojs2.san.uri.br:article/579Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-11-30T22:52:13Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS
title O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS
spellingShingle O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS
Fracalossi Lucas, Larissa
ensino básico
ciências
aprendizagem significativa
title_short O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS
title_full O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS
title_fullStr O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS
title_full_unstemmed O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS
title_sort O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS
author Fracalossi Lucas, Larissa
author_facet Fracalossi Lucas, Larissa
Castro Monteiro Pirovani, Juliana
da Cunha Teixeira, Marcos
Galletti Corrêa, Camila
author_role author
author2 Castro Monteiro Pirovani, Juliana
da Cunha Teixeira, Marcos
Galletti Corrêa, Camila
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fracalossi Lucas, Larissa
Castro Monteiro Pirovani, Juliana
da Cunha Teixeira, Marcos
Galletti Corrêa, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv ensino básico
ciências
aprendizagem significativa
topic ensino básico
ciências
aprendizagem significativa
description O presente estudo teve como objetivo analisar como o conteúdo de reprodução humana é ministrado, quais dificuldades encontradas pelos professores e alunos e, além disso, avaliar o uso diferentes recursos didáticos. Uma pesquisa foi feita com 18 professores da de escolas públicas e particulares e seis diferentes recursos didáticos no ensino de reprodução humana foram utilizados com duas turmas do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Pio XII”, no município de São Mateus-ES. Para coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados para os professores e alunos. Os professores demonstraram interesse em trabalhar o tema, mas possuem dificuldades para controlar a euforia da turma, estimular o interesse dos alunos e com os recursos oferecidos pela escola. A maioria tem utilizado recursos didáticos em suas aulas, porém a falta de apoio da escola e falta de tempo para planejar faz com que o uso dos recursos ainda fique muito limitado. Diante das falas dos alunos, os diferentes recursos estimularam a vontade de aprender, a compreender melhor o conteúdo, a tirar dúvidas e ter uma visão mais clara da matéria. Desse modo, ficou evidente que os recursos didáticos ajudaram no processo de ensino/aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/579
10.31512/encitec.v11i3.579
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/579
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i3.579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/579/301
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 301-314
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333712752640