REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A AUTOMATIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS EM APOIO AO ENSINO DE FÍSICA NO LABORATÓRIO DIDÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Adriana de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Zanotello, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1302
Resumo: Este estudo investiga as representações sociais presentes em artigos científicos sobre automatização da coleta de dados, utilizando o Arduino e o Software Tracker, em apoio ao ensino de física, publicados no período de 2011 a 2022. A árvore máxima de similitude e a nuvem de palavras destacam termos salientes, como "experimento", "Arduino" e "físico", refletindo uma ênfase nas dimensões práticas e técnicas de automatização. A Teoria das Representações Sociais e a Teoria do Núcleo Central fornecem um arcabouço conceitual para compreender a evolução das percepções. A representação social predominantemente sugere que a automatização da coleta de dados é percebida como uma ferramenta eficiente. No entanto, evidencia-se a necessidade de uma mudança de paradigma, na qual a tecnologia seja integrada como um recurso didático que capacita os alunos a explorar e compreender os conceitos físicos de maneira significativa. O estudo ressalta a importância em promover uma compreensão mais profunda e reflexiva das implicações pedagógicas sobre a automatização da coleta de dados. Tal compreensão pode permitir aos educadores explorarem o potencial da tecnologia não apenas como ferramenta, mas como uma descoberta para uma aprendizagem enriquecedora e contextualizada em física.
id URI-5_3e814a4b116afb23ef12d07457788940
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1302
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A AUTOMATIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS EM APOIO AO ENSINO DE FÍSICA NO LABORATÓRIO DIDÁTICOarduino;ensino de física;software trackerteoria das representações sociaisEste estudo investiga as representações sociais presentes em artigos científicos sobre automatização da coleta de dados, utilizando o Arduino e o Software Tracker, em apoio ao ensino de física, publicados no período de 2011 a 2022. A árvore máxima de similitude e a nuvem de palavras destacam termos salientes, como "experimento", "Arduino" e "físico", refletindo uma ênfase nas dimensões práticas e técnicas de automatização. A Teoria das Representações Sociais e a Teoria do Núcleo Central fornecem um arcabouço conceitual para compreender a evolução das percepções. A representação social predominantemente sugere que a automatização da coleta de dados é percebida como uma ferramenta eficiente. No entanto, evidencia-se a necessidade de uma mudança de paradigma, na qual a tecnologia seja integrada como um recurso didático que capacita os alunos a explorar e compreender os conceitos físicos de maneira significativa. O estudo ressalta a importância em promover uma compreensão mais profunda e reflexiva das implicações pedagógicas sobre a automatização da coleta de dados. Tal compreensão pode permitir aos educadores explorarem o potencial da tecnologia não apenas como ferramenta, mas como uma descoberta para uma aprendizagem enriquecedora e contextualizada em física.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/130210.31512/encitec.v14i1.1302Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 116-1322237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1302/733Copyright (c) 2024 Adriana de Andrade, Marcelo Zanotellohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Adriana deZanotello, Marcelo2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1302Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A AUTOMATIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS EM APOIO AO ENSINO DE FÍSICA NO LABORATÓRIO DIDÁTICO
title REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A AUTOMATIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS EM APOIO AO ENSINO DE FÍSICA NO LABORATÓRIO DIDÁTICO
spellingShingle REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A AUTOMATIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS EM APOIO AO ENSINO DE FÍSICA NO LABORATÓRIO DIDÁTICO
Andrade, Adriana de
arduino;
ensino de física;
software tracker
teoria das representações sociais
title_short REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A AUTOMATIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS EM APOIO AO ENSINO DE FÍSICA NO LABORATÓRIO DIDÁTICO
title_full REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A AUTOMATIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS EM APOIO AO ENSINO DE FÍSICA NO LABORATÓRIO DIDÁTICO
title_fullStr REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A AUTOMATIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS EM APOIO AO ENSINO DE FÍSICA NO LABORATÓRIO DIDÁTICO
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A AUTOMATIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS EM APOIO AO ENSINO DE FÍSICA NO LABORATÓRIO DIDÁTICO
title_sort REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A AUTOMATIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS EM APOIO AO ENSINO DE FÍSICA NO LABORATÓRIO DIDÁTICO
author Andrade, Adriana de
author_facet Andrade, Adriana de
Zanotello, Marcelo
author_role author
author2 Zanotello, Marcelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Adriana de
Zanotello, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv arduino;
ensino de física;
software tracker
teoria das representações sociais
topic arduino;
ensino de física;
software tracker
teoria das representações sociais
description Este estudo investiga as representações sociais presentes em artigos científicos sobre automatização da coleta de dados, utilizando o Arduino e o Software Tracker, em apoio ao ensino de física, publicados no período de 2011 a 2022. A árvore máxima de similitude e a nuvem de palavras destacam termos salientes, como "experimento", "Arduino" e "físico", refletindo uma ênfase nas dimensões práticas e técnicas de automatização. A Teoria das Representações Sociais e a Teoria do Núcleo Central fornecem um arcabouço conceitual para compreender a evolução das percepções. A representação social predominantemente sugere que a automatização da coleta de dados é percebida como uma ferramenta eficiente. No entanto, evidencia-se a necessidade de uma mudança de paradigma, na qual a tecnologia seja integrada como um recurso didático que capacita os alunos a explorar e compreender os conceitos físicos de maneira significativa. O estudo ressalta a importância em promover uma compreensão mais profunda e reflexiva das implicações pedagógicas sobre a automatização da coleta de dados. Tal compreensão pode permitir aos educadores explorarem o potencial da tecnologia não apenas como ferramenta, mas como uma descoberta para uma aprendizagem enriquecedora e contextualizada em física.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1302
10.31512/encitec.v14i1.1302
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1302
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v14i1.1302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1302/733
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Adriana de Andrade, Marcelo Zanotello
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Adriana de Andrade, Marcelo Zanotello
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 116-132
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333244039168