CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES ACERCA DO CARÁTER SOCIOTÉCNICO DOS PROBLEMAS DE ENGENHARIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordin, Leandro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bazzo, Walter Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/569
Resumo: O trabalho apresenta e discute concepções de professores formadores acerca da simbiótica relação entre desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento social – desenvolvimento sociotécnico – na formação e atuação dos profissionais de Engenharia. Considerando uma abordagem qualitativa, os dados e informações foram construídos por meio de entrevistas semiestruturadas com 29 (vinte e nove) professores de 5 (cinco) cursos de Engenharia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e as análises e categorizações foram realizadas usando a metodologia de Análise de Conteúdo. Tendo como categoria primeira ‘o caráter sociotécnico dos problemas de Engenharia’, os resultados e discussões estão circunscritos em torno das seguintes subcategorias: (a) o modelo linear de desenvolvimento: a tecnologia neutra e determinista no contexto capitalista e (b) as (in)certezas: o desenvolvimento tecnológico em debate. A prevalência de concepções tradicionais acerca do desenvolvimento tecnológico, em um lócus de pesquisa empírica que apresenta profícuas possibilidades de desenvolvimento de Tecnologias Sociais, reforça a falta de entendimento e comprometimento acerca do papel social da Engenharia e revela a dificuldade de superação de modelos formativos historicamente consolidados.
id URI-5_4fc11520daee032f16de0721d6866e42
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/569
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES ACERCA DO CARÁTER SOCIOTÉCNICO DOS PROBLEMAS DE ENGENHARIACiênciaTecnologia e Sociedade (CTS)Desenvolvimento sociotécnicoEducação em EngenhariaO trabalho apresenta e discute concepções de professores formadores acerca da simbiótica relação entre desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento social – desenvolvimento sociotécnico – na formação e atuação dos profissionais de Engenharia. Considerando uma abordagem qualitativa, os dados e informações foram construídos por meio de entrevistas semiestruturadas com 29 (vinte e nove) professores de 5 (cinco) cursos de Engenharia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e as análises e categorizações foram realizadas usando a metodologia de Análise de Conteúdo. Tendo como categoria primeira ‘o caráter sociotécnico dos problemas de Engenharia’, os resultados e discussões estão circunscritos em torno das seguintes subcategorias: (a) o modelo linear de desenvolvimento: a tecnologia neutra e determinista no contexto capitalista e (b) as (in)certezas: o desenvolvimento tecnológico em debate. A prevalência de concepções tradicionais acerca do desenvolvimento tecnológico, em um lócus de pesquisa empírica que apresenta profícuas possibilidades de desenvolvimento de Tecnologias Sociais, reforça a falta de entendimento e comprometimento acerca do papel social da Engenharia e revela a dificuldade de superação de modelos formativos historicamente consolidados.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/56910.31512/encitec.v11i3.569Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 166-1772237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/569/292Copyright (c) 2021 Leandro Bordin, Walter Antonio Bazzohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBordin, Leandro Bazzo, Walter Antonio 2021-11-30T22:52:13Zoai:ojs2.san.uri.br:article/569Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-11-30T22:52:13Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES ACERCA DO CARÁTER SOCIOTÉCNICO DOS PROBLEMAS DE ENGENHARIA
title CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES ACERCA DO CARÁTER SOCIOTÉCNICO DOS PROBLEMAS DE ENGENHARIA
spellingShingle CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES ACERCA DO CARÁTER SOCIOTÉCNICO DOS PROBLEMAS DE ENGENHARIA
Bordin, Leandro
Ciência
Tecnologia e Sociedade (CTS)
Desenvolvimento sociotécnico
Educação em Engenharia
title_short CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES ACERCA DO CARÁTER SOCIOTÉCNICO DOS PROBLEMAS DE ENGENHARIA
title_full CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES ACERCA DO CARÁTER SOCIOTÉCNICO DOS PROBLEMAS DE ENGENHARIA
title_fullStr CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES ACERCA DO CARÁTER SOCIOTÉCNICO DOS PROBLEMAS DE ENGENHARIA
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES ACERCA DO CARÁTER SOCIOTÉCNICO DOS PROBLEMAS DE ENGENHARIA
title_sort CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES ACERCA DO CARÁTER SOCIOTÉCNICO DOS PROBLEMAS DE ENGENHARIA
author Bordin, Leandro
author_facet Bordin, Leandro
Bazzo, Walter Antonio
author_role author
author2 Bazzo, Walter Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordin, Leandro
Bazzo, Walter Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Tecnologia e Sociedade (CTS)
Desenvolvimento sociotécnico
Educação em Engenharia
topic Ciência
Tecnologia e Sociedade (CTS)
Desenvolvimento sociotécnico
Educação em Engenharia
description O trabalho apresenta e discute concepções de professores formadores acerca da simbiótica relação entre desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento social – desenvolvimento sociotécnico – na formação e atuação dos profissionais de Engenharia. Considerando uma abordagem qualitativa, os dados e informações foram construídos por meio de entrevistas semiestruturadas com 29 (vinte e nove) professores de 5 (cinco) cursos de Engenharia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e as análises e categorizações foram realizadas usando a metodologia de Análise de Conteúdo. Tendo como categoria primeira ‘o caráter sociotécnico dos problemas de Engenharia’, os resultados e discussões estão circunscritos em torno das seguintes subcategorias: (a) o modelo linear de desenvolvimento: a tecnologia neutra e determinista no contexto capitalista e (b) as (in)certezas: o desenvolvimento tecnológico em debate. A prevalência de concepções tradicionais acerca do desenvolvimento tecnológico, em um lócus de pesquisa empírica que apresenta profícuas possibilidades de desenvolvimento de Tecnologias Sociais, reforça a falta de entendimento e comprometimento acerca do papel social da Engenharia e revela a dificuldade de superação de modelos formativos historicamente consolidados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/569
10.31512/encitec.v11i3.569
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/569
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i3.569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/569/292
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Leandro Bordin, Walter Antonio Bazzo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Leandro Bordin, Walter Antonio Bazzo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 166-177
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333702266880