ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS DE ARÁUJO, ROBSON FAGNER
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vieira Guimarães, Ulisses, Wartha, Edson José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/380
Resumo: Considerando a importância das representações usadas como suporte em questões do Exame Nacional do Ensino Médio, esta pesquisa objetiva verificar se os aspectos representacionais e textuais, presentes como suporte nas questões na área de Ciências da Natureza, são determinantes no desempenho dos estudantes. Para tanto, o estudo foi realizado por meio de análise estatística descritiva do desempenho em questões previamente selecionadas dos exames realizados nos anos de 2012, 2013 e 2014. Os resultados indicam que os aspectos representacionais e textuais não se configuram como determinantes no desempenho escolar.  Nas questões selecionadas para análise e no cruzamento com os dados socioeconômicos verificamos que o fator determinante do desempenho escolar é o fator renda familiar.
id URI-5_81da6e0327d0049d91754f77a5d97ed9
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/380
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZAdesempenho escolaraspectos representacionaisaspectos textuaisConsiderando a importância das representações usadas como suporte em questões do Exame Nacional do Ensino Médio, esta pesquisa objetiva verificar se os aspectos representacionais e textuais, presentes como suporte nas questões na área de Ciências da Natureza, são determinantes no desempenho dos estudantes. Para tanto, o estudo foi realizado por meio de análise estatística descritiva do desempenho em questões previamente selecionadas dos exames realizados nos anos de 2012, 2013 e 2014. Os resultados indicam que os aspectos representacionais e textuais não se configuram como determinantes no desempenho escolar.  Nas questões selecionadas para análise e no cruzamento com os dados socioeconômicos verificamos que o fator determinante do desempenho escolar é o fator renda familiar.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/38010.31512/encitec.v11i1.380Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 32-492237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/380/205Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRAMOS DE ARÁUJO, ROBSON FAGNERVieira Guimarães, Ulisses Wartha, Edson José 2021-06-03T16:35:20Zoai:ojs2.san.uri.br:article/380Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-06-03T16:35:20Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
spellingShingle ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
RAMOS DE ARÁUJO, ROBSON FAGNER
desempenho escolar
aspectos representacionais
aspectos textuais
title_short ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_full ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_fullStr ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_full_unstemmed ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_sort ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
author RAMOS DE ARÁUJO, ROBSON FAGNER
author_facet RAMOS DE ARÁUJO, ROBSON FAGNER
Vieira Guimarães, Ulisses
Wartha, Edson José
author_role author
author2 Vieira Guimarães, Ulisses
Wartha, Edson José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS DE ARÁUJO, ROBSON FAGNER
Vieira Guimarães, Ulisses
Wartha, Edson José
dc.subject.por.fl_str_mv desempenho escolar
aspectos representacionais
aspectos textuais
topic desempenho escolar
aspectos representacionais
aspectos textuais
description Considerando a importância das representações usadas como suporte em questões do Exame Nacional do Ensino Médio, esta pesquisa objetiva verificar se os aspectos representacionais e textuais, presentes como suporte nas questões na área de Ciências da Natureza, são determinantes no desempenho dos estudantes. Para tanto, o estudo foi realizado por meio de análise estatística descritiva do desempenho em questões previamente selecionadas dos exames realizados nos anos de 2012, 2013 e 2014. Os resultados indicam que os aspectos representacionais e textuais não se configuram como determinantes no desempenho escolar.  Nas questões selecionadas para análise e no cruzamento com os dados socioeconômicos verificamos que o fator determinante do desempenho escolar é o fator renda familiar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/380
10.31512/encitec.v11i1.380
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/380
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i1.380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/380/205
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 32-49
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333642498048