ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/380 |
Resumo: | Considerando a importância das representações usadas como suporte em questões do Exame Nacional do Ensino Médio, esta pesquisa objetiva verificar se os aspectos representacionais e textuais, presentes como suporte nas questões na área de Ciências da Natureza, são determinantes no desempenho dos estudantes. Para tanto, o estudo foi realizado por meio de análise estatística descritiva do desempenho em questões previamente selecionadas dos exames realizados nos anos de 2012, 2013 e 2014. Os resultados indicam que os aspectos representacionais e textuais não se configuram como determinantes no desempenho escolar. Nas questões selecionadas para análise e no cruzamento com os dados socioeconômicos verificamos que o fator determinante do desempenho escolar é o fator renda familiar. |
id |
URI-5_81da6e0327d0049d91754f77a5d97ed9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/380 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZAdesempenho escolaraspectos representacionaisaspectos textuaisConsiderando a importância das representações usadas como suporte em questões do Exame Nacional do Ensino Médio, esta pesquisa objetiva verificar se os aspectos representacionais e textuais, presentes como suporte nas questões na área de Ciências da Natureza, são determinantes no desempenho dos estudantes. Para tanto, o estudo foi realizado por meio de análise estatística descritiva do desempenho em questões previamente selecionadas dos exames realizados nos anos de 2012, 2013 e 2014. Os resultados indicam que os aspectos representacionais e textuais não se configuram como determinantes no desempenho escolar. Nas questões selecionadas para análise e no cruzamento com os dados socioeconômicos verificamos que o fator determinante do desempenho escolar é o fator renda familiar.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/38010.31512/encitec.v11i1.380Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 32-492237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/380/205Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRAMOS DE ARÁUJO, ROBSON FAGNERVieira Guimarães, Ulisses Wartha, Edson José 2021-06-03T16:35:20Zoai:ojs2.san.uri.br:article/380Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-06-03T16:35:20Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
title |
ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
spellingShingle |
ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA RAMOS DE ARÁUJO, ROBSON FAGNER desempenho escolar aspectos representacionais aspectos textuais |
title_short |
ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
title_full |
ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
title_fullStr |
ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
title_full_unstemmed |
ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
title_sort |
ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
author |
RAMOS DE ARÁUJO, ROBSON FAGNER |
author_facet |
RAMOS DE ARÁUJO, ROBSON FAGNER Vieira Guimarães, Ulisses Wartha, Edson José |
author_role |
author |
author2 |
Vieira Guimarães, Ulisses Wartha, Edson José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAMOS DE ARÁUJO, ROBSON FAGNER Vieira Guimarães, Ulisses Wartha, Edson José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desempenho escolar aspectos representacionais aspectos textuais |
topic |
desempenho escolar aspectos representacionais aspectos textuais |
description |
Considerando a importância das representações usadas como suporte em questões do Exame Nacional do Ensino Médio, esta pesquisa objetiva verificar se os aspectos representacionais e textuais, presentes como suporte nas questões na área de Ciências da Natureza, são determinantes no desempenho dos estudantes. Para tanto, o estudo foi realizado por meio de análise estatística descritiva do desempenho em questões previamente selecionadas dos exames realizados nos anos de 2012, 2013 e 2014. Os resultados indicam que os aspectos representacionais e textuais não se configuram como determinantes no desempenho escolar. Nas questões selecionadas para análise e no cruzamento com os dados socioeconômicos verificamos que o fator determinante do desempenho escolar é o fator renda familiar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/380 10.31512/encitec.v11i1.380 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/380 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v11i1.380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/380/205 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 32-49 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333642498048 |