O USO DO PERSONAGEM DE HISTÓRIA EM QUADRINHO SUPER CHOQUE COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos Pires, Glênyo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fillipe de Araújo Castro, Ícaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/987
Resumo: A literatura aponta que traços tradicionalistas e o elevado volume de informações complexas no contexto da educação básica dificultam o processo de aprendizagem. Nesse sentido, os professores devem adaptar as suas estratégias didáticas em busca de aulas mais atrativas e participativas. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo desenvolver uma aula utilizando o personagem de história em quadrinho Super Choque como ferramenta de ensino para conteúdos de biologia e física no contexto do Ensino Médio. A pesquisa contou com a participação de discentes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio de uma escola estadual, situada no município de Uruçuí-PI. Após anuência dos participantes e concordância a um termo de consentimento, foi aplicado um questionário semiestruturado (Q1), que buscou identificar percepções relacionadas ao uso de personagens de história em quadrinhos (HQs), bem como percepções e conhecimentos dos estudantes para os conteúdos de biologia e física. Posteriormente, aplicou-se uma aula que utilizou os poderes do Herói Super Choque para discutir conteúdos das duas disciplinas. Após a aula, foi realizada a aplicação de um segundo questionário (Q2). Participaram dessa pesquisa 21 discentes, sendo 16 discentes (76,2%) do gênero feminino e cinco discentes (23,8%) do gênero masculino. A partir da observação da variação no percentual de acertos entre o Q1 e o Q2, e das percepções dos estudantes em relação ao uso do personagem Super Choque para discussão de conteúdos de biologia e física, foi observado que o uso de personagens de HQs se mostram como excelentes ferramentas de ensino a serem associadas à prática docente, uma vez que permitem manter a atenção do aluno ao assunto proposto, bem como permite trabalhar diversos componentes curriculares de forma simultânea e interdisciplinar.
id URI-5_9a4d363aed56d61caeef99329bf432c9
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/987
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling O USO DO PERSONAGEM DE HISTÓRIA EM QUADRINHO SUPER CHOQUE COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIOFerramenta PedagógicaCiências da NaturezaSuper-heróiA literatura aponta que traços tradicionalistas e o elevado volume de informações complexas no contexto da educação básica dificultam o processo de aprendizagem. Nesse sentido, os professores devem adaptar as suas estratégias didáticas em busca de aulas mais atrativas e participativas. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo desenvolver uma aula utilizando o personagem de história em quadrinho Super Choque como ferramenta de ensino para conteúdos de biologia e física no contexto do Ensino Médio. A pesquisa contou com a participação de discentes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio de uma escola estadual, situada no município de Uruçuí-PI. Após anuência dos participantes e concordância a um termo de consentimento, foi aplicado um questionário semiestruturado (Q1), que buscou identificar percepções relacionadas ao uso de personagens de história em quadrinhos (HQs), bem como percepções e conhecimentos dos estudantes para os conteúdos de biologia e física. Posteriormente, aplicou-se uma aula que utilizou os poderes do Herói Super Choque para discutir conteúdos das duas disciplinas. Após a aula, foi realizada a aplicação de um segundo questionário (Q2). Participaram dessa pesquisa 21 discentes, sendo 16 discentes (76,2%) do gênero feminino e cinco discentes (23,8%) do gênero masculino. A partir da observação da variação no percentual de acertos entre o Q1 e o Q2, e das percepções dos estudantes em relação ao uso do personagem Super Choque para discussão de conteúdos de biologia e física, foi observado que o uso de personagens de HQs se mostram como excelentes ferramentas de ensino a serem associadas à prática docente, uma vez que permitem manter a atenção do aluno ao assunto proposto, bem como permite trabalhar diversos componentes curriculares de forma simultânea e interdisciplinar.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/98710.31512/encitec.v13i2.987Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 96-1122237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/987/606Copyright (c) 2023 Glênyo Ramos Pires, Ícaro Fillipe de Araújo Castrohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos Pires, GlênyoFillipe de Araújo Castro, Ícaro 2023-08-21T19:53:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/987Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-08-21T19:53:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DO PERSONAGEM DE HISTÓRIA EM QUADRINHO SUPER CHOQUE COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title O USO DO PERSONAGEM DE HISTÓRIA EM QUADRINHO SUPER CHOQUE COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle O USO DO PERSONAGEM DE HISTÓRIA EM QUADRINHO SUPER CHOQUE COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Ramos Pires, Glênyo
Ferramenta Pedagógica
Ciências da Natureza
Super-herói
title_short O USO DO PERSONAGEM DE HISTÓRIA EM QUADRINHO SUPER CHOQUE COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title_full O USO DO PERSONAGEM DE HISTÓRIA EM QUADRINHO SUPER CHOQUE COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr O USO DO PERSONAGEM DE HISTÓRIA EM QUADRINHO SUPER CHOQUE COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed O USO DO PERSONAGEM DE HISTÓRIA EM QUADRINHO SUPER CHOQUE COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title_sort O USO DO PERSONAGEM DE HISTÓRIA EM QUADRINHO SUPER CHOQUE COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
author Ramos Pires, Glênyo
author_facet Ramos Pires, Glênyo
Fillipe de Araújo Castro, Ícaro
author_role author
author2 Fillipe de Araújo Castro, Ícaro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos Pires, Glênyo
Fillipe de Araújo Castro, Ícaro
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramenta Pedagógica
Ciências da Natureza
Super-herói
topic Ferramenta Pedagógica
Ciências da Natureza
Super-herói
description A literatura aponta que traços tradicionalistas e o elevado volume de informações complexas no contexto da educação básica dificultam o processo de aprendizagem. Nesse sentido, os professores devem adaptar as suas estratégias didáticas em busca de aulas mais atrativas e participativas. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo desenvolver uma aula utilizando o personagem de história em quadrinho Super Choque como ferramenta de ensino para conteúdos de biologia e física no contexto do Ensino Médio. A pesquisa contou com a participação de discentes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio de uma escola estadual, situada no município de Uruçuí-PI. Após anuência dos participantes e concordância a um termo de consentimento, foi aplicado um questionário semiestruturado (Q1), que buscou identificar percepções relacionadas ao uso de personagens de história em quadrinhos (HQs), bem como percepções e conhecimentos dos estudantes para os conteúdos de biologia e física. Posteriormente, aplicou-se uma aula que utilizou os poderes do Herói Super Choque para discutir conteúdos das duas disciplinas. Após a aula, foi realizada a aplicação de um segundo questionário (Q2). Participaram dessa pesquisa 21 discentes, sendo 16 discentes (76,2%) do gênero feminino e cinco discentes (23,8%) do gênero masculino. A partir da observação da variação no percentual de acertos entre o Q1 e o Q2, e das percepções dos estudantes em relação ao uso do personagem Super Choque para discussão de conteúdos de biologia e física, foi observado que o uso de personagens de HQs se mostram como excelentes ferramentas de ensino a serem associadas à prática docente, uma vez que permitem manter a atenção do aluno ao assunto proposto, bem como permite trabalhar diversos componentes curriculares de forma simultânea e interdisciplinar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/987
10.31512/encitec.v13i2.987
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/987
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i2.987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/987/606
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Glênyo Ramos Pires, Ícaro Fillipe de Araújo Castro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Glênyo Ramos Pires, Ícaro Fillipe de Araújo Castro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 96-112
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333189513216